domingo, 17 de maio de 2009

Guiné 63/74 - P4363: Convívios (132): Pessoal da CCAÇ 3520, no dia 2 de Maio de 2009 no Funchal, Ilha da Madeira (Juvenal Candeias)

1. Mensagem de Juvenal Candeias, com data de 15 de Maio de 2009:

Olá Carlos, espero que estejas bem!

Envio-te uma pequena reportagem sobre o 35.º Encontro da nossa Companhia e algumas fotografias do acontecimento!

Que tenhas um bom fim de semana!

Um grande abraço.
Juvenal Candeias


35.º ENCONTRO DA CCAÇ 3520

A Companhia de Caçadores 3520 era uma Companhia independente, com origem no Batalhão Independente de Infantaria 19, actual Regimento de Infantaria n.º 3, do Funchal, que prestou serviço na Guiné, de Dezembro de 1971 a Março de 1974.

Denominados os “Homeopáticos de Cacine” passaram sucessivamente pelo Cumeré, Cacine/Cameconde e Quinhamel/Biombo. Um dos seus GCOMB esteve também em Guileje.

Celebram, desde sempre, o seu Encontro Anual, normalmente no Continente, donde eram oriundos os Oficiais, Sargentos e Praças Especialistas, e raras vezes na Madeira, onde pertencia a generalidade dos operacionais.

Em 2009, o 35.º Encontro ocorreu no Funchal, no passado dia 2 de Maio!

As celebrações, que, entre antigos militares e familiares, mobilizaram quase uma centena de pessoas, começaram cedo, com os habituais abraços à porta do quartel, hoje integrado em zona residencial, bem diferente dos bananais que o envolviam há 38 anos!

Seguiu-se uma visita ao Museu da Unidade, onde, naturalmente, as peças em destaque só poderiam ser… o Guião da CCAÇ 3520 e a imagem de Nossa Senhora – a "Senhora" como a tratavam os madeirenses – que nos acompanhou nos vinte e oito meses de viagem à Guiné!

Imagine-se o número de fotografias captadas!

De seguida celebrou-se uma missa em memória dos camaradas já falecidos, na vizinha Igreja do Rosário, para onde tinha sido deslocada a imagem de Nossa Senhora da CCAÇ 3520, que recebeu uma coroa, oferecida pelo camarada Pestana e benzida pelo Padre.

Da celebração constou ainda uma homenagem aos mortos em combate da Unidade, com deposição de flores e uma visita às instalações do quartel, onde verificámos as benfeitorias ali realizadas!

Finalmente dirigimo-nos para o rancho, que era hora de atacar o almoço melhorado, que o 2.º Comandante da Unidade teve a gentileza e simpatia de nos proporcionar e a bonita 1.º Sargento Vagomestre de nos preparar – como são diferentes os tempos!...

As fortes emoções continuaram! Histórias imensas! Uma mistura de riso - lágrimas pairava no ar!


O pior e o melhor!

Os ataques aos aquartelamentos com RPG7 e mísseis ou as futeboladas dominicais;

as frequentes minas nas picadas e nos trilhos ou os mergulhos no Rio Cacine;

o arroz com cavala de conserva (experimentem, é nouvelle cuisine!) ou o guisado de porco – espinho;

a evacuação dos mortos e feridos de Gadamael e Guileje ou a sorte de termos um grupo de combate na retirada de Guileje e não termos baixas…

Gente que não se via há 35 anos! O Pestana, o outro Pestana (a velhinha) o Spínola (que não é o Caco), o Santos, o Nunes, o Faria, o Canastra, o Vicente, o Viveiros, o Saturnino, o Max, o Jesus, o Fernandes, o outro Fernandes (o cozinheiro)… grandes madeirenses, grandes homens…

Falava-se dos vivos, dos mortos, dos que emigraram! Alguns vieram de propósito do estrangeiro! Do Brasil, de Inglaterra…

O Margarido, Capitão da Companhia, fez o habitual discurso à Castro – desta vez mais Raul e menos Fidel – com a eloquência e o sentimento habituais!

Outros discursaram também, era dia para todos falarem e serem ouvidos com interesse e aplauso!

A tarde já ia avançada e a festa terminou com o bolo enfeitado com o crachat da 3520 e o vinho Madeira.

As despedidas foram difíceis! Houve mesmo quem saísse sorrateiramente, sem coragem para despedidas!

Para o ano há mais… desta vez no Continente!

Alguns dos participantes

Museu do RI3 - Funchal > Estandarte da CCAÇ 3520 em primeiro plano

Bolo comemorativo do 35.º Encontro da madeirense CCAÇ 3520


2. Comentário de CV:

Aproveitando o facto de ter publicado a notícia deste Convívo e, em nome dos Editores, deixo esta pequena achega.

Esta época, coincidente com um elevado número de Convívios, causa um enorme afluxo de correspondência ao Blogue. Os camaradas, e muito bem, querem dar notícia dos Encontros das suas Unidades e enviam muitas fotografias dos eventos, muitas vezes sem o acompanhamento de qualquer texto.

Assim, vamos combinar o seguinte:

- A partir de agora só anunciaremos e publicaremos Encontros de Unidades a pedido a dos nossos Tertulianos, desde que a elas pertençam.
- Todas as notícias devrão trazer um texto contando o essencial do Encontro.
- Publicaremos no máximo 3 ou 4 fotos (devidamente legendadas) do acontecimento (como neste poste) que serão seleccionadas pelo próprio e não por nós.
- Sempre que possível mandem o emblema, crachá, brasão, etc. da Unidade para encimar a notícia.

Agradecendo a vossa compreensão, continuamos ao dispôr.

Pelos Editores
Carlos Vinhal
__________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 15 de Maio de 2009 > Guiné 63/74 - P4349: Convívios (129): Pessoal do BCAÇ 2884, em S. Pedro do Sul, no dia 9 de Maio de 2009 (José R. Firmino)

1 comentário:

Anónimo disse...

São estas e outras noticias que vão alimentando o espirito e cimentando a Camaradagem deste Bando de Ex.Jovens,hoje cada vez mais senil mas respeitando valores que para sempre nos unirão,a Lealdade e verticalidade,como dizia o meu ex.comandante de pelotão,Fernando Alhinho,hoje seleccionador da Selecção de Cabo Verde,a verticalidade dos Cabrais jamais deve ser posta em causa,será que não teria um segundo sentido?-Seria?
Quando aquilo que nos une é verdadeiro e sincero,sentimos como nosso os momentos de Glória e Amizade Fraterna dos nossos Camaradas.
Um Abraço,a todo o Bando.
José Nunes
1ºCabo MecElec.
Beng 447-Brá
1968/70