terça-feira, 19 de maio de 2009

Guiné 63/74 - P4380: Bibliografia de uma guerra (45): Entre o Paraíso e o Inferno, de Abel de Jesus Carreira Rei (CART 1661, 1967/68)


Folha de rosto da página na Net do Abel de Jesus Carreira Rei, autor do livro Entre o Paraíso e o Inferno: de Fá a Bissá. Memórias da Guiné. O autor nasceu na Marinha Grande, em 1945.


1. Mensagem de Abel Rei (*), ex-combatente da Guiné, CART 1661/BCAÇ 1912, 1967/68, com data de 3 de Janeiro de 2009:

Assunto: Início de contacto(s) sobre o tema "Livro - Entre o Paraíso e o Inferno", Diário escrito na Guiné entre princípios de 67 e fins de 68.

Meu caro amigo ex-combatente da Guiné:

Em primeiro lugar, quero pedir licença pela minha intromissão no seu blogue, e dizer-lhe que só agora dei início aos conhecimentos e navegação pela Internet, tendo desde logo o prazer de ver o vosso trabalho, que felicito e desejo uma boa continuação, oferecendo desde já os meus préstimos, se isso for necessário.

Receba os meus agradecimentos, pelo interesse demonstrado em registar e divulgar alguns dos pormenores do meu Diário sobre minha passagem pela Guiné, que segundo me apercebi, o amigo e camarada, só teve conhecimento dele através do Portal da Cidade da Marinha Grande.


Então passo a apresentar-me:

(i) Fui para a Guiné integrado na CART 1661/BCAÇ 1912.

(ii) Esta Companhia foi render, no Enxalé, a CCAÇ 1439, em princípios de 1967.

(iii) Fizemos o nosso percurso por Fá, Enxalé, Missirá, Porto Gole e Bissá, tendo-nos juntado ao Pel Caç Nat 54, os quais fui encontrar, fazendo parte duma secção do 4.º Pelotão da nossa Companhia, em Porto Gole, criando alguns laços de amizade com o seu comandante, Alf Mil Marchant, Fur Mil Viegas, entre outros do Continente, assim como com os próprios combatentes nativos, a quem, sobretudo àqueles que foram mortos ou feridos, faço referência no meu Diário.

(iv) Estive até ao ano de 2007 na Direcção do Núcleo da Marinha Grande da Liga dos Combatentes, exercendo o cargo de Tesoureiro, que abandonei por motivos de saúde.

Sendo o autor e editor, ainda não esgotei a edição do meu Livro, pelo que me vou apoiando nalguns amigos e Direcções doutros Núcleos de Combatentes, para promover a venda do mesmo, pelo que tomo a liberdade, se isso me for permitido, de lançar nesta página a sua publicidade! (Custo de cada unidade: 10,00€+1,50€ p/ portes de envio).

Também posso enviar à cobrança.

Saudações de ex-combatente
Abel Rei


2. No dia 17 de Maio, Luís Graça enviava ao Abel a seguinte mensagem:

Abel:

Até que enfim, que te encontro!... Ao fim de quase quatro anos... Por lapso, só agora dei conta da tua mensagem, que enviaste para o meu endereço pessoal... Já lá vão quase quatro meses e meio... Nesse lapso de tempo, já deves ter vendido o resto dos exemplares do teu livro... Olha, eu gostaria de o adquirir. Podes mandá-lo à cobrança para o meu endereço.

Parabéns pelo teu trabalho. Na altura gostei da tua escrita singela, espontânea... Andei também pelos mesmos lugares que tu (só não fui a Bissá). Há aqui outros camaradas (ligados ao Pel Caç Nat 52 e ao 63) que irão gostar de ler o teu livro...

Desde já convido-te a aderir formalmente a nossa Tabanca Grande, e a intervir, com fotos e textos... Para já vamos apresentar o teu livro, na série Bibliografia de uma Guerra.

Boa sorte, bom trabalho, boa saúde...
Luís Graça
__________

Notas de CV:

(*) Sobre Abel Rei ver postes de:

1 de Maio de 2005 > Guiné 69/71 - X: Memórias de Fá, Xime, Enxalé, Porto Gole, Bissá, Mansoa

30 de Novembro de 2005 > Guiné 63/74 - CCCXXV: CCART 1661 (Porto Gole, Enxalé, Bissá, 1967/68)

22 de Junho de 2007 > Guiné 63/74 - P1871: Tabanca Grande (15): Henrique Matos, ex-Comandante do Pel Caç Nat 52 (Enxalé, 1966/68)

Vd. último poste da série de 12 de Maio de 2009 > Guiné 63/74 - P4330: Bibliografia de uma guerra (44): Memórias de um Prisioneiro de Guerra, de António Júlio Rosa (M. Beja Santos)

Sem comentários: