terça-feira, 7 de outubro de 2008

Guiné 63/74 - P3279: O Nosso Livro de Visitas (32): António Manuel Mendes Rodrigues, 1.º Cabo Enf da CCAÇ 2587/BCAÇ 2885, Guiné 1969/71


1. Mensagem do nosso camarada António Rodrigues, ex-1.º Cabo Enf da CCAÇ 2587/BCAÇ 2885, Guiné 1969/71, com data de 1 de Agosto de 2008.

Caro Luís Graça

Já há muito tempo que sou um leitor assíduo do teu/nosso blogue.

Chamo-me António Manuel Mendes Rodrigues, tenho 61 anos e estou aposentado. Trabalhava na ex-JAE (Junta Autónoma de Estradas), em Coimbra, quando esta foi extinta, passei à reforma, era assistente administrativo.

Também estive na Guiné em 1969/71, pertencia ao Batalhão dee Caçadores 2885 e estava na CCaç 2587, na zona de Mansoa e era 1.º Cabo Enfermeiro.

A partir de certa altura comecei a interesar-me e a guardar recortes de jornais e alguns livros que me chegavam à mão sobre a Guiné, (tenho pena que não fosse mais cedo) e fui pondo tudo para o monte. Depois de me reformar deu-me na cabeça de fazer um DVD da história do Batalhão, digitalizei todo o processo do Batalhão, que entretanto consegui arranjar e apliquei-lhe algumas fotografias que tinha.

Foi nesta altura que andei pelas internetes à procura de material relacionado com o Batalhão, que tive o primeiro contacto com o blogue (foi até hoje), mas sobre o Batalhão 2885 nada, mesmo sobre Mansoa pouca coisa consegui encontrar.

No principio deste ano apareceu no blogue o César Dias a perguntar pelo pessoal do Batalhão, se já tudo tinha morrido. Como já fazemos convivios a nível do Batalhão, salvo erro já vamos no 14.º, ainda hesitei em entrar em contacto com ele, porque sabia que isto nunca mais parava e como ando a tentar fazer um DVD sobre a minha cidade de Coimbra, a que chamei Coimbra antiga e onde já reuni cerca de 550 fotografias de Coimbra antiga, as mais recentes são de 1979, iria perder-me com a ligação ao blogue.

Entretanto acabei por entrar em contacto com o César Dias e o Luìs Nabais, a quem tenho mandado algumas coisas e eles têm-me instigado a falar contigo, se estarias interessado nesses trabalhos.

É nesse sentido que te mando em anexo uma pequena história da Guiné, antes da independência, poi se achares que tem interesse, vê o deves fazer.

Hoje mesmo vou mandar uma notícia que saíu num dos jornais de Coimbra ao Virginio Briote, se ele achar que a deve publicar tudo bem, já lhe mandei uma foto do granadero que ele me pediu.

Aceita as minha desculpas pelo tratamento, mas como vocês dizem no blogue toda a gente se trata por tu e por esta minha apresentação já estar muito longa.

Um abraço
António Rodrigues


2. Resposta enviada ao António Rodrigues, hoje mesmo

Caro António Rodrigues
As nossas desculpas por só agora estarmos a dar resposta à tua mensagem, mas porque a mandaste para o endereço pessoal do Luís Graça, e ele estava de férias nessa altura, ficou por lá escondida até hoje.

Deves usar preferencialmente o endereço luisgracaecamaradasdaguine@gmail.com, porque a este endereço têm acesso todos os editores do Blogue.

Em nome dos editores respondo-te, dando-te desde já as boas vindas à Tabanca Grande, onde, como sabes, temos já pessoal do teu Batalhão.
Vem a propósito dizer-te que eu próprio, melhor, a minha Companhia (CART 2732) que esteve em Mansabá entre Abr70 e Fev72, pertenceu também ao teu Batalhão, exactamente até Nov70.

Quando puderes manda as fotos da praxe (uma do tempo de tropa e outra actual, tipo passe de preferência, em formato JPEG) para seres formalmente apresentado à Tertúlia, já que no primeiro contacto és apenas considerado visita, VIP, diga-se.

A tua História da Guiné, que já espreitei, no formato em que enviaste (PP) não é muito propício para apresentar no Blogue. Terá que ser passado todo o texto para Word e as fotos exportadas para o formato JPEG. Manga de trabalho. Se um dia que estejas bem disposto, quiseres fazer isso e reenviar, nós publicaremos em dois ou três postes.

Poderás também enviar as histórias da tua guerra acompanhadas de fotos legendadas, pois como Enfermeiro terás outra visão da guerra que fizemos, mas que não foi vista nem vivida da mesma maneira por todos.

Ficamos à espera de novas notícias tuas, esperando que nos desculpes este lapso de tempo de resposta.

Recebe um abraço dos editores e de toda a tertúlia
Carlos Vinhal

Sem comentários: