sábado, 11 de outubro de 2008

Guiné 63/74 - P3296: Controvérsias (4): O acidente aéreo de 26 de Julho de 1970 (Jorge Picado)

1. Mensagem do Jorge Picado, ex-Cap Mil das CCAÇ 2589, Mansoa, na altura em que se deu o acidente aéreo que vitimou 4 deputados e e militares da FAP (um piloto de heli e um mecânico) (*):

Amigos e Camaradas:

Acerca da queda do helicóptero no Rio Mansoa onde morreram os 4 Deputados e os 2 elementos da FA, eu, como Cmdt da CCaç 2589 citada como também envolvida na segurança durante o seu trajecto para Mansabá, nada posso dizer porque me encontrava de férias na Metrópole.

Só tive conhecimento posteriormente e até julgo que foi já no CAOP 1 em Teixeira Pinto. O acontecimento ocorreu no dia 26JUL70, precisamente na viagem de regresso de Teixeira Pinto para Bissau.

A confusão entre 25 e 26, está também na própria publicação que o camarada Carlos cita, porque se na pág. 490 refere o dia 26, na pág. 591 (Cronologia) escreve-se "1970.07.25 - queda de um heli..." e nada a 26. Mas este é o dia do acidente, pois, como escreve o camarada Beja Santos na sua carta, a 25 estiveram em Bambandica até meio da tarde. Se foram daqui pernoitar a Bissau ou já a Teixeira Pinto é que não sei.

Não vale a pena pensar noutras hipóteses, que considero absurdas, para o acidente.
As causas foram naturais.

O trajecto entre T. Pinto e Bissau, talvez uns 45 Km em linha recta, durava muito menos de 1/2H. Fiz este trajecto mais do que uma vez, quer de DO quer de Heli e posso precisar, como diz o Jorge Félix, que na época das chuvas as modificações meteorológicas eram rapidíssimas e as "muralhas negras" que rapidamente envolviam tudo deslocavam-se talvez com maiores velocidades que aqueles meios aéreos.

Numa dessas viagens, num heli, já depois de passar o Rio Mansoa, portanto já sobre a Ilha de Bissau, ao longe, pela frente desenhava-se um quadro desses. Um céu completamente preto do qual não se defenia a linha do horizonte. Felizmente estávamos perto de Bissalanca e chegámos a tempo, mas a caminho de Santa Lúzia a tempestade desabou sobre o jipe.

Naquela fatídica viagem a "muralha" (não sei se seria tornado, tufão ou furacão) apanhou os 3 helis entre JETE (não confundir com Ilha de JETA) e a Ilha de LISBOA (em pleno Rio Mansoa), perdendo o contacto visual, mas 2 deles conseguiram aterrar de emergência, não sei se nas bolanhas de JETE ou na Ilha de LISBOA. Aliás como o Jorge Félix diz que faziam, para se livrarem daqueles fenómenos meteorológicos.

Se isto acrescenta alguma coisa ao assunto, não sei, mas são as minhas recordações.

Abraços

Jorge Picado

___________

Nota de LG.:

(*) Vd. poste de 10 de Outubro de 2008 > Guiné 63/74 - P3292: Controvérsias (3): O acidente de helicóptero que vitimou Pinto Leite (J. Martins / J. Félix / C. Vinhal / C. Dias)

Sem comentários: