sábado, 4 de novembro de 2006

Guiné 63/74 - P1246: O meu livro Memórias de Campanha da CCAÇ 2402 (Raul Albino)

Photobucket - Video and Image Hosting

Montemor-o-Novo > Ameira > Herdade da Ameira > 14 de Outubro de 2006 > Confraternização de camaradas da Guiné que se acabaram de se conhecer: à esquerda, o Raul Albino (ex-Alf Mil da CCAÇ 2402, do BCACÇ 2851, Có /Mansabá, 1968/70, a que pertenceram originariamente o Medeiros Ferreira e o Beja Santos); à direita, o Zé Luís Vacas de Carvalho, ex-Cmdt do Pel Rec Daimler 2206 (Bambadinca, 1969/71); a meio, em segundo plano, o Manuel Lema Santos (Ex-1º Tenente da Reserva Naval, NRP Orion, 1965/72).

Foto:© Manuel Lema Santos & esposa (2006) (com a devida vénia...) . Fonte: página pessoal do Manuel Lema Santos > Encontro na Ameira > 14 de Outubro de 2006 > Luís Graça & Camaradas da Guiné

Direitos reservados. Foto alojada no álbum de Luís Graça > Guinea-Bissau: Colonial War. Copyright © 2003-2006 Photobucket Inc. All rights reserved.


Texto do Raul Albino, ex-alf mil da CCAÇ 2402, pertencente ao BCAÇ 2851 (, Mansabá, Olossato, 1968/70), que embarcou no Uíge, em finais de Julho, juntamente com o BCAÇ 2852 (Bambadinca, 1968/70) (1)


Caro Luís,

No último email que me enviaste, transparecia a ideia de que eu ia publicar digitalmente no blogue o livro que recentemente publiquei (2). Não é essa a minha intenção. Irei publicar alguns excertos resumidos e reescritos de modo a tornarem-se menos cansativos a quem os queira ler. Isto relativo ao livro já editado ou ao segundo volume ainda em fase de concepção.

O livro, editado em 2005, tinha interesse em ter sido consultado no convívio [da Ameira], não tanto pelo conteúdo, mas pela organização do mesmo. Ele foi inteiramente concebido para os elementos da companhia e seus familiares. Daí a ter características próprias. Inclui a fotografia tipo passe de todos os elementos com duas listas de nomes, ordenadas alfabeticamente e por sub-unidades dentro da companhia. Foi incluída uma selecção de fotografias divididas por temas, retiradas dum amplo repositório na posse do fotógrafo da companhia, o Cabo Esparteiro, e de várias fotos em poder dos militares.

Os textos dos eventos mais importantes foram abertos à participação geral de quem o quis fazer (qual blogue de papel de um único sentido), permitindo várias perspectivas de um mesmo acontecimento.

Por fim, numa terceira parte do livro, acrescentei-lhe a versão oficial da companhia, denominada Factos e Feitos mais Importantes, sem lhe fazer qualquer tipo de intervenção. É que, como todos sabemos, chamar factos àqueles relatos oficiais, especialmente o números de mortos do inimigo, é pura ficção. Eram documentos confidenciais na altura e assim deviam permanecer eternamente. Dava vontade de rir quando víamos, como resultado de uma operação, a indicação de um número de mortos do inimigo, que eu, que tinha estado no terreno, não tinha dado conta, possivelmente por distracção ou falta de imaginação. Os corpos só raramente ficavam no terreno, porque os turras faziam tudo para o evitar, privando-nos assim de confirmarmos as baixas deles.

Neste primeiro convívio [da nossa tertúlia, em 14 de Outubro de 2006], verifiquei um grande desejo de cada um em mostrar os seus álbuns, documentos ou livros, produzidos com grande carinho. Procurei dar uma olhadela a todos. E a todos apreciei nas suas particularidades. Porque o dia foi curto para tanta convivência e pela minha retirada prematura, não foi possível disponibilizar o meu trabalho, ficando para outra oportunidade, possivelmente o segundo convívio.

Um abraço a todos,

Raul Albino

_______

Notas de L.G.:

(1) (1) Vd. posts de:
17 de Setembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1082: Notícias da CCAÇ 2402 e do BCAÇ 2851 (Raul Albino)
2 de Outubro de 2006 > Guiné 63/74 - P1142: Um dia no mato: parabéns ao Vitor Junqueira pelo seu texto (Raul Albino, CCAÇ 2402)


(2) Vd. post de 23de Setembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1105: Como escrever um livro de memórias de guerra 'à la carte' (Raul Albino, CCAÇ 2402)

(...) "O meu livro levou três anos a ver a luz do dia, sendo que o primeiro ano foi gasto na estruturação do livro, aquisição do hardware necessário (PC, Impressoras e Scanners), estudo do software de composição e fotografia.

"O livro ficou com uma particularidade curiosa: como foi totalmente redigido, composto e impresso por mim, fiquei com a possibilidade de criar versões personalizadas, adicionando páginas particulares com textos e fotos de interesse exclusivo dum indíviduo" (...).

Sem comentários: