sábado, 10 de fevereiro de 2024

Guiné 61/74 - P25156: Os nossos seres, saberes e lazeres (613): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (141): Com que satisfação regressei à Princesa do Alentejo, uma incompreensível ausência de décadas (1) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 1 de Novembro de 2023:

Queridos amigos,
Quando comecei a preparar este passeio a Évora, soltou-se-me uma recordação e estou a ver a minha adorada avó materna na cama, derrubada por um AVC, a ouvir na sua telefonia marca PYE canções alentejanas nas vozes de Francisco José e Luís Piçarra; havia um programa de discos pedidos pelos ouvintes e eu tinha a recomendação de pedir com regularidade O Meu Alentejo, por Francisco José, foram pedidos até à exaustão, mas era um consolo da minha ditosa avó, e falava-se de Évora com uma regularidade inusitada. Consolo também senti com este fim de semana inteiro a calcorrear Évora, sopesando as palavras de José Saramago, a cidade é muito mais do que está consagrado no Património da Humanidade, há uma intemporalidade que acaba por se revelar na dinâmica entre o antigo, o que é restaurado, o inovado e a permanência da cultura contemporânea, tudo se articula em bom concerto, é isto que dita a especificidade eborense.

Um abraço do
Mário



Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (141):
Com que satisfação regressei à Princesa do Alentejo, uma incompreensível ausência de décadas (1)


Mário Beja Santos

Desta vez preparei-me a sério, procurei munição do melhor calibre, desde um roteiro turístico do Património Mundial, obras de Túlio Espanca, folhetos vários dedicados a museus, casas apalaçadas, belezas perenes desde o chamado Templo de Diana ao Centro Cultural da Fundação Eugénio de Almeida. Mas não resisti, à guisa de introito a este passeio pegar no belo álbum que a idealidade de Évora preparou para a candidatura da cidade a Património da Humanidade, é um luxo, texto de José Saramago e fotografias de Eduardo Gageiro. De mestre Gageiro não me atrevo a falar, seria insulto concorrer a minha câmara com a genialidade das suas imagens. Peço é licença a Saramago para uma citação que extraí deste álbum:
“A singularidade de Évora não deve ser procurada nas suas igrejas nem nos seus palácios. Palácios e igrejas é o que não falta pelo mundo fora, muitos deles, sem dúvida, de maior beleza e sumptuosidade do que estes que a invenção criadora e o engenho edificador de gerações portuguesas souberam erguer aqui. Évora podia ter a Sé, e apesar disto não ser Évora. Podia apresentar à admiração universal a relação completa dos seus elementos, e Évora continuar a não ser. Podia enumerar e descrever com amorosa minúcia os méritos arquitetónicos e artísticos de S. Francisco e de S. Brás, dos Paços de D. Manuel e da igreja da Graça, dos Loios e do Templo Romano, do Aqueduto da Água da Prata e do Seminário Maior, e ainda assim não chegaria a ser Évora. Há cidades que são sobretudo famosas pelos esplendores materiais que o tempo nelas foi depositando, ao passo que esta Évora seria sempre a Évora que profundamente sabemos ser, mesmo que um maligno passe de prestidigitação fizesse desaparecer da noite para o dia os seus atrativos mais evidentes, deixando-a apenas com a nudez das suas ruas e dos seus pátios, dos seus largos e calçadas, dos seus becos e travessas, das suas arcadas, dos seus terreiros. Com a nudez das suas frontarias, com a claridade das suas fontes, com o segredo das suas portas.
Porque Évora é principalmente um estado de espírito, aquele estado de espírito que, ao longo da sua história, a fez defender quase sempre o lugar do passado sem negar ao presente o espaço que lhe é próprio, como se, com o mesmo olhar intenso que os seus horizontes requerem a si mesma se tivesse contemplado e portanto compreendido que só existe um modo de perenidade capaz de sobreviver à precariedade das existências humanas e das suas obras: segurar o fio da história e com ele bem agarrado avançar para o futuro. Évora está viva porque estão vivas as suas raízes.”

Posto isto, saio para a rua e faço menção do primeiro passeio, com um belo sol de outono.

O que é que há de especial nesta arcada e no enfiamento das ruas, pode-se dizer? É a presença contumaz do branco e do amarelo, a singularidade é a de, em nenhuma circunstância, provocar monotonia, há também para ali uns lambrins em cinzento, dão realce ao que o olhar contempla. Saí à rua e vou daqui até à Praça do Giraldo bem embalado por estas duas cores prevalentes.
Há nomes bem curiosos para as ruas de Évora, pergunto-me se se tratava de um lagar de azeite e havia dízimos para a aristocracia da cidade ou para o senhor arcebispo. Gosto sempre do respeito pela memória. Nunca me esqueço daqueles anos em que fui representante na Confederação Europeia dos Sindicatos, esta sediava-se na Rua da Montanha de Hortaliça…, isto no centro histórico de Bruxelas.
Impossível não apreciar o tratamento num edifício intervencionado deixando à mostra algo que vem do passado. Porque património é mesmo dever de memória, não se aterram os vestígios de outras eras.
Impressiona este branco imaculado que vai do fontanário à fachada da igreja de Santo Antão, estamos no coração da Praça do Giraldo.
Não escondo a estupefação, consagrar o nome de uma rua aos estroinas ou outras pessoas pouco abonatórias, a que titulo se homenageiam os valdevinos, alguém me pode explicar?
Neste caminhar em rua pedonal em direção à Sé Catedral depara-se com esta loja dedicada a objetos da cortiça, da minha infância há a lembrança de mobiliário pintado e um punhado de objetos, o corcho e o tarro, por exemplo, regozijo com a amplidão de aplicações e folgo imenso com tal desenvolvimento comercial, é também uma maneira de revelar no mundo que somos a primeira potência corticeira.
Retiro o que vem na inscrição alusiva, trata-se da maior de Portugal de estilo românico-gótico, séculos XIII e XIV, menciona-se o belíssimo claustro gótico com o túmulo do fundador, o bispo D. Pedro, e recomenda-se ao visitante que não deixe de contemplar o órgão ibérico único em Portugal (séc. XVI), a imagem da Senhora do Ó (séc. XV) e o Arcanjo S. Gabriel (séc. XV), capela do Esporão (séc. XVI), Capela-mor (séc. XVIII), e Capela das Relíquias (talha do séc. XVIII).
Surpreende na escadaria da Sé o túmulo que se mostra, e dá satisfação ver que há cuidados de manutenção dada a exposição às inclemências do tempo.
Pormenor do pórtico, registo também satisfação com os cuidados de manutenção da preciosidade nestes lavores da pedra.
Impressionante escultura de um evangelista numa esquina de corredores do claustro da Sé de Évora
Transcrevo o que diz a inscrição sobre o claustro, é construção de meados do século XIV, prima a arte gótica com os seus arcos ogivais nas abóbodas e nas janelas e ainda desenhos geométricos nos óculos, de influência árabe. É aqui que se encontra a capela do fundador com o seu belo mausoléu da arte gótica e as imagens de S. Pedro, Virgem com o Menino, Senhora do Ó e o Arcanjo S. Gabriel; em casa ângulo do claustro, imagem dos quatro evangelistas.
Um pormenor do claustro
Claustro ajardinado, torre com pináculos, merlões da fachada lateral, há aqui qualquer coisa de catedral-fortaleza, mas não passa de uma suposição.

(continua)

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Nota do editor

Último post da série de 3 DE FEVEREIRO DE 2024 > Guiné 61/74 - P25131: Os nossos seres, saberes e lazeres (612): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (140): Férias em região duriense, uma rota de aldeias vinhateiras (9) (Mário Beja Santos)

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Mário,
Só tenha a agradecer mais este tributo â minha cidade berço, ou cidade Natal, onde cresci e vivi até aos meus 18 anos.
Tive o prazer de conhecer e até ouvir algumas explicações dadas por esse grande senhor, amante de Évora que foi Túlio Espanca.
Também estou a necessitar voltar lá. Rever amigos e voltar a deixar os meus passos em muitas das velhas ruas dessa cidade, a minha cidade.
H+a quem lhe chame nostalgia, eu chamo-lhe história...
Um abraço
BS