quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Guiné 61/74 - P25146: Banco do Afeto contra a Solidão (27): Fui apanhado distraído, camaradas! (Valdemar Queiroz, Hospital Amadora-Sintra)


Valdemar Queiroz, minhoto por criação, lisboeta por eleição, ex-fur mil, CART 2479 / CART 11, Contuboel, Nova Lamego, Canquelifá, Paunca, Guiro Iero Bocari, 1969/70; aqui, na foto, em Contuboel, 1969. Tem tudo para ser... feliz (inclouindo uma neta luso-nerreçandesa que é j´~a uma craque do futebiol feminino),  exceto o raio de uma DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica).


1. Mensagem do Valdemar Queiroz:

Datta - 7 fev 2024 21:05

Assunto - Fui apanhado distraído

Luís Graça,

No passado 27 de janeiro, ao fim da tarde, fiquei que nem um bebezinho: 28 pulsações!... Bombeiros, médicos do SNS 24 e outros todos atarefados para acudir a um DPOC que esteve na guerra da Guiné.

Entrei em Cardiologia do Hospital Amadora-Sintra e pouco tempo passou já estava na reunião do ataque ao coração fracote, mas com muito para dar. O ataque foi noite dentro com um pacemaker alimentando por linhas eléctricas o objectiviteit (... termo ilegível, é neerlandês, quer dizer "objetividade"...)

Serviço feito e com a duração garantida por 10 ANOS!!!. Assim ainda dizem mal do nosso SNS. Mas… o pior de todo o ataque foi a necessidade de meterrrr (!!!) uma algália à bexiga, f... de p... de dor que desde o dia 28 me tem dado dias horríveis.

O meu filho, nora e neta aproveitaram férias de carnaval e estão a fazer grande companhia, por cá. Agora já está a ser feita nova acção de combate para eliminar um não sei quê na bexiga e como conheço a zona lá vou eu para o inferno. E deve durar mais duas semanas.

Desculpem estar a incomodar com estas notícias que nada tem a ver com a guerra na Guiné, porra até parece!

Saúde da boa para todos.
Valdemar Queiroz

Enviado do meu iPhone


2. Comentário do editor LG:

Porra, Valdemar, mas que grande susto nos pregaste!... O teu último comentário no blogue
data de 26 de janeiro, às 21:21 (*). Depois disso, comecei a estranhar a tua ausência, o teu silêncio,  já que o blogue também é parte da tua "garrafa de oxigènio", o teu companheiro, o mesmo é dizer é também um bocadinho o teu "banco do afeto contra a solidão"... 

Confesso que comecei a suspeitar do pior: comecei a ligar-te a partir da tarde de 4 de fevereiro (evito fazê-lo, porquer sei que ficas atrapalhado, não podes nem deves falar, nem muito nem pouco)... Mandei-te então uma mensagem: 

"Isso não anda bem, Valdemar, a avaliar pelo teu silêncio no blogue. Diz só onde estás. Ab. Luís" (SMS, domingo, 4/2/2024, 15;46). 

Sem qualquer resposta, com o teu telemóvel no silêncio, mandei outra, pensando que poderias estar na terra da tua neta ou, mais próximo, no teu já velho conhecido serviço de cardiologia do Hospital Amadora-Sintra: 

"Valdemar, estás com o teu filho, nos Países Baixos, ou no hospital?" (SMS, segunda feira, 5/2/2024, 19:26)...

Desgraçadamente estavas no hospital, aqui perto!... (Por estes dias, tenho estado em Alfragide.) 

Fico mais aliviado por saber notícias tuas... "chez les vivants"... Vamos esperar que esses duas semanas no "estaleiro" passem o mais rápido possível, e sobretudo sem as tais dores terríveis... Vamos acender uma velinha aos nossos bons irãs... Manda-me o telefone e o endereço de email do teu filho (às vezes dá jeito). Não te deixes outra vez "apanhar distraído"... Com a família por perto, vais arribar!

Um chicoração fraterno. (**)

PS1 - Valdemar, não publico a tua foto "entubado", porque um gajo entubado num hospital é não é uma coisa linda de se ver... e tu és um rapaz minhoto fotogénico!...O Valdemar Embaló das "bajudas" de Contuboel, Nova Lamego, Canquelifá, Paunca, Guiro Iero Bocari... E de Afife, e de Lisboa e do Cacém!...

PS2 - Camaradas, não lhe telefonem, acho que podem mandar-lhe  um SMS: telem 965 290 110

14 comentários:

Eduardo Estrela disse...

Já estranhava a tua ausência e pensava que tinhas ido parar ao hospital, o que infelizmente se confirma. Desejo e espero que recuperes rapidamente de modo a podermos continuar a usufruir da tua assídua presença no blogue.
Tudo de bom para ti.
Abraço fraterno
Eduardo Estrela

Joaquim Luis Fernandes disse...

Também eu estranhei a falta de comparência do camarada Valdemar Queiroz, nos seus habituais comentários. Algo se passava.

Agora que já sabemos, resta-nos encorajá-lo a resistir aos incómodos e sofrimento que a falta de boa saúde lhe apresenta, neste processo de a recuperar.
Que seja rápida essa recuperação de melhor saúde.
Um abraço
JLFernandes

Anónimo disse...

Meu caro amigo Valdemar,
Mais uns dias de ausência e reprovavas por faltas.
Vamos relevar estas mas não abuses.
É extraordinário a forma como encaras essa M.... da DCOP.
Deu-nos ao menos a guerra esta resiliência.
Nada como uns mimos da família para te pores fino.
As melhoras caro amigo.
Um grande abraço.
Joaquim Costa

Hélder Valério disse...

Sinceramente, acho que todos (quase todos....) estranhámos a ausência das habituais perspicácias do Valdemar, dos seus comentários , certamente não poucos, pensámos e especulámos (pelo menos internamente) sobre o que se poderia passar e, também não menos suspeitaram de que algo não estaria "normal".
Veio agora a informação.
Não é boa, não é, mas também, dentro das circunstâncias, não é totalmente má.
Preocupante, sim, mas sabendo da tua resiliência, do teu bom humor (natural e/ou forçado), acho que é mais uma "missão" que vais superar e não vai ser uma dorzita por causa dessa coisa da algália que te abaterá:
Força nisso! Vais conseguir!
Abraço e..... saudinha da boa!

Hélder Sousa

Fernando Ribeiro disse...

...e no fim, o Valdemar ainda pede desculpa por incomodar! Oh, Valdemar, grande valente! O que incomoda é o silêncio, não são as notícias.

Votos de rápidas melhoras.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Valdemar, fazes muita falta ao blogue!...O teu humor, desconcertante, o teu poder aquilino de observação, a tua companhia fraterna diária, a tua cumplicidade,o teu exemplo de como lidar com ( e superar) a filha de putice de uma doença crónica como a DPOC, a tua alegria de viver mesmo "emparedado"...

Fico emocionado, Valdemar!...E já não nos vemos desde Contuboel, Junho de 1969... LG


José Teixeira disse...

Valdemar. Tu que já engoliste costureirinhas, vais ultrapassar mais esta complicação física. Sei que estás disposto a gemer se for o caso, mas não a desistir.
Anda daí que fazes cá falta.
Um grande abraço, com votos d rápidas melhoras.
Zé teixeira

Anónimo disse...


Amigo e camarada Valdemar uma doença incapacitante com dores horríveis é o pior dos males. Eu também tenho essa doença rara mas felizmente para mim, por enquanto, está controloda, consigo fazer uma vida normal e sem sofrimento. Desejaria que conseguisses viver pelo menos como eu. As tuas rápidas melhoras meu amigo. Um forte abraço.
Francisco Baptista

Cherno Baldé disse...

Caro amigo Valdemar,

Ficamos todos aliviados com as tuas boas notícias, como diz o artista: "afinal não sou o único" a sentir a tua ausência.

Estranhei muito quando estive debaixo de fogo cruzado devido aos meus habituais atrevimentos e traquinices e não vieste em meu socorro como sempre a fim de voltarmos juntos e de braços dados para a nossa aldeia de Guirô-Ierô-Bocar, nos confins de Gabu.

Votos de rápidas melhoras e boa recuperação.

Aquele abraço desde Bissau.

Cherno Baldé

Alberto Branquinho disse...


Não conheço o Valdemar, mas estava a faltar a perspicácia dos comentários atirados à "mouche".
Acho que tudo isto foi um pretexto para sair de casa com apoio aéreo...

Rápida recuperação!

Um abraço

José Botelho Colaço disse...

Silêncio e tanta gente. Abraço amigo.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

"Isto" é o melhor que a Tabanca Grande tem... Não somos apenas um "bando", um grupo "excursionista e jantarista", uma "tertúlia literária", um "blogue de veteranos saudosistas", uma "rede social", mas também um grupo de autoajuda, mesmo "virtual" (nem todos nos conhecemos "face a face", um grupo de amigos e camaradas da Guiné que se preocupa quando um dos "seus" deixa de aparecer no radar... E já perdemos tantos!...

Valdemar, agora cuida de ti.

António Tavares disse...

Camarada Valdemar,

Rápidas melhoras.

Abraço do

António Tavares.

Juvenal Amado disse...

Um abraço fraterno as melhoras e muita coragem