Pesquisar neste blogue

sábado, 24 de janeiro de 2026

Guiné 61/74 - P27667: Efemérides (382): Conforme noticiado oportunamente, os nossos amigos e camaradas, Luís Graça e José Marcelino Martins, foram agraciados, respectivamente, com a Medalha de Honra ao Mérito da Liga dos Combatentes (grau Ouro) e Medalha de Honra ao Mérito (grau Prata), durante as Cerimónias comemorativas do 107.º aniversário do Armístício da Grande Guerra e 51.º aniversário do fim da Guerra do Ultramar

A partir da esquerda: Isaías Peralta de Carvalho; António Manuel da Silva Gomes; José Marcelino Martins; Luís Graça; Frederico Carvalho; Sargento-Chefe António Machado Fernandes e Luís Leal Rola. 

Fonte: cortesia da página da Liga dos Combatentes


DIA DO ARMISTÍCIO

No passado dia 18 de Novembro de 2025, junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, em Lisboa, realizou-se a Cerimónia oficial do 107.º aniversário do Armistício da Grande Guerra e 51.º aniversário do fim da Guerra do Ultramar.

A cerimónia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca. Estiveram presentes os Vice-Chefes dos três Ramos; Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues; entidades civis e militares assim como representantes dos Núcleos da LC de todo o país.

Durante a cerimónia foram condecorados pela Liga dos Combatentes os seguintes sócios e antigos Combatentes:

Com a Medalha de Honra ao Mérito da Liga dos Combatentes (grau Ouro):

- Isaías Peralta de Carvalho, Sócio Combatente da LC;
- Luís Graça, Combatente na Guiné;
- Frederico Carvalho, ex-Presidente de Junta de Freguesia;
- Luís Leal Rola, Sócio Combatente da LC;

Medalha de Honra ao Mérito da Liga dos Combatentes (grau Prata):

- José Marcelino Martins, Sócio Combatente da LC;
- António Machado Fernandes, Sargento-Chefe, Sócio Combatente da LC;

Medalha de Bons Serviços da Liga dos Combatentes (grau Prata):

António Manuel da Silva Gomes, Sócio Combatente da LC

Um realce para os nossos camaradas e amigos, José Marcelino Martins e Luís Graça, o primeiro, colaborador permanente do nosso Blogue para os assuntos militares, e o segundo, autor, administrador e editor deste Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. 

O trabalho de ambos, em prol dos Antigos Combatentes, foi reconhecido pela Liga dos Combatentes que lhes atribuiu as Medalhas que lhes foram impostas no dia 18 de Novembro passado.
_____________

Notas do editor CV:

Vd. posts de 6 de novembro de 2025 > Guiné 61/74 - P27392: Efemérides (471): Convite do Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues, para a cerimónia Comemorativa do 107.º Aniversário do Armistício da Grande Guerra e 51.º Aniversário do fim da Guerra do Ultramar, que se realiza no dia 18 de novembro de 2025, pelas 10h00, no Forte do Bom Sucesso, em Belém, Lisboa, durante a qual será condecorado, com a Medalha de Honra ao Mérito, grau Ouro, da Liga dos Combatentes, o nosso editor Luís Graça

21 de novembro de 2025 > Guiné 61/74 - P27447: Cerimónia Comemorativa do 107.º Aniversário do Armistício da Grande Guerra e 51.º Aniversário do Fim da Guerra do Ultramar, 18 de novembro de 2025: Simbolismo das coroas de flores depositadas no Monumento aos Combatentes do Ulramar (Luís Graça ) - Parte I
e
22 de novembro de 2025 > Guiné 61/74 - P27450: Cerimónia Comemorativa do 107.º Aniversário do Armistício da Grande Guerra e 51.º Aniversário do Fim da Guerra do Ultramar, 18 de novembro de 2025: Simbolismo das coroas de flores depositadas no Monumento aos Combatentes do Ultramar (Luís Graça ) - II (e última) Parte

Último post da série de 1 de janeiro de 2026 > Guiné 61/74 - P27592: Efemérides (381): Aconteceu há 60 anos em Bissau, passagem de ano na Associação Comercial, Industrial e Agrícola, a comer do melhor marisco, e na mesa onde até estava o Governador da Guiné (Rui Silva, ex-2.º Sarg Mil

25 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns Luis Graça e José Marcelino. Martins.
Já sabíamos mas agora vemos!
Bem merecidas, não há nada que pague esta obra e
dedicação durante mais de 2 décadas.
Não
Vejo o o Presidente da Liga, polo do Porto, onde sou sócio desde 1971
Jocelino...?
Ele pediu para eu participar como consultor da Liga, mas não aceitei o convite porque não tinha disponibilidade para ajudar e não tenho grande back groud das guerras.
Excepto o que vou aprendendo no blogue.
Já não era pouco.
Reitero o meu prazer de ser um membro colaborador.
Vamos à medalha presidencial!
Há aí um candidato que morre de amores pelos ex combatentes.
Abraço a ambos

Virgílio Teixeira

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Vt, olha o cartão amarelo... Bem sabes que aqui não falamos de...política, futebol e religião.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Vt, tenho que me conter...para não infringir as regras que eu próprio criei...

Anónimo disse...

Orgulho é o que sinto por estes camaradas, especialmente pelos que conheço do nosso blog: o Luís Graça e o José Marcelino Martins. A escolha dos painéis onde se honram os nossos infelizes camaradas mortos na guerra, como pano de fundo da fotografia, foi um gesto de respeito apropriado ao momento. Se as autoridades competentes (Presidência da República) estivessem atentas à obra que constitui o nosso blog, o seu autor e editor já teria sido convocado ao Palácio de Belém. Outros, sem qualquer merecimento, apenas por notoriedade, já lá foram chamados...
Carvalho de Mampatá

Alberto Branquinho disse...

Parabéns aos dois, embora as medalhas não sejam coisa que eu aprecie.
Pergunta para a Liga e para o Senhor General: - Esqueceu-se do Carlos Vinhal porque está longe?

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Boa pergunta, Branquinho... Declaração de interesses: eu não sou sócio da Liga, nem de nenhum clube, nunca gostei de pagar quotas... Em suma, alguém me quis pregar uma partida... Vou partir a medalha ao meio, ou melhor em mil bocadinhos, para te caber também a ti a parte que te pertence... Temos 911 grão-tabanqueiros, muitos, como o teu mano António e o nosso "alfero Cabral", devem-se estar a rir-se destas palhaçadas todas que cá acontecem na "Terra da Alegria", ou melhor no "nosso jardim à beira-mar plantado", que já foi bem mais agradável para os cinco sentidos...

Anónimo disse...

Sorry
Por vezes esqueço
Vou ter mais cuidado Carago!
Tenho a mão pesada e o veneno na ponta da língua.

Mas não me falem dessa gente....
Vt

A. Murta disse...

Também felicito os camaradas agraciados, embora o Luís Graça menospreze estas "dádivas". Seja como for, estou totalmente de acordo com o Alberto Bramquinho: o camarada Carlos Vinhal nunca deveria ter ficado de fora destas condecorações.

Abraços para todos.
António Murta.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

O Dom João I dizia ao seu cronista que tinha
dois braços suplementares.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Um esquerdo, o João das Regras

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Um direito, o arcebispo de Braga, o D Lourenço, da minha terra.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Eu tenho mais sorte, tenho os dois em um.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Tenho o Carlos Vinhal.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Mas a Liga não lê o blogue.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

O blogue não existe.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

A Tabanca Grande não tem existência jurídica

Tabanca Grande Luís Graça disse...

E com essa é que me tramaram.

Victor Costa disse...

Deixa lá, se te tramaram, não foi com intenção.
Um abraço aos dois.
V.C.

Anónimo disse...

Parabéns aos camarigos agraciados. Indiscutível a sua atividade meritória neste contexto.
Distinção em que deveria estar incluído o Carlos Vinhal.
Abraço,
Ernestino Caniço

Hélder Valério disse...

Como já foi escrito aqui nos comentários, "sabíamos e agora vemos".
E vemos (eu vejo) com satisfação, estes dois nossos "camaradas da Guiné" e também aqui do Blogue, a serem reconhecidos pelos seus contributos.
Realmente é pena o Vinhal não estar também nesta foto, embora compreenda que, como escreveu o Luís, não foi o Blogue, em si mesmo, a ser contemplado.
E, reafirmo, este Blogue, malgrado alguns detratores que gostariam que o Blogue, em vez de procurar esta pluralidade com que temos convivido, fosse mais "alinhado" com os seus conceitos (e preconceitos), é de facto um "caso sério" em termos de não só em longevidade como, principalmente, pelos temas e formas que tem abordado.
Parabéns aos dois e a nós todos que, à medida de cada um, tem contribuído para este sucesso.
nvivido

ManuelLluís Lomba disse...

Parabéns aos dois camaradas agraciados e o meu protesto pela ausência do prestimoso Carlos Vinhal

José Teixeira disse...

Eu vejo nesta atribuição destas medalhas um agradecimento a todos camaradas que ousaram sair do comodismo e assumirem-se como escritores da verdadeira história da guerra colonial através da passagem a escrito as suas vivências de guerra, a verdadeira história para que fique para memória futura.
Os agraciados assumiram o honroso papel de dar a conhecer através do nosso blogue.
O meu obrigado e muitos parabéns.
São medalhas de reconhecimento bem merecidas e onde cabemos todos nós.

Carlos Vinhal disse...

Boa tarde camaradas
Esta homenagem reconhece a criação e a manutenção de uma página ímpar no que concerne à Guerra na Guiné. 22 anos na net, são muitos anos.
Faz-se a pergunta. Quem fundou e mantém o Blogue?
Respostra: o nosso confrade Luís Graça.
Subtende-se, e muito bem, que os colaboradores, são isso mesmo, e que se de um dia para o outro, "abandonarem" as sua funções, o Blogue continuará, assim queira o fundador.
Portanto, caros amigos, parem de usar o meu nome em vão, porque não foi para aqui chamado, nem tinha que ser. Vou continuar a trabalhar com o mesmo afinco, porque não funciono de acordo com elogios e reconhecimentos. Quero, se possível, a vossa amizade e alguma tolerância quando falhar. Já tive atritos com camaradas da tertúlia, alguns bem graves, mas que vou desculpando, e às vezes esqucendo, porque este mundo são dois dias e este já vai nas 16 horas. As minhas desculpas a quem se sentiu ofendido.
Quanto ao Blogue e ao seu fundador, todas as homenagens e elogios são poucos. Estive desde o início ao par desta iniciativa, feita "nas costas" do Luís, que não era exactamente este tipo de homenagem, mas como todos sabemos, somos uma espécie em extinção e já ninguém nos ouve.
A homenagem de 18 de Novembro foi a derivação duma iniciativa dos nossos confrades, João Crisóstomo, que teve uma ideia, e do Mário Beja Santos, que teceu os cordelinhos. O meu papel foi ficar calado e ouvir as suas mágoas pelas portas a que batiam e que só se entreabriam para nada resolver. Mas, como se costuma dizer, mais vale isto do que nada.
Com toda a amizade
Carlos Vinhal

Anónimo disse...

Agradeço-te, Carlos Vinhal, pelo teu comentário, no qual, como se isso fosse preciso, demonstras generosidade, disponibilidade para servir e extrema dedicação ao nosso blog. Claro que merecias e mereces reconhecimento público e oficial. Referi-me, no meu comentário anterior, ao merecimento dos que foram agraciados, apenas. Um grande abraço para ti, excelente camarada.
Carvalho de Mampatá

Alberto Branquinho disse...

Helder ( que não é o "mais velho") Valério
Ora, aqui está um homem que não alinha com certos "conceitos" e "preconceitos"! Se houver mais um, formaremos "a três" e... marcharemos!

Ó Carlos Vinhal!
Convirá que, quando vieres a Lisboa, vás fazer uma visita à LIGA.