1. Segunda história de Juvenal Candeias, ex-Alf Mil da CCAÇ 3520, Cameconde, 1971/74.
INCÊNDIO NO RIO
Desconheço estatísticas referentes a acidentes ocorridos na Guiné, durante a guerra, nem mesmo o número de mortes que terá tido essa origem. Não sei mesmo se existe esse tipo de estatísticas.
Porém, quem por lá passou, está seguro que o número de acidentes foi significativo.
Se um militar limpa a G3 em posição de fogo e coloca a ponta do cano no sovaco é provável que, na melhor das hipóteses, nos meses seguintes, apenas consiga transportar a arma no ombro do sovaco oposto…
Se um operacional está de sentinela à porta de armas, dispõe de uma mesa para jogar sueca com os amigos, encosta ao pé da mesa a FBP (Fábrica Braço de Prata – extraordinária pistola metralhadora portuguesa que mesmo em posição de tiro a tiro constitui uma verdadeira surpresa, pois nunca se sabe se de lá vem uma rajada…) e vem um cão que a deita ao chão… aí está a referida rajada, que tem, na melhor das hipóteses, o efeito de fazer saltar das cadeiras os quatro parceiros de sueca para que possam dançar uma versão improvisada do kuduro…
Se um atirador de infantaria está na praia a fazer treino de tiro, dispara um dilagrama (adaptação que permite lançar longe uma granada defensiva através da espingarda G3) a uma distância de três metros, é provável que todos os camaradas mergulhem para trás das três canoas gentílicas que estão por perto… a granada, na melhor das hipóteses, não rebenta… e não rebentou mesmo!... (às vezes os defeitos de fabrico até dão jeito!).
Negligência, distracção, inconsciência da juventude, factores incontroláveis, são, entre outras, razões justificativas.
Pesca artesanal no Rio Cacine
01 JANEIRO 1973
Dia de Ano Novo! Seria um dia igual a tantos outros passados no mato! Mas não o foi!
A tarde estava quente e húmida, como era habitual nesta altura do ano, a pele mantinha-se permanentemente pegajosa e a melhor solução era estar na água ou muito perto dela!
Cacine era frequentemente visitada pela Marinha, que patrulhava o rio, permanecendo vários dias e ancorando ao largo, mesmo em frente do aquartelamento!
Eram dias que permitiam também algum convívio Exército - Marinha, com jogos de futebol em que a discussão e rivalidade Sporting - Benfica pouco tinham de comparável, tal era o entusiasmo gerado!
Os almoços, ora no exército, ora nos barcos da Marinha, ocorriam, pelo menos uma vez em cada visita!
Uma amizade forte caracterizava esta relação!
Neste 1.º de Janeiro de 1973, uma LFG (Lancha de Fiscalização Grande) - não querem que seja capaz de dizer o nome, 36 anos depois, pois não? Ainda bem!... - Ou seria uma LDG (Lancha de Desembarque Grande)? Talvez a “Montante”!... Talvez a “Bombarda”!... Seja, portanto, a LFG que terminava a missão em Cacine e voltava a Bissau!
Uma boa oportunidade para uma despedida adequada!
Coincidência das coincidências!... Nesse mesmo dia estava planeada uma patrulha fluvial, pelo que alguns voluntários prepararam o respectivo sintex.
Importa dizer que a Companhia de Caçadores 3520 estava equipada com dois sintex, barcos em fibra de vidro, com motor fora de bordo, que dispunham de dois bancos longitudinais com capacidade para não mais de 10 pessoas.
Barco preparado, entraram a bordo, para além do necessário operador de sintex, três operacionais, devidamente fardados de calção e T-shirt e óculos escuros!
Transportavam, naturalmente, material de guerra diverso, nomeadamente, duas espingardas G3 (chegava e sobrava!), um depósito de combustível de reserva (não fosse a operação prolongar-se!), uma máquina fotográfica (imprescindível numa perigosa operação de patrulhamento!), cigarros SG Filtro e um isqueiro Ronson!
O material foi distribuído, depósito de combustível no chão, restante nos bancos, já que a lotação estava longe de esgotada!
Importa, contudo, e antes de mais, dizer que o território da Guiné é bastante plano, pelo que, na maré cheia, o mar entra pelos rios, provocando a inundação das margens pantanosas, submergindo uma significativa parcela do território – cerca de 8000 Km2 dos 36.000 Km2 que constituem a superfície da Guiné.
O Rio Cacine, bastante extenso e largo, obedece a esta realidade, com fortes correntes e margens pantanosas repletas de árvores anfíbias – o tarrafo.
O rio proporciona às populações ribeirinhas o enriquecimento da sua dieta com peixe (desconheço os correspondentes em português para as denominações em dialecto local, mas destaco uma espécie de tubarão, inofensivo, que, qual golfinho, costuma acompanhar os barcos!) e marisco (ostras e camarão).
Constitui ainda uma óptima via de comunicação, num território em que as estradas, no interior, eram, praticamente inexistentes.
Foi nesta importante via de comunicação que iniciámos o nosso patrulhamento, que deveria levar-nos a um dos seus inúmeros afluentes!
Mas antes disso, havia que acompanhar, por algum tempo, a LFG, rumo a jusante, o que constituía a nossa despedida!
Com quase todo o pessoal da Marinha no convés, e depois de algumas acelerações, abandonámos a LFG, que continuou a ser acompanhada pelos tubarões, e tomámos o caminho de montante, para procurarmos o afluente, objectivo da nossa patrulha.
Na confluência dos rios, e porque os preliminares haviam consumido bastante combustível, decidiu-se transferir alguma gasolina do depósito de reserva para o depósito do motor.
Operação complicada que provocou o transbordo de combustível para o fundo do barco!
Nem todos, porém, estavam atentos ao transvase, preocupando-se mais com as fotografias!
E se ao passatempo da fotografia associarmos o vício de fumar, que nem sempre mata, mas pode provocar prejuízos colaterais, temos os ingredientes suficientes para uma grande confusão!
Foi o que aconteceu!... O fotógrafo retira um SG, dispensa a utilização do Ronson, acende o cigarro com os seus fósforos - típico do crava – e atira o fósforo aceso para o fundo do barco. O calor e a ausência de qualquer aragem, provoca o imediato incêndio da gasolina que tinha transbordado para o fundo do barco!
Homens ao mar, melhor, ao rio, verifica-se então que o operador de sintex… não sabe nadar – como é possível! – um outro, nada apenas o suficiente para não se afogar e – haja Deus! – há dois bons nadadores!
A cena imediata é trágica e caricata, com o operador de sintex a agarrar-se a quem pouco sabia nadar até que, finalmente, os bons nadadores colocam alguma ordem na questão, fazendo agarrar os maus, ao próprio barco e à corda de atracagem!
O plano seguinte passava por fazer chegar o barco ao tarrafo, onde nos agarraríamos às árvores e esperaríamos que alguém fosse em nosso socorro!
Não estava fácil! Por muito que nadássemos, a corrente não permitia a mínima deslocação!
As chamas eram cada vez maiores! A gasolina dos depósitos, deixados abertos, começara já a arder! As munições da G3, por acção do fogo, rebentavam por todo o lado!
O receio de explosão dos depósitos – provavelmente, abertos não poderiam explodir – começou a pairar!
As chamas dificultavam já mantermo-nos agarrados ao barco!
Que iria acontecer?
De repente, vindos do nada, surgem dois zebros dos fuzileiros, que nos içam em peso, lá para dentro, que as forças já não davam para entrar de outro modo!
Salvos!
As chamas tinham sido vistas do quartel e, rapidamente, os fuzileiros, que tinham, nessa altura, aquartelamento em Cacine, colocaram os barcos no rio, e foram em nosso socorro!
Desta estávamos safos! Mas como iríamos justificar tanto material danificado ao Exército? O tio Jaime – amigo com influência em Bissau – resolveria mais essa situação!
Não houve apoio psicológico! O trauma foi grande e persistiu! Ainda hoje há quem não aprecie um calmo passeio à beira-rio.
__________
Nota de CV:
(*) Vd. poste de 6 de Maio de 2009 > Guiné 63/74 - P4294: Tabanca Grande (136): Juvenal Candeias, ex-Alf Mil da CCAÇ 3520, Cameconde (1972/74)
Vd. último poste da série de 7 de Maio de 2009 > Guiné 63/74 - P4299: Histórias de Juvenal Candeias (1): Pirofobia ou a mina que não rebentou por simpatia
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
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3 comentários:
Pois é, Juvenal, é por essas e por outras que a rapaziada sofre do tal stresse pós-traumático de guerra...
Ironia à parte, deixa-me dar-te os parabéns pelo poderoso narrador, cronista e contista que veio enriquecer a nossa tertúlia literária...
Revi o Rio Cacine e as suas deslumbrantes margens... Fiz a travessia do rio, em 2 de Março de 2008, numa canoa de tipo senegalesa, motorizada, a abarrotar, dos pescadores locais, sem coletes nem boias de salvação... Entrámos e saímos com água bastante acima do joelho, já que não havia cais acostável... Senti o cheiro, a cor, a força, a magia do Rio Cacine. Adorei ler o teu texto. Obrigado.
PS - Fez se trazes, para o blogue, malta da Marinha do teu tempo. Grandes camaradões!
O Manuel Lema Santos, que foi imediato da Orion, é capaz te dizer qual era o navio que estava lá nesse dia e hora... Vou contactá-lo.
Bem..... calculo que tenham aprendido a lição e que hoje sejam pessoas para quem a "segurança" esteja sempre nos lugares da frente.
Já agora aproveito para salientar o facto de já há muito não ler uma história em que os elementos da nossa Marinha entrassem. Para além daqueles relacionados com a "Orion" e os heróicos, emocionantes e dramáticos acontecimentos relatados a propósito de Gadamael, essencialmente referenciados pelos nossos "Tabanqueiros" da Orion e também por aqueles que de perto viveram essa odisseia, não me recordo de ver outros artigos com referência aos Fuzileiros ou outros elementos da Marinha.
E aqui, nesta tua história, aparecem várias vezes, a última das quais fazendo o papel que normalmente se atribui aos nossos "anjos alados", só que desta vez sem asas, pois vieram salvar-vos por mar....
Um abraço
Hélder S.
O apelo é para todos: Vejam se trazem mais malta da Marinha... Os nossos tabanqueiros da Marinha contam-se pelos dedos da mão: Pedro Lauret, Manuel Lemas Santos - os dois imediatos da LFG Orion, na Guiné, em épocas diferentes -, o Zeca Macedo (Fuzo, também passou por Cacine, hoje a viver nos States), o Jorge Santos (também fuzo, mas em Moçambique), o Henrique Pinto (radiotelegrafista, vive em Arouca)...
E quem mais ?... Será que me estou a esquecer de mais alguém, que tenha entrada nestes últimos meses ?...
De qualquer modo, precisamos de reactivar contactos e afectos com os nossos bravos marinheiros...
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