segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Guiné 61/74 - P26405: nossa guerra em números (25): O "ventre" da guerra ao tempo do BCAÇ 1860 (Tite, 1956/67)
















Guiné > Região de Quínara > Tite > BCAÇ 1860 (1965/67) > Resumo, ilustrado, da actividade logística (reabastecimentos) do batalhão, entre abril de 1965 e abril de 1967. Por mar, por terra e  por ar... 

Total: cerca de 82 mil toneladas movimentadas.  

Foto (e legendas): © Santos Oliveira (2008).  Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar; Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné.]

 
Fonte: História da unidade, BCAÇ 1860 (Tite, 1965/67), conforme documentos digitalizados pelo nosso camarada Santos Oliveira (2.º Sarg Mil Armas Pesadas Inf OE, Pel Mort 912 ( Como, Cufar e Tite, 1964/66). Material em arquivo, enviado pelo Santos Oliveira  por mail em 2008...Infelizmente não sabemos quem é o talentoso autor da original infografia.


1. Eis um original e criativo, em banda desenhada, balanço da atividade logística do BCAÇ 1860 (Tite, 1965/67) (*)

Fornece-nos dados desagregados para podermos, com alguma precisão, obter o consumo "per capita" de diversos itens, como os géneros frescos, os géneros alimentícios, as trações de combate, o correio, os medicamentos, etc.,  mas também as munições, os combustíveis, os materiais de construção, etc., a nível de um batalhão e de um setor, ao longo de uma comissão de serviço (24 meses, nesta época).

Vamos estimar em 600 o número de militares metropolitanos presentes no Sector S1 (Tite), entre abril de 1965 e abril de 1967. 

Os milícias eram "desarranchados", não devendo por isso entrar no cálculo de certos valores como a alimentação... Por outro lado, o CIM de Bolama devia ser reasbastecido diretamente. E por outro lado ainda temos de ter em linha de conta o "abastecimento local" (Fulacunda, por exemplo, tinha uma horta, em 1972/74, e também já tinha o seu posto de abastecimento local, na foz do rio Fulacunda). 

Não sabemos se esta tonelagem toda se refere só a "reabastecimentos" ao longo de dois anos, ou  se inclui também as existências inciais (todos os materiais que o BART 1860 trouxe consigo quando foi colocado no Sector S1, em abril de 1965, tais como armas, munições, viaturas, géneros alimentícios, etc.).

Também não sabemos em rigor se estes dados se aplicam a todo o batalhão...ao longo de toda a comissão.

De acordo com a "ordem de batalha" de 1 de julho de 1966, era o seguinte o diispostivo  do BCAÇ 1860:


- BCAÇ 1860: Comando / CCS - Sector S1, Tite

- CCaç 1487: Fulacunda

- CCaç 1549 (-): Tite | 4° Pel: Enxudé

- CCaç 1566 (-); S. João | 1° Pel (+):  Jabadá | 1 Pel ( +): Fulacunda

- CIM: Bolama

- 1 Pel: Ilha das Cobras | 1 Sec(+) : Ilha das Galinhas

- Pel Mort 1039(-): Tite | 1 Sec(+):  Jabadá

- Pel AMetr Daimler 807 : Tite

- Comp Milícia 7 (-):  Tite | 1 Pel: Jabadá | 1 Pel: Fulacunda
 
 Fonte: Excertos de Portugal. Estado-Maior do Exército. Comissão para o Estudo das Campanhas de África, 1961-1974 [CECA] - Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África (1961-1974). 6º volume:  aspectos da actividade operacionaç Tomo II: Guiné, Livro I. Lisboa: 2014. pág. 473.

Estimamos em 600 o pessoal metropolitabno (BCAÇ 1860, CCS + 3 companhias de quadrícula, 1 Pel Mort 1 Pel TRerc Daimler). E em 150 (4 pelotões) a companhia de milícia. (Todos os batalhões tinham agregadas a si companhias de milícia, pelo vamos fazer os cálculos seguintes tendo como divisor o valor 600, para simplificar.)

Transportes aéreos (Tite, Bissau, Jabadá, Fulacunda, São João, Empada) >

  • Passageiros transportados: 1068 militares | 209 civis;
  • Evacuações:  A=6; B=28; Y=10;
  • Frescos (peixe, frango, ovos...): 12 toneladas ( 20 kg "per capita");
  • Correio: Cartas: 2,5 t | Encomendas: 20 t (4,2 kg de cartas e aerogramas "per capita"; 33,3 kg de encomendas postais, "per capita");
  • Medicamentos: 3 t. (5 kg "per capita") (embora os medicamentpos também fossem distribuídas pelas milícias e a população civil).

Transportes marítimos (porto de Enxudé, por LDM e barcos civis): 

  • Combustíveis: 350 toneladas (583,3 kg, "per capita");
  • Artigos de cantina: 123 t  (72 t, carga grande; 51 t, carga pequena) (205 kg. "per capita": deve incluir bebidas: caixas de cerveja, uísque, etc.);
  • Munições: 31 t (51,7 kg. "per capita");
  • Géneros alimentícios (farinha, massas, batatas, etc.): 820 t (1366,7 kg. "per capita");
  • Rações de combate: 2,5 t (4,2 kg. "per capita");
  • Materiais de construção (ferro, madeira, cimento...): 475 t (791,7 kg. "per capita");
  • Material de aquartelamento: 4 t (6,7 kg. "per capita");
  • Material de transmissões: 2,5 t (4,2 kg. "per capita");
  • Material de guerra (armas, etc.): 3 t (5 kg. "per capita")
  • Sobresselentes para viaturas automóveis: 4 t (6,7 kg, "per capita")
  • C. A. [ Contabiliddae e Administração ?] 1 t (1,7 kg. "per capita")
  • Veículos automóveis + buldozzer: 13 t + 12 t (41,7 kg. "per capita").

Movimentação e transporte de terra, saibro e pedra > c. 80 mil toneladas (133,3 toneladas "per capita").


2. Comentário do editor LG:

Estávamos a 4 mil quilómetros de distância de Lisboa. Na Guiné não se produzia nada, da cerveja aos medicamentos, do material de guerra ao material de escritório, dos materiais de construção aos genéros alimentícios, das armas às munições,  etc., vinha tudo de barco até Bissau. 

E depois de Bissau seguia até aos portos fluviais (Enxudé, Porto Gole,  Xime, Bambadinca, Bafatá..., no rio Geba, por exemplo), por navios da marinha (LDG e LDM) e barcos civis (os famosos "barcos turras"). E depois era preciso transportar, em morosas, desgastantes e perigiosas colunas logísticas, toda a carag até ao seu destino final...

No tempo de Spínola, com a implementação da política "Por uma Guiné Melhor", alongou-se e complexificou-se a cadeia logística, com o aumento exponencial de materiais de construção necessários ao BENG 447 para construir os "reordenamentos" (casas e equipamentos sociais, como escolas, capelas, mesquistas, mercados, labadouros, fontes...).

Estes números não batem certo com os calculados por Pedro Marquês dos Santos (**),  segundo o qual:

(i) cada militar, a nível de companhia, necessitava em média, por mês, de 240 kg de abastecimentos (no essencial, víveres e artigos de cantina, mais de 70%)... 

(ii) o consumo "per capita" mensal de outros artigos era o seguinte: 50 kg de combustíveis; 4,4 kg de munições; 3,1 kg de medicamentos; 1,6 kg de correio... 

(iii) e o consumo diário de víveres frescos "per capita" por dia seria de 520 gramas...

Temos de ter sempre muita cautela com o uso (e abuso) das médias aritméticas... Mas certos valores aqui apresentados podem-nos dar uma ideia aproximada das necessidades de consumo do "ventre" da guerra... (***)



Guiné > Carta da Província (1961) / Escalaq: 1/500 mil > Detalhe: Região de Quínara, Setor S1 (Tite) > Posição relativa de Tite, Enxudé, Jabadá, Fulacunda, São João e Bolama.


Fonte: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2025)

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Notas do editor:

(*) Vd. poste de 20 de julho de 2011 > Guiné 63/74 - P8578: BCAÇ 1860 (Tite, 1965/67): Balanço da actividade logística, em banda desenhada: 22.5 toneladas de cartas e encomendas, 3 t de medicamentos, 12 t de frescos, 820 t de géneros alimentícios, 123 t de artigos de cantina, 2.5 t de rações de combate, 31 t de munições... (Santos Oliveira)


(**) Vd. pposte de 11 de novembro de 2021 > Guiné 61/74 - P22707: A nossa guerra em números (4): Cada militar necessitava em média, por mês, de 240 kg de abastecimentos (no essencial, víveres e artigos de cantina, mais de 70%)... O consumo "per capita" mensal de outros artigos era o seguinte: 50 kg de combustíveis; 4,4 kg de munições; 3,1 kg de medicamentos; 1,6 kg de correio... E, miséria das misérias, tínhamos direito a... 520 gramas de víveres frescos por dia!

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