Legenda; "Depois de alguns dias de permanência em Lisboa e na Parede, partiram para a América do Norte 45 crianças, polacas, alemãs, austríacas, e uma russa, fugidas aos horrores da guerra. A foto mostra-nos algumas das mais pequeninas refugiadas no momento em que embarcavam a bordo do "Mousinho".
Capa da Vida Mundial Ilustrada, Ano I, nº 15, 28 de agosto de 1941, preço: 1 escudo
Legenda: "Um aspeto da entrada para o 'Mousinho' das 45 crianças refugiadas que há dias chegaram a Lisboa e seguiram para a América"
1. O drama dos refugiados de guerra é de ontem e é de hoje, é de todos os tempos, de todas as guerras. Por Lisboa, última porta para a liberdade, passaram muitos refugiados durante a II Guerra Mundial. Não se sabe como é que estas crianças chegaram a Portugal. O mais provável é terem sido acolhidas pela Comunidade Israelita em Lisboa, que mantinha uma cantinha económica, um albergue e um hospital... E entre os membros ilustres e solidários dessa comunidae, destaque-se o avò do nosso querido amigo Pepito (1949-2012), o eng. Samuel Schwarz (1880-1953), e irmáo do nosso João Schwarz da Silva, que vive em Paris e é membro da nossa Tabanca Grande.
Orfãs ? Muito provavelmente judias (a avaliar pelo fenótipo de algumas). A "Vida Mundial Ilustrada" omite essa informação, não por razões éticas ou de segurança, mas mais provavelmente por imposição da omnipotente e farisaica censura do regime...
Sabemos que o regime de Salazar teve dois pesos e duas medidas em relação aos judeus. Por exemplo, em relação aos judeus com nacionalidade portuguesa, sefarditas, ou seus descendentes, na Holanda, nos Balcãs, na Turquia, na África do Norte..., muitos poderiam ter sido salvos... e não o foram...
Nesta foto, as crianças parecem estarem enquadradas por elementos da PVDE (Polícia de Vigilância e Defesa do Estado), antecessora da PIDE (Polícia Internacional e Defea do Estado)...
______________
Notas do editor:
2 de fevereiro de 2024 > Guiné 61/74 - P25128: Capas da Vida Mundial Ilustrada (1941-1946) - Parte II: embarque de tropas expedicionárias para os Açores, em maio de 1941
4 comentários:
Mandoei em 6 do corrente o seguinte emial ao João Scjwarz da Silva, membro da nossa Tabanaca Grande, irmão do Pepito:
(...) Entretanto, diz-me uma coisa: a tua página sobre os Schwarz foi descontinuada... Leo que está para "venda"...
Foi capturada, entretanto, pelos robôs do Arquivo.pt (que é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia). Aqui tens o URL.
https://arquivo.pt/wayback/20230202034507/http://www.desgensinteressants.org/samuel-schwarz/index.html
Não tenho tido notícia da tua família na Guiné, a Isabel e a Catarina.. Vi que a Isabel continua na ONGD AD. Um abraço fraterno. Luís
PS - Vê também este poste:
https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2024/02/guine-6174-p25140-capas-da-vida-mundial.html
joao silva (by e,ail)
7 fev 2024 10:38
Ola Luis
O meu site desgensinteressants.org acabou porque o software que eu usava (Sandvox) ja não é suportado o que significa que não e compatível com as ultimas versões do IOS (pois é eu sou um utilizador de MAC). Tive portanto que efetuar uma migração para:
Https://des-gens-interessants.blogspot.com
e aproveitei para alterar umas coisas e para acrescentar outras. De qualquer modo agradeço a dica sobre o Arquivo.pt. Se tiveres comentários a fazer sobre esta nova pagina apita pois ainda estou a aprender a utilizar o blogger.
Obrigado também pelo poste sobre as crianças austríacas que se bem me lembro foram acolhidas em Portugal pela Caritas o que levou a abusos em serie pois eles entregavam as crianças a pessoas que as exploravam. A minha mãe contava que em Alcobaça ela viu uma miúda loira que so falava alemão no stand de um vendedor de legumes. Ela queixava-se amargamente de maus tratos a tal ponto que a minha mãe a levou para casa onde pela primeira vez em portugal tomou banho e conseguiu tirar a barriga da miséria. Tempos depois aparece la em casa um padre enviado pela Caritas que acusou os meus pais de não terem capacidade para acolherem uma órfã. Nessa altura ja o meu tinha conta aberta na PIDE o que não correspondia aos critérios do Estado Novo. Moral da historia, a miúda aos gritos teve que sair da nossa casa e a minha mãe ficou arrasada pois a miúda era muito gira e se sentia feliz em nossa casa.
Pouco tempo depois saímos de Alcobaça rumo à Guiné. Nota que ha um filme sobre a historia destas crianças « Viagem ao Sol » de Ansgar Schaefer e Susana de Sousa Dias. Ver o trailer aqui: https://medeiafilmes.com/filmes/viagem-ao-sol-2021
Um grande abraço
Joao
João,obrigado. Vou divulgar o novo endereço da tua página. O Arquivo.pt tem 2 mil milhões de páginas guardadas, em geral da Web lusófona.
Parece que 4 em cada 5 novas páginas na Web desaparecem ao fim de um ano. É uma brutal taxa de mortalidade. Vou espreitar e comentar a tua nova página. Luís.
As crianças austríacas a quevtevrefres não são estas da capa da Vida Mundial Ilustrada (1941). Sim, essas, foram trazidas e encaminhadas pela Caritas (Católica). Ainda não vi o filme.
Enviar um comentário