Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

Guiné 61/74 - P27649: O nosso blogue em números (112): Em 20anos, estamos a cminhos dos 110 comentários... Em 2025, publicámos 3,6 comentários por poste... Nos 19 primeiros dias de janeiro de 2026, já vamos em 6, em média, o que é encorojador.

 



 


Infografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2026)


1. Prosseguindo a nossa "prestação de contas" relativamente à atividade bloguística do ano que agora findou (*) ... (Diga-se, de passagem, que "prestar contas" não é uma coisa que muita gente faça, de livre vontade.)

 Em 2025 publicámos 1257 postes e  4580 comentários. O que dá uma média de 3,64 comentários por poste, ums décimas acima do ano anterior (3,57).  Arredondandando, dá 3,6 (Gráfico nº 7).

Se analisarmos a evolução dos últimos dez anos (2016-2025), verificamos que:

  • atingimos os 4,9 comentários por poste em 2019 (antes da pandemia) e em 2023;
  • o valor mais baixo (3,2) foi em 2017.
Recorde-se, tivemos que reeintroduzir, com pena nossa, em 13 de setembro de 2024, a moderação ou triagem dos comentários (**), devido à ocorrência reiterada de casos de "ciberbullying", ameaças e insultos...

A medida, temporária, fpoi levantada no início do novo novo de 2026. Em 19 dias e 45 postes, o número de comentários já subiu, em média, para os 6. O que é encorajador.

2. Convém, entretanto, lembrar, mais uma vez, que estas "médias", como todas as médias estatísticas, podem ser "enganadoras": 

  • há postes sem um único comentário,
  • a maior parte tem um, dois ou três;
  • às vezes podem ter meia dúzia, ou até 10;
  • outros podem ter, muito excecionalmente, algumas dezenas. 

Tudo depende do tema, do conteúdo, do interesse, do autor, da ilustração fotográfica, etc.

Há, naturalmente, postes mais "polémicos" ou mais "interessantes" ou até mais "apaixonantes" do que outros. Tudo depende do assunto e da sua abordagem. Ou até do autor. Os postes,  com pontos de vista menos "consensuais",  podem originar mais comentários, às vezes "marginais"  (ou sejam, à margem do assunto ou tema principal).

Em todo o caso, sabemos que "ler e comentar dá muito trabalho"...  Por isso,     quem cá. merece tanmbém as nossas palmas...


3. Recorde-se que qualquer leitor (mesmo não registado no Blogger ou sem conta no Google), pode comentar como "anónimo"... As nossas regras exigem, no entanto, que no final da mensagem deixe o seu nome e apelido (como é conhecido dentro ou fora da Tabanca Grande).

 O ideal é usar a conta do Google (basta só criar uma conta, o que é gratuito): quase toda a gente, hoje em dia, tem um endereço de @gmail, por exemplo...

Os comentários dão mais vida, mais pica, mais cor, mais graça, mas também mais pluralismo, mais participação, mais autenticidade, mais verdade, mais representatividade, ao nosso blogue!...

E são a prova de que estamos vivos e somos capazes de conviver com as as memórias, as nossas emoções, as nossas contradições, os nossos lutos, os nossos fantasmas, as nossas limitações de informação e conhecimento, as nossas lacunas, etc.!...


 É bom recordar que há um limite de cerca de 4 mil carateres, incluindo espaços, por comentário, qualquer coisa como cerca de página e meia de texto, em formato A4; mas podem desdobrar-se os comentários,  publicando-se uma primeira parte e depois a continuação. De qualquer modo, o Blogger dá essa indicaão quando se excede o limite de carateres.

Por outro lado, uma parte desses comentários pode dar (e tem dado) origem a postes, por iniciativa em geral dos editores mas também, nalguns casos, por sugestão dos autores.

Por outro lado, alguns camaradas nossos continuam a queixar-se de perderem, às vezes, extensos comentários, certamente por terem tocado numa tecla errada... Nestes casos, é preferível escrever o texto, mais extensos,  em
 word ou txt, à parte e no fim, fazer "copy & paste"... O mesmo se aplicar ao correio eletrónico...

É mais seguro proceder deste modo (ficar sempre com uma cópia de mensagens ou comentários extensos).

Excecionalmente, pode haver um ou outro comentário que é eliminado (à posteriori, por violação das nossas regras editioriais), mas não se perde, segundo guardado  na caixa do Spam.  

Fazemos os votos para que os nossos leitores continuem a aparecer a comentar os nossos postes.  

Os autores (e os editores) são os primeiros a agradecer o interesse dos comentadores. Ao fim destes anos todos estamos a caminho  dos 110 mil comentários (sem SPAM), o que é obra!
___________

Notas do editor:

 (*) Último poste da série > 1
3 de janeiro de 2026 > Guiné 61/74 - P27631: O nosso blogue em números (111): E lá vamos blogando e rindo... E mais se publicaria se mais material houvera, parafraseando o Camões (Carlos Vinhal / Luís Graça / Eduardo Magalhães Ribeiro)

Sem comentários: