sábado, 3 de dezembro de 2005

Guiné 63/74- P312: Velhos comandos de Brá: Parreira, o últimos dos três mosqueteiros (Virgínio Briote)


Guiné > Brá, Outubro de 1975.

O Governador, General Schultz, o Comandante Militar e o Capitão Saraiva (atrás) passam revista ao Grupo de Comandos Vampiros.

© Virgínio Briote (2005)

É um privilégio reunir nesta tertúlia três veteranos da guerra da Guiné. E mais do que isso, três mosqueteiros dos "velhos comandos" dos primeiros anos de guerra (1963/66). Estou referir-ne, por ordem cronológica de chegada a esta tertúlia, aos milicianos Virgínio Briote (alferes), Mário Dias (2º sargento) e, agora, João Parreira (furriel). Este é o mais recente membro da nossa tertúlia. Pedi aos dois primeiros para o apresentarem. Aqui ficam as palavras destes três sábios guerreiros que, contrariamente a muitos de nós, foram voluntários e conheceram a Guiné, de lés a lés. O Mário, inclusive, participou na mítica batalha da Ilha do Como (1964).

1. Mensagem do Virgínio Briote:

Caro Luís,

O Diário da Guiné do Abel Rei, uma visão da guerra em Porto Gole, no Xime, no Enxalé, escrita por uma alma lavada. Os elementos sobre a Guerra, do Jorge Santos, tão úteis para melhor compreender aqueles tempos. E a professora de Samba Culo, na "visita" que o Coronel Marques Lopes lhe fez!

E, de súbito, uma explosão, Luís! E tantas mais histórias escritas, muitas com sangue, nosso e deles, um desperdício de vida. Uma guerra só com uma saída, o arriar da bandeira em Mansoa, pelo Magalhães Ribeiro.

E agora pede para entrar o João Parreira, uma das lendas vivas dos velhos comandos de Brá. Andou pela Guiné toda, viu camaradas a morrer mesmo ao lado dele, foi evacuado no mesmo heli que transportou para Bissau o corpo do Furriel Morais. E tanta coisa que o João pode contar, se quiser!

Guiné > Brá > Outubro de 1965 > a 16ª Companhia de Comandos em parada.

© Virgínio Briote (2005)

Luís, parabéns pela obra que estás a erguer. Ninguém ainda a tinha feito desta forma, sem recriminações, sem bons e maus. Apenas combatentes, de um lado e doutro. Com mais ou menos vontade, uns e outros cumpriram a missão de que os encarregaram.
Um abraço a todos os camaradas, vb.

Nota de L.G. - Há dias, em finais de Novembro, o V.B. mandou-me "mais algumas fotos daqueles tempos de 65 a 67". E mais disse: "Estou a juntar os papéis e a passar para português algumas memórias que estavam emaladas. À medida que estejam ordenadas, vou enviando para o fora-nada". São mais outras prendas de Natal para os nossos tertulianos!

2. O Mário Dias, por sua vez, diz-me que "a história da batalha Como [em 1964] está em andamento. Faltam apenas algumas datas exactas em que os factos ocorreram e a elaboração de um croquis com o máximo de pormenores que ainda consiga recordar. Ainda vai ser este ano". Camarada Mário, a nossa tertúlia não podía ter melhor prenda de Natal!

3. Por fim, o João Parreira:

Portugal - Guiné – 1963/66

Camarada Luís Graça

Como o tempo passa, e é bem certo!

Ainda hoje, já velhote, recordo, como se os acontecimentos tivessem sido ontem. Também não tenho outra alternativa pois as marcas com que fiquei no corpo não me fazem esquecer.

Sou de opinião que todos nós, que passámos pelo Ultramar naqueles tempos conturbados, tem a sua própia estória para contar, e é bom que assim seja.

Guiné > Brá, Outubro de 1975.

O Governador, General Schultz, o Comandante Militar e o Capitão Rubi (atrás) recebendo honras militares dos comandos em parada.

© Virgínio Briote (2005)

Eu não sou um bom exemplo, pois demorei 40 anos a decidir-me, e talvez por isso me tenha excedido um pouco, quer em pormenores pessoais, quer em descrições, algumas delas (e tanto quanto é do meu conhecimento), julgo serem as primeiras a ser divulgadas no que se referem ao Comandos formados na Guiné, mas se não fosse o excelente blogue do Camarada Luís Graça, talvez nunca o tivesse feito.

Decorria o ano de 1964, e tendo acabado de tirar o Curso de Operações Especiais em Mafra e em Penude (Lamego), sob o Comando do Tenente-Coronel Flamínio Machado da Silveira, fui um dos primeiros militares, em 6 de Setembro de 1964, a apresentar-se ao Ten. Cor. José da Glória Alves, Comandante do Batalhão de Artilharia 733, que se estava a formar no RAL 1, em Lisboa.

Como os praças estavam a começar a chegar, vindos das várias unidades do país, deu-me a oportunidade de os escolher e dar treino, para assim serem integrados na Secção que mais tarde iria liderar nas matas de uma das nossas Províncias.

Entretanto, um parente meu, Oficial do Exército, decidiu que eu não devia ir para o Ultramar (talvez por o filho ter sido ferido na Pedra Verde, em Angola) e que, quando chegasse a altura, teria um lugar à minha disposição na Secretaria do respectivo Ministério.

Ouvidos moucos, pois só lhe comuniquei a minha mobilização no dia do embarque (8 de Outubro de 1964).

Algumas semanas em Bolama com a minha Companhia, a [CART] 730, cerca de um mês no K-3 e ainda em Bissorã, com nomadizações e operações com algumas peripécias, apesar de tudo achei que não foram maus. O pior veio depois.

Em 6 de Janeiro 1965, cerca das 03H00, numa operação em Catancó (Olossato)(1), fui ferido com estilhaços de granada, bem assim como três outros camaradas, entre eles um praça e o meu Comandante de Pelotão que devido à gravidade tiveram que ser evacuados.

Na presença do Capitão, que tinha ficado com 3 pelotões em Cancongo a aguardar o nosso regresso, atribui-lhe as culpas, pois antes tinha discordado com a ordem que nos tinha dado, mas não quis ver a imprudência e puxou pelos galões.

Assim, rodeado por labaredas às quais fui alheio, decidi que devia sair da Companhia e, sem olhar a possíveis consequências, comuniquei-lhe de imediato que ia tomar as devidas providências para ir para Brá, para os Comandos.

Tinha já tomado conhecimento que em 28 de Novembro de 1964 no regresso de uma operação uma viatura do Grupo "Fantasmas" tinha sofrido o rebentamento de uma engenho explosivo na estrada de Madina do Boé – Contabane (1), perto do pontão do Rio Gogibe, tendo-se incendiado, o que originou a morte de oito Comandos, entre eles o Furriel Artur Pereira Pires (a quem fui substituir) e dois feridos graves.

Tal como era a minha intenção, e com a devida autorização segui em Fevereiro para Brá, onde me apresentei ao respectivo Comandante, Major Inf Cmd. António Dias Machado Correia Dinis que me comunicou que ia ser desde logo integrado no Grupo “Fantasmas”,que se encontrava reduzido, e nele participei em todas as operações até à sua extinção.

No mesmo Grupo fui ferido em mais duas operações, uma em 20 de Abril [de 1965], cerca da 01H00 após o regresso de uma operação na zona de Incassol (3)

O Grupo encontrava-se estacionado junto à CCAV 703 que se encontrava a guardar o perímetro, quando repentinamente fomos atacados.

Deste ataque a Companhia sofreu oito feridos (três deles graves) e os “Comandos” quatro feridos sem gravidade.

Noutra operação, a 6 de Maio, efectuada a um acampamento situado na mata a SW de Catungo (Cacine), em que foi capturado grande quantidade de material de guerra e sanitário, o Grupo (reduzido a 22 homens) teve 10 feridos, entre eles o Capitão de Artilharia Nuno José Varela Rubim que mais tarde ficou a comandar a Companhia de Comandos.

Em virtude de ter sido ferido com alguma gravidade fui evacuado de heli para o Hospital Militar em Bissau, bem assim como um grande amigo e camarada, o Furriel Joaquim Carlos Ferreira Morais, que, infelizmente, faleceu a meu lado e do qual ouvi a última palavra.

Como era amparo de mãe, e não tinha meios financeiros, teve que ser feita uma subscrição a fim de se angariar fundos para que o corpo pudesse regressar a Portugal.

Com a extinção do meu Grupo, que estava reduzido a pouco mais do que meia dúzia de homens fui integrado num dos dois restantes, os "Camaleões", os quais também acabaram por desaparecer, tal como o outro, os "Panteras", devido a muitos dos seus elementos terem terminado a comissão e estarem a aguardar o embarque.

Deste modo deixaram de existir os três primeiros Grupos de Comandos formados no 1º Curso e tornou-se necessário criar o 2º. Curso, no qual participei.

Tendo terminado o Curso deslocou-se a Brá, o Governador da Guiné, o Comandante-Chefe General Arnaldo Schultz, a fim de, em cerimónia oficial, nos colocar no peito os respectivos crachás.

Na mesma altura foram-nos entregues os restantes distintivos. Fui integrado então num dos quatro novos Grupos, os "Apaches".

Com o regresso a Portugal do Capitão Rubim, em Fevereiro 1966 ficou a Comandar a
Companhia de Comandos o Capitão de Artilharia José Eduardo Martinho Garcia Leandro, que até à data estava a comandar a Companhia 640, estacionada em Sangonhã.

Em Março de 1966 deu-se ainda início ao 3º. Curso, destinado a completar os Grupos existentes que já se encontravam desfalcados.

Para este Curso apresentaram-se um 2º Sargento, um Furriel e 18 praças. Fiquei nos "Apaches" também até à sua extinção, uma vez que chegaram a Brá, em 30 de Junho de 1966, os primeiros Comandos formados em Portugal, comandados pelo Capitão de Infantaria Comando Álvaro Manuel Alves Cardoso.

Apesar de todas as vicissitudes por que passei, em 19 de Agosto de 1966, pisei finalmente o solo da nossa Pátria.

Muitas vezes dou por mim a pensar se teria valido a pena o sacrifício e o sangue derramado, e se não teria sido melhor ter aceite a oferta e ter ficado na Secretaria, em Lisboa.

João Parreira (ex-Furriel Miliciano Comando)

(Sassoeiros-Carcavelos)
____________

Notas de L.G.

(1) Catancó, a noroeste de Olossato, 015°20'W 12°22'N,vd. carta da Guiné, 1961.

(2) Em Contabane, no sudoeste da Guiné, a estrada que vinha de Madina do Boé, junto à fronteira com a Guiné-Conacri, fazia depois a ligação com Xitole (a norte) e a Aldeia Formosa (

(3) Incassol, na margem esquerda do Rio Corubal,em frente a Candoea Beafada (na margem direita), entre o Xitole (a leste) e Fulacunda (a oeste). Vd. a Carta da Guiné e a Carta do Xitole: 14° 55' 60W 11° 43' 60N

2 comentários:

Abreu dos Santos disse...

... que rectifica a 2ª parte do s/anterior – e errado – "comment": quanto à 3ªCCmds, se em Out65 ainda lá não havia arribado (desembarcou em Bissau em 30Jun66), já quanto à 16ªCCmds esteve de facto na Guiné (obviamente não na data acima indicada neste "post"), mas em 16Ago68-24Jun70.

Polibio Robim disse...

...Caros Camaradas:
O motivo desta visita deve-se a uma curiosidade que eu gostaria de ver satisfeita.Saber se o Coronel Nuno Rubim,não será um familiar meu!a minha familia é da cidade do Porto,e tal como ele,servi na 2042ª Cª de Comandos em Angola, assim como um primo na 4042ªCmds, também em Angola.Devo acrescentar que sou um seguidor deste Blog há muito tempo,e fico sempre com essa dúvida!!Se for possivel agradecia esse esclarecimento.Por o mome não ser muito comum,é que me leva a perguntar.Um grande abraço.