segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Guiné 61/74 - P26066: Humor de caserna (79): O soldado que foge, apavorado, do bloco operatório ao ver "tantas tesouras e faquinhas"... (Maria Celeste Guerra, ex-alferes graduada enfermeira paraquedista, FAP, 1962/65)

 


Maria Celeste  [Guerra, ex-alferes graduada enfermeira paraquedista]:  é do 2º curso (1962). Esteve na FAP de 1962 a 1965. Cumpriu uma  missão de serviço em Moçambique e duas na Guiné. 

Fonte: "Nós, as enfermeiras paraquedistas" (2014), pág. 389/390.


Humor de caserna > O soldado que foge, apavorado, do bloco operatório ao ver "tantas tesouras e faquinhas"...

por Maria Celeste


(...) No Hospital Militar de Bissau [HM 241], aconteceu um dia uma cena muito cómica! 

Por algum motivo, fui ajudar no serviço de cirugia. Eu estava à vontade na técnica deste serviço, pois antes de ir para a Força Aérea tinha trabalhado no Hospital da Parede [Hospital Ortopédico Santa'Ana, HOSA] como instrumentista.

Estava então a preparar a mesa para a cirurgia que ia ser feita. Entretanto, tinham trazido para a sala, talvez cedo de mais, o soldado doente a quem ia ser feita uma apendicectomia,

Às tantas, no meio da nossa conversa, meio aturdido com as drogas que já lhe tinham sido administradas, ele perguntou-me:

 Diga lá, minha Alferes, essas tesouras e faquinhas,são para quê ?

Respondi:

— São para a sua operação!

— Valha-me  Deus, isso tudo?!...

 É tudo preciso  acrescentei eu.

Como não houve mais comentários e se seguiu um grande silêncio, alguns momentos depois voltei-me para trás (estava de costas para o soldado) e... qual doente ?!| 

Não o vi, ele tinha desaparecido!

Corri para a porta e, no final do enorme corredor, consegui ainda avistá-lo, fugindo apavorado, embrulhado num lençol!!! (...)


Fonte: Excertos de Maria Celeste - "Cenas do quotidiano, na guerra". In: "Nós, enfermeiras paraquedistas", 2ª ed., org. Rosa Serra, prefácio do Prof. Adriano Moreira (Porto: Fronteira do Caos, 2014), pág. 342 (com a devida vénia)

(Seleção, revisão / fixação de texto, título: LG)

______________

Nota do editor:

Último poste da série > 20 de outubro de 2024 > Guiné 61/74 - P26062: Humor de caserna (78): o velho, a "bajuda fugidona" e a justiça salomónica do alferes Mota (Carlos Fortunato, ex-fur mil, CCAÇ 13, Bissorã, 1969/71)

Sem comentários: