sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Guiné 63/74 - P2139: Estórias de Mansambo I (Torcato Mendonça, CART 2339) (9): Amigos mais velhos

Fundão > 27 de Janeiro de 2007 > "Amigo e camarada Torcato: devo ir aí à tua terra adoptiva, amanhã, de manhã... Se tiver tempo, apito-te"...

Foto: © Luís Graça (2007). Direitos reservados.

1. Mais uma estória do José, um alter ego do Torcato Mendonça, aqui reproduzida na série Estórias de Mansambo(1):

Amigos Mais Velhos

Lembrei-me, agora, de algo que me aconteceu nessas férias [, em Agosto de 1967].

É a recordação, o aviso e a revolta, de um homem, atrevo a chamar-lhe sábio. Não! Isso não, era um homem culto, isso sim! Os sábios vivem nas recordações oníricas e esta é, ainda hoje, bem real.

Sempre gostei de conviver com amigos mais velhos do que eu. Neste caso concreto, o meu amigo teria trinta e muitos anos mais do que eu.

Geralmente conversávamos à volta da mesa do café, eu, ele e um seu colega. Ficamos amigos os três. Era uma pessoa especial pela maneira cativante como falava, pelos mais variados temas que abordava e pelo modo, didáctico para mim, como respondia ás questões por mim colocadas.

Falava de literatura, música, fotografia e dos mais variados temas da vida. Uma vez falou-me longamente de vela… como veria ele hoje a America´s Cup…e as transformações operadas nos veleiros? Falta uma, o ponto de partida do nosso conhecimento, o xadrez!

Passado tempo, não quanto, certamente um ou dois anos, tive que partir e esses encontros foram interrompidos.

Reencontramo-nos numas férias curtas, talvez num fim-de-semana alargado, já eu tinha largos meses de vida militar. Falamos da tropa, do que se estava a passar com a juventude, com o País. Ele não via com bons olhos o Império. Opinião diferente tinha o colega. Não era hábito mas deu-me um conselho: tenha cuidado amigo, tenha cuidado pois tem que continuar a sua vida e ela nada tem a ver com militares.

Encontramo-nos ainda algumas vezes antes da minha mobilização. Falávamos, mais ele do que eu, sobre vários assuntos mas a vida militar estava muito presente, talvez demais, nas nossas conversas.

Antes do Natal de 67 disse-lhe:
- Vou para a Guiné.
- Encare as situações com calma – foi a resposta. - Você está um pouco diferente.

Meses depois, em Agosto de 68, vim passar férias e encontramo-nos num final de tarde. A alegria, o abraço com um apertar de mãos nos ombros. De repente olhou para mim e disse-me:
- Tire lá os óculos.

Eu tirei os usuais, na altura, Ray-Ban. Olhou-me, franziu a testa, deu um passo atrás e, pela primeira vez ouvi sair-lhe um palavrão:
- Filho de puta, o que é que lhe fizeram, onde está o rapaz que eu conheci há tão pouco tempo? Você está totalmente transformado, endurecido, diferente. Disse-lhe para ter cuidado.

Respondi-lhe:
- Aquilo é difícil, nada tem a ver com a vida normal. É uma aberração e nós somos forçados, para sobreviver – tanto mais que somos graduados e temos responsabilidades sobre outros – a entrar naquele jogo… aos poucos, sem dar por isso, somos mais um igual a tantos.

Falámos longamente nesse dia e mais umas duas ou três vezes.

Regressei à Guiné. Um dia voltei em definitivo. De quando em vez conversávamos… jogar xadrez não, faltava-me a concentração… tentava adaptar-me à vida normal ou civil… não era fácil…

Estivemos, talvez um ano ou dois sem nos vermos. Ele reformou-se e vivia junto de uma filha ou filho.

O acaso juntou-nos em Lisboa no meu local de trabalho – antigo local de trabalho dele – almoçámos juntos e falámos demoradamente.
- Os olhos não são os mesmos mas vão lá, disse-me na despedida.

Nunca mais nos encontrámos.

Enfim tempo idos, sem possibilidade de voltarmos a conversar. Ele e o amigo, pela lógica da vida, descansam em paz. Ficam-me as recordações e a saudade.

Continuamos noutro dia. Logo apareço por cá e voltamos a falar…

Torcato Mendonça
(ex-Alf Mil da CART 2339,
Fá Mandinga e Mansambo, 1968/79)
________________

Nota de L.G.:

(1) Vd. posts anteriores:

14 de Março de 2007> Guiné 63/74 - P1594: Estórias de Mansambo (Torcato Mendonça, CART 2339) (1): A dança dos capitães

16 de Abril de 2007 > Guiné 63/74 - P1666: Estórias de Mansambo (Torcato Mendonça, CART 2339) (2/3): O Zé e o postal da tropa

25 de Maio de 2007 > Guiné 63/74 - P1785: Estórias de Mansambo (Torcato Mendonça, CART 239) (4): Burontoni, mito ou realidade ?

27 de Junho de 2007 > Guiné 63/74 - P1892: Estórias de Mansambo (Torcato Mendonça, CART 2339) (5): O Casadinho e o Bessa, os mortos do meu Gr Comb, os meus mortos

7 de Julho de 2007 > Guiné 63/74 - P1929: Estórias de Mansambo (6): Matilde

17 de Agosto de 2007 > Guiné 63/74 - P2055: Estórias de Mansambo (Torcato Mendonça) (7): Eleições à vista...

21 de Setembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2122: Estórias de Mansambo (Torcato Mendonça) (8): Marcha, olha para mim, com ódio, peito erguido, cabeça levantada...

Sem comentários: