Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Mansambo > Abril de 2006 > A fonte de Mansambo, quase 40 anos depois: aqui foi gravemente ferido, em emboscada montada pelos guerrilheiros do PAIGC, em 19 de Setembro de 1968, o Saagum, do 1º pelotão da CART 2339 (Mansambo, 1968/69). É o primeiro dos tugas a contar da esquerda.
© Hugo Costa (2006)
Caro Luis Graça,
O meu nome é Pedro Saagum. O nome, penso que não lhe deve ser estranho, sou filho do seu camarada José Clímaco Saagum (1).
Ontem depois de ver as imagens das filmagens que o meu pai fez agora quando lá esteve, fiquei com muita curiosidade para ver o material que estava disponível aqui na Internet.
Fiquei muito agradado em ver o seu blog, pela quantidade de informação e imagens que vocês têm sobre a Guiné e do tempo em que lá estiveram a lutar pelo nosso país.
Não vou dizer que estive a recordar, porque não estive lá, mas pelo menos deu para visualizar imagens que desde muito novo ouvia falar ao meu pai.
Obrigado
O Filho do Camarada Saagum
Pedro Saagum
Jolufra, Lda
__________
Nota de L.G.
(1) Vd post de 2 de maio de 2006 > Guiné 63/74 - DCCXXV: Do Porto a Bissau (12): A fonte de Mansambo (Albano Costa)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário