quarta-feira, 27 de setembro de 2006

Guiné 63/74 - P1121: Carta Aberta ao Ranger Eusébio (Paulo Santiago)

Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Contabane > Quirafo > Feverereiro de 2005 > A fatídica GMC que serviu de caixão a muita gente no trágico dia 17 de Abril de 1972, na picada de Quirafo (entre o Saltinho, Contabane e Dulombi).

Foto: © João Santiago (2006)


Texto do Paulo Santiago:

Ranger Eusébio:

Há alguns anos, um camarada imprimiu do portal Terravista a sua história de guerra. Na altura não fiz qualquer comentário, não percebia nada de Net e de mails mas, entretanto, aprendi e daí o meu mail.

Pelas indicações que dá, o senhor pertenceu à CCAÇ, comandada pelo famigerado e incompetente Capitão-proveta Lourenço [, a CCAÇ 3490, Saltinho, 1972/74] (1). Penso que seria Furriel Miliciano, sendo o Armandinoo o Alf Mil de Operações Especiais da dita companhia.

O senhor falta à verdade em vários pontos da sua história:

1 - Não é verdade terem ficado uma noite em Bambadinca, onde eu estava: seguiram do Xime para Galomaro e aqui já não sei se pernoitaram ou seguiram para o Saltinho, via Pulom.

2 - Contrariamente ao que afirma, não tinha havido qualquer morto no Pulom. Montei muita segurança, quando do alargamento do carreiro dos djilas, o qual deu origem à picada que o senhor conheceu. Inaugurei essa picada juntamente com o Alf Mota (Operações Especiais) da [CCAÇ ] 2701 [Saltinho, 1970/72].

3 - O senhor não formou qualquer GE [Grupo Especial] (esta designação não existia na Guiné). Havia 8 militares no Pel Caç Nat 53, que fizeram algumas operações irregulares para lá da fronteira juntamente com outros, vindos de Bissau,sempre sem qualquer enquadramento de militares brancos. Este grupo foi inactivado, devido à estupidez e fanfarronice do proveta Lourenço.

4 - O senhor fala de HK47. Corrija, por favor, para AK47. Havia no Saltinho para aquele grupo de 8 militares um RPG2, que o senhor terá visto alguma vez e, por via disso, dizer que tinha um RPG7. Mais um engano.

5 - O senhor fala em muitos roncos. Pergunto: seus ou do PAIGC ?

6 -Tem uma foto com a legenda Operação Kirafo. Corrija para Quirafo. É lamentável utilizar aquele nome: além da aldrabice, o Quirafo, como sabe, evoca uma das maiores tragédias da Guiné. Devido à incompetência do seu capitão e do seu Comandante de Batalhão morreram naquele local mais de 20 pessoas, militares, milicias e civis. Morreu o seu camarada de Operações Especiais Alf Armandino, por quem o senhor deveria ter mais respeito, não inventando histórias.

Devo dizer-lhe, para lhe avivar a memória, não foi ninguém da sua companhia que correu, em socorro, para o local da emboscada. Foi o Pel Caç Nat 53, comandado pelo Fur Mil Mário Rui que não era Ranger. Esta emboscada, encomendada pelos seus comandantes, pode considerar-se um grande Ronco para o PAIGC. Junto uma fotografia da GMC, túmulo de seus camaradas, foto tirada em 2005: continua a atestar a estupidez criminosa do proveta Lourenço e do Castro Lemos (2).

O senhor queria ser herói. Não conseguiu e resolveu reescrever a história daquela época no Saltinho. É lamentável.

Santiago
ex-Alf Mil,
comandante do Pel Caç NAT 53
___________

Notas de L.G. :

(1) Vd. post anterior
(2) Castro Lemos: Julgo ser o comandante do Batalhão de Galomaro, o BCAÇ 3872.

Sem comentários: