quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

Guiné 63/74 - P1345: Questões politicamente (in)correctas (11): O Queta Baldé, a Associação de Comandos, o A. Mendes e eu (Beja Santos)

Resposta do Beja Santos a um comentário do nosso camarada A. Mendes, sobre o Queta Baldé, ex-soldado do Pel Caç Nat 52 e da 2ª Companhia de Comandos Africanos (1):

Clarificação
por Beja Santos

Meu caro Amílcar Mendes, meus caros tertulianos:

Visitei o Queta Baldé (2) ao tempo em que ele viveu em Chelas J, onde, aliás, viveu igualmente outro protagonista dos acontecimentos de Missirá e Bambadinca, Cherno Suane, meu guarda costas e também militar da 2ª Companhia de Comandos Africana.

A expressão alfurja pode parecer injusta para quem, como a Associação de Comandos, procurou desveladamente encontrar tecto para camaradas perseguidos e à busca de pátria. Contudo, a casa onde ele vivia, em cimento pintado de branco tinha de ser lavada todas as semanas com banho de água e líxivia, tal a quantidade de fungos instalados. O Queta tem um filho asmático cuja doença se agravou pela insalubridade das instalações.

Nada do meu texto leva a apontar qualquer responsabilidade à vossa gloriosa associação. Eu vi as instalações e ouvi os lamentos da mulher do Queta que seguramente tu conheces, a Cadi. Não há uma só referência no meu texto de qualquer negligência ou incúria praticada pelos comandos com os seus camaradas africanos.

O Queta vem cá trabalhar comigo na próxima quinta feira, dia 7. Se achares bem, telefonas-lhe (965666621) e vens dar-nos um abraço. O Queta exige ajudar-me a rememorar episódios que eu tinha atirado para o fundo do poço, desde a Operação Tigre Vadio (3) em que ele garante a pés juntos que entrei aos tiros no acampamento de Madina e só depois fui buscar água para os nossos feridos até operações onde ele participou comigo entre Janeiro e Março de 1969, e eu igualmente esqueci.

Feito o esclarecimento, ergamos um copo e brindemos à Associação de Comandos e à sua indefectível solidariedade entre camaradas.

Mário Beja Santos.

________

Notas de L.G.:

(1) Vd. post de 4 de Dezembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1339: Queta Baldé: um exemplo da solidariedade entre comandos (A. Mendes, 38ª CCmds)

(2) Vd. post de 30 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1329: Operação Macaréu à Vista (Beja Santos) (22): A memória de elefante do 126, o Queta Baldé

(3) Vd. post de 27 de Junho de 2006 > Guiné 63/74 - P918: Operação Tigre Vadio (Março de 1970): uma dramática incursão a Madina/Belel (CAÇ 12, Pel Caç Nat 52 e outras forças)

Sem comentários: