Texto do José Martins
Órfãos de Pátria é o título do primeiro trabalho a ser exibido no
Em Reportagem, na RTP 1. Na peça realizada pelo jornalista António Mateus, é
retratado o abandono dos comandos de origem africana que, durante a Guerra Colonial, combateram integrados no Exército Português em pleno território da Guiné-Bissau.
Abandonados pelo Estado Português no decurso da transição para a independência, todos os oficiais acabaram por ser fuzilados. Só as patentes mais baixas escaparam. No entanto, são, ainda hoje, alvo de discriminação, vivendo em situação de pobreza extrema e sem qualquer reconhecimento do País que defenderam.
António Mateus explica a escolha do nome: "Eles sentem-se portugueses, o que agrava a noção de abandono pelo Estado português."
O texto acima é parte da noticia do Correio da Manhã a anunciar um novo
programa a ir para o ar no próximo dia 9 de Maio a seguir ao telejornal.
Chegou-me através do site Moçambique - Guerra Colonial
Um abraço e bom fim de semana
José Martins
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário