segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Guiné 63/74 - P3273: PAIGC: Como foi visto o ataque, a Cabedu, de 28 de Outubro de 1964 (Norberto Costa)


Guiné > PAIGC > Relato manuscrito de um ataque a Cabedu, no tempo da CCAÇ 555 (1963/65):
"No dia 28/10/[64], grupos dos nossos camaradas, compostos de 224 homens, atacou durante a noite o quartel de Cabedu. O ataque demorou cerca de uma hora de tempo (sic). Os nossos homens avançaram ainda em 3 grupos, comandados pelos DOIS mesmos (sic) e pelo camarada José Cardoso. Arafan chefiava o grupo de morteiro e NINO dirigia e controlava a operação. Os inimigos sofreram uma baixa tremenda não só de mortos como de feridos. (Informações dadas pelo camarada que em Cabedu fazia o serviço de contra-espionagem. Uma parte da Ultramarina foi destruída. Do nosso lado, dois mortos e cinco feridos)".


Notas complementares da Fundação Mário Soares / Dossier Amílcar Cabral:

Pasta: 04611.061.005
Assunto: Comunicado [Região 1, Zona 8]
Termos de referência: Comunicado sobre o ataque dos combatentes do PAIGC, comandados por Arafam [Mané?] e Nino [Vieira], ao quartel de Cabedu, assim como o ataque comandado por Quemo Mané ao quartel de Fulacunda.
Data: s/d
Observações: Doc. incluído no dossier intitulado Correspondência manuscrita 1961-1964.

Fonte: © Fundação Mário Soares > Guiledje · Simpósio Internacional · Bissau, Guiné-Bissau · 1 a 7 de Março de 2008 > Documentos (Com a devida vénia...)

1. Mensagem do nosso camarada Norberto Gomes da Costa, ex-Fur Mil At Inf, CCAÇ 555, Cabedu (1963/65) (*):


Meus caros Luís Graça, Carlos Vinhal e Virgínio Briote,

Após umas semanas de ausência, cá estou a tentar contribuir para que o blogue não perca a dinâmica que mostra ter, um pouco graças às contribuições dos nossos amigos e camaradas, mas, sobretudo, em virtude da excelente equipa de editores que possui.

Desta vez quero partilhar com todos vós um curioso documento manuscrito que o nosso amigo Capitão Ritto, comandante da minha companhia (CCaç 555), sedeada em Cabedú, entre 1963 e 1965, conseguiu, penso que do arquivo Amílcar Cabral, que se encontra na Fundação Mário Soares, e que teve a amabilidade de me confiar, a fim de, precisamente, o enviar para o nosso blogue. Trata-se dum pequeno relatório, produzido, provavelmente, pelo chefe do grupo de combate dos guerrilheiros do PAIGC que atacaram o nosso quartel em [28 de] Outubro de 1964.

Costuma dizer-se que em tempo de guerra mente-se como terra, ou seja, muito. O papel confirma isso mesmo: fala em vários mortos e feridos da nossa parte ["uma baixa tremenda não só de mortos como de feridos"] e a verdade é que houve apenas um morto (por sinal, um soldado indígena), sem que se tivesse registado algum ferido. Mas claro, era preciso dar ânimo às tropas e nada melhor que exagerar os êxitos e menorizar os insucessos. Provavelmente, em certas situações, teremos cometido semelhantes pecadilhos, o que torna este tipo de afirmações normais, dado o contexto em que são proferidas.

Quando se referem ao informador que teriam em Cabedú, proferem uma afirmação verdadeira. Estava por nós referenciado e, por conseguinte, controlado. Tratava-se dum rapaz empregado da casa comercial Ultramarina, que exercia a sua actividade dentro da cerca do aquartelamento e morava na tabanca sosso/nalú nas imediações das nossas instalações.

Achei muito interessante, mesmo do ponto de vista histórico, ler um manuscrito destes. Muitas vezes estes guerrilheiros nem sequer eram letrados; provavelmente, quem comandava lá saberia alguma coisa de português ou crioulo, para poder informar o comandante do sector que era, como sabem, o Nino Vieira, actual presidente da Guiné Bissau.

E pronto, meus caros amigos, por hoje é tudo.

Abraço à Tabanca Grande.

Norberto Gomes da Costa

2. Comentário de L.G.:

Meu caro Norberto:

A qualidade e a dinâmica do nosso blogue dependem sobretudo de ti e dos demais camaradas e amigos que fazem parte da Tabanca Grande... São eles que alimentam o nosso blogue. São vocês... São vocês que são o pão nosso de cada dia... Nós, a equipa editorial (eu, o CV e o VB), fazemos o nosso trabalho, com afinco, com paixão, com dedicação, mas nunca nos poderemos (nem queremos) substituir ao colectivo, aos muitos talentos e boas vontades que são todos vocês, que nos mandam textos, documentos, imagens, comentários, críticas, sugestões e por aí fora...

Obrigado, Norberto, pelo teu incentivo, pelo precioso documento que tão oportunamente nos fizeste chegar, bem como pelos teus comentários a esse documento... Mas, já agora, repara: não conheço, por dentro, o arquivo Amílcar Cabral. O que dele conheço é através da consulta do respectivo sítio na Internet. O autor deste documento deve ser facilmente reconhecido pela sua caligrafia (que é claramente a de um intelectual, de um dirigente com formação superior, com bom domínio da escrita e do português)... Seria interessante averiguar quem escreveu esta nota. Comparando com outros documentos, manuscritos por Amílcar Cabral, parece-me, à primeira vista, que este, sobre o ataque a Cabedu em 28/10/64, também poderá ter sido escrito por ele.

Por outro lado, tudo indica que este curto relato tenha sido baseado numa inf0rmação oral... Pormenor curioso: o autor não esconde que houve, por parte dos guerrilheiros, 2 mortos e 5 feridos, o que para o PAIGC eram baixas avultadas...

Já agora ficas a saber que há uma série de documentos do PAIGC, incluindo manuscritos do Amílcar Cabral, disponíveis no sítio Fundação Mário Soares > Guiledje, Simpósio Internacional, Bissau, Guiné-Bissau, 1 a 7 de Março de 2008 >. Tive o privilégio de ver, em Bissau, a excelente exposição que a Fundação Mário Soares montou a propósito do Simpósio de Guileje. Nessa exposição foram também utilizados materiais cedidos pelo osso blogue, o que muito nos honrou.

___________

Nota de L.G.:

(*) Vd.postes de:

16 de Julho de 2008 > Guiné 63/74 - P3063: Notícias da CCAÇ 555 (Cabedu, Out 1963/ Out 1965) (Norberto Gomes da Costa)

11 de Agosto de 2008 > Guiné 63/74 - P3127: Memórias da CCAÇ 555, Cabedú 1963/65 - I Parte: Baptismo de fogo junto à Ilha do Como (Norberto Costa)

12 de Agosto de 2008 > Guiné 63/74 - P3130: Memórias da CCAÇ 555, Cabedú, 1963/65 - II Parte: O nosso quotidiano em Cabedú (Norberto Costa)

13 de Agosto de 2008 > Guiné 63/74 - P3131: Memórias da CCAÇ 555, Cabedú, 1963/65 - III Parte: Cabedú... até ao nosso regresso (Norberto Costa)

16 de Agosto de 2008 > Guiné 63/74 - P3134: Blogoterapia (60): Memórias da CCAÇ 555, Cabedu, 1963/65 (Norberto Costa)

Sem comentários: