terça-feira, 7 de outubro de 2008

Guiné 63/74 - P3278: Tabanca de Matosinhos (3): Convite do Fernando Moita para uma incursão a Felgar, concelho de Torre de Moncorvo (José Teixeira)


1. Mensagem do nosso camarada José Teixeira, ex-1.º Cabo Enfermeiro da CCAÇ 2381, Buba, Quebo, Mampatá e Empada , 1968/70, com data de 2 de Outubro de 2008:

Caríssimos editores.
O Moita convida e nós aceitamos o convite.

Ele quer alargar o convite, muito em especial ao Luís e co-editores e nós fazemos o convite.
Agora é só confirmar e prepararem-se para ir até Moncorvo no dia 11 - sábado

Ponto de encontro - Santuário de Nossa Senhora do Amparo, em Felgar

Fernando Moita
Telf. 279 929 155 ou Telm. 918 791 698

Junto pequeno texto sobre o Moita para publicarem se for esse o entendimento.

Fraternal abraço do
José Teixeira


A TABANCA DE MATOSINHOS VAI FAZER MAIS UMA INCURSÃO.
Por Zé Teixeira

O Fernando Moita, nascido e bem criado na freguesia de Felgar, junto a Moncorvo – Trás- os Montes, descobriu há cerca de um ano este Porto de Abrigo, em Matosinhos.

Veio experimentar, gostou e ficou. Agora sempre que pode, desce ao povoado para estar com a maralha. É sempre bem-vindo, como todo e qualquer camarada que apareça devidamente apetrechado com vontade de comer, vontade de conviver e armada do indispensável patacão.

Aproveitou para ir até à Guiné-Bissau, por ocasião do Simpósio Internacional de Guileje (Bissau, 1-7 de Março de 2008), matar saudades, construindo um pouco mais da sua história de vida. Foi um excelente companheiro, que o digam os camaradas de viagem. Todas as manhãs, cedinho, ligava para a Rádio do Ti João, lá na sua terrinha, onde corria o programa Como és linda, ó minha aldeia!


Foto 1 > O Moita, de camisa clara ao centro, rodeado do Paulo Santiago, Zé Teixeira, Xico Silva, João Rocha, Silvério Lobo, um camarada de Coimbra, cujo nome peço desculpa, mas não me recordo e o filho do Pires e ainda o motoqueiro que nos acompanhou em toda a viagem, a caminho da Guiné
Então, começava por transmitir as aventuras, quiçá desventuras do dia anterior. Depois armado em repórter, entrevistava o camarada que estivesse a seu lado, ou ia à pesca de algum desprevenido e lá lhe sacava a entrevista. Era um espectáculo !
Foto 2 > A felicidade do Moita ao localizar a velhinha, sua comadre, com quem conviveu em Bula, acompanhado de um dos muitos netos.

Foto 3 > A família veio toda para ficar na foto de recordação, com o Sinhor Moita
Nesta sua visita voluntária à Guiné-Bissau, ia norteado por quatro motivos base: (i) localizar uma família muito querida com quem conviveu em Bula no tempo da guerra, convivência essa que se tinha saldado por apadrinhamento de uma bebé, hoje uma senhora; (ii) o encontro com a afilhada de quem nunca mais se esquecera; (iii) o cumprimento de promessa de levar uma imagem de Nossa Senhora do Amparo, padroeira da sua aldeia, para ser colocada na Igreja de Bula; e sobretudo (iv) matar saudades do tempo que passou por lá.
Foto 4 > O Moita e o encontro com a afilhada. Que belo momento !

Foto 5 > A afilhada do Moita com a sua filhota, que o Moita quer trazer para estudar em Portugal.

Foto 6 > O Moita, em plena mata do Cantanhez, à frente do singelo monumento às vítimas das bombas de napalme que foram semeadas naquela mata, posando com um antigo guerrilheiro do PAIGC. Um encontro/ reencontro de paz.

Foto 7 > Finalmente a promessa do Moita foi cumprida. A imagem de Nossa Senhora do Amparo, transportada com todo o carinho e devoção pelo Moita desde Felgar, encontrou um altar em Bula. Testemunharam o acto o Silvério Lobo, o Álvaro Basto e o Zé Teixeira.

Creio bem que o Moita conseguiu tudo isso. No regresso era um homem feliz.

Foto 8 > A felicidade do Moita à porta da Casa Teresa para avaliar a viagem. Presentes, o Barbosa, o Xico Allen, o Álvaro Basto e o Zé Teixeira

Ultimamente o Fernando Moita andava muito triste. Queria receber pela segunda vez a Tabanca de Matosinhos na sua querida aldeia. Então, nós, adversos a tristezas, pois lá diz o ditado tristezas não pagam dívidas, decidimos fazer-lhe a vontade.

Vamos alugar um Matador e talvez uma GMC e preparamos o assalto para o dia 11 de Outubro, sábado próximo.

Ele que se prepare, com rancho melhorado, pois os camaradas da Tabanca de Matosinhos e todos quantos quiserem aparecer, vão lhe dar que fazer nesta visita à sua linda aldeia de Felgar em Moncorvo (*).
_________________

Notas de CV:

(*) Sobre Felgar:


Capela de N. Sra. do Amparo

Distância a Torre de Moncorvo: 12 km
N.º de habitantes: 1100
Área: 3623 ha
Povoações: Carvalhal, Felgar
Orago: S. Miguel.


Actividades Económicas: Agricultura, pastorícia, indústria (construção civil, extracção de inertes, mobiliário, serralharia, transformação de madeira e alimentar), comércio e serviços.

Festas e Romarias: N. Sra. do Amparo (3º domingo de Agosto), S. Sebastião (Agosto, móvel), St. Bárbara (Setembro, móvel) e St. Bárbara (Maio, móvel) em Carvalhal.

Património Cultural Edificado: Igreja matriz, capelas do Espirito Santo, de S. Lourenço, de N. Sra. do Amparo, de St. Cruz, de N. Sra. da Conceição e de St. Bárbara.

Outros locais de interesse turístico: Santuário de N. Sra. do Amparo, miradouro natural, margens do rio Sabor, praia fluvial, moinhos, ruínas da fábrica de lanifícios, forno e turismo de habitação.

OBS:- Estas e outras informações sobre Torre de Moncorvo e suas freguesias, podem ser obtidas na página da Câmara Municipal em http://www.cm-moncorvo.pt/


___________________

Vd. último poste da série Tabanca de Matosinhos de 4 de Outubro de 2008 > Guiné 63/74 - P3268: Tabanca de Matosinhos (2): A Tabanca de Matosinhos mudou de abrigo (José Teixeira)

Sem comentários: