1. Mensagem de Fernando Franco, ex-1.º Cabo Caixeiro do Pelotão de Intendência (PIAD), Cufar, 1973/74, com data de 17 de Maio de 2009:
Assunto: Ao fim de 35 anos
Amigos Luís Graça e Carlos Vinhal,
o António Graça de Abreu disse que vocês mereciam uma estátua, mas eu digo que só isso era pouco.
Passo a explicar. O ex-Alf Mil João Lourenço foi meu Comandante de Pelotão. PINT 9288 de Cufar. Daí para cá nunca mais soube nada dele.
Assim, gostaria de deixar aqui a minha alegria por ele ter tropeçado no vosso/nosso blogue e dar-lhe as boas vindas.
É mais um membro da Intendência (bianda) para o nosso grupo e com muitas histórias para contar, pois passou uns maus bocados.
Fernando Franco
2. Comentário de CV:
O nosso Blogue, além de ser um repositório da história da guerra na Guiné entre os anos 1963 e 1974, tem proporcionado reencontros de camaradas que não sabiam de si desde a passagem à disponibilidade. Ao longo dos poucos anos que o Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné leva na sua existência, tem proporcionado muitas alegrias, muitos reencontros e o refazer de amizades, não esquecidas, mas interrompidas.
Sou, eu próprio, um exemplo, pois acabei por encontrar, graças ao nosso Blogue, um ex-Comandante com quem tinha inclusive feito uma Operação, mas que o tempo acabou por apagar da lembrança. Recorrendo à memória e às fantásticas fotos que religiosamente guardamos, refazemos o passado e alimentamos uma amizade tão profunda quanto desinteressada.
Luís, para ti as minhas homenagens.
CV
__________
Notas CV:
(*) Vd. poste de 26 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3943: Sr. jornalista da Visão, nós todos fomos combatentes, não assassinos (5): Quero exprimir a minha revolta (Fernando Franco)
Vd. último poste da série de 13 de Maio de 2009 > Guiné 63/74 - P4335: O mundo é pequeno e o nosso blogue... é grande (9): Sinofilias (Jorge Picado / António Graça de Abreu)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
O Joao Lourenço acabou de me ligar, por telefone, a pedir umas dicas sobre o funcionamento do nosso blogue... Disse-me que tinha acabado mandar as fotos da praxe. Percebia-se que estava feliz pro encontrar velhos camaradas do tempo de Guiné. Falámos de Bambadinca, do PINT que lá estava destacado junto ao cais de Bambadicna, no Rio Geba... mas é óbvio que somos de épocas diferentes, eu de 1969/71, o João de 1973/74...
Fico a saber, e passo a tomar boa nota, que o Fernando Franco também pertenceu ao PINT 9288, embora tenha ficado em Bissau...
UM abraço aos dois, extensivo ao Baía. Luís
Enviar um comentário