sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Guiné 63/74 - P4795: Em busca de... (84): André Manuel Lourenço Fernandes, ex-Fur Mil não sabe o número da sua Companhia (José Martins/Carlos Vinhal)

1. Aproveitando algum tempo livre que os camaradas tertulianos vão dando este mês, estou a rebuscar mensagens antigas, que não pareça muito mal publicar agora.

Assim encontrei esta do nosso camarada André Manuel Lourenço Fernandes, ex-Fur Mil que esteve na Guiné.

Passo a transcrevê-la na integra:

27 de Abril de 2009 14:06
Para: Luís Graça
Assunto: Amigo

Estou perdido a minha memória está a ficar fraca tenho 60 anos através do meu BI de militar encontro (c.caç 3329) mas vou tentando encontrar a minha companhia e nada.

Mas vou dar algumas informações para tentar descobrir o meu nome é André Manuel Lourenço Fernandes fui furriel miliciano a minha companhia era açoriana a maioria da ilha terceira tive na Guiné não lembro bem os sítios, alguns nomes que recordo Bolama e Massamá entre 1970 e 1974 acho que vim um mês antes do 25 de Abril junto em anexo duas fotos uma do meu BI e outra com uma guineense.

Agradeço toda a ajuda gostava de contactar com eis camaradas!





2. Face a esta mensagem, consultei o José Martins:

Caro Zé
Este nosso camarada deve estar mesmo confundido. De acordo com as tuas listagens, não existe a CCAÇ 3329, mas sim a CART 3329. Açorianas aparecem as CCAÇs 3326, 27 e 28. Será a última a dele?
Refere Massamá, na Guiné, será Mansabá?
Vê por aí nos teus livros, pf.
Um abraço
Carlos


3. Esperando deste modo estarmos a avivar a memória do nosso camarada André Fernandes, aqui deixamos o resultado das pesquisas de José Martins:

Resultado de pesquisa, com base em dados bastantes difusos:

Nome – André Manuel Lourenço Fernandes

Com esta pista, só é possível encontrar a unidade em que foi mobilizado, recorrendo à caderneta militar, ou, em alternativa, a uma nota de assentos, que pode ser solicitada ao Arquivo Geral do Exército, sito em Lisboa na Estrada de Chelas

Pela leitura do cartão militar, foi incorporado em 6 de Janeiro de 1970, pelo que só poderia ter sido dado como pronto e em condições de ser promovido a 1.º Cabo Miliciano, no início do 2.º semestre de 1970.

Dar uma recruta e/ou formar Companhia, deve ter sido mobilizado para embarcar, em princípio, no início de 1971.

Subunidades mobilizadas nos Batalhões Independentes de Infantaria, nos Açores, a partir de 1971

Angra do Heroísmo – BII 17

Companhia de Caçadores n.º 3326


Comandante Cap Mil Inf José Carlos de Paula Carvalho

Embarque 21 de Janeiro de 1971

Regresso 7 de Janeiro de 1973

Localidades - Mampatá – Quinhamel – Ponta Vicente da Mata – Ome - Ondame


Companhia de Caçadores n.º 3327

Comandante Cap Mil Art Rogério Rebocho Alves

Embarque 21 de Janeiro de 1971

Regresso 07 Janeiro de 1973

Localidades - Brá – Bachile – Mata dos Madeiros – Teixeira Pinto – Bassarel – Calebisse – Chulame – Bissássema – Tite -


Companhia de Caçadores n.º 3328

Comandante Alf Mil Inf Agostinho de Almeida, Cap Inf Manuel Estêvão Martinho da Silva Rolão, Joaquim Humberto Rodrigues Teixeira Branco e Alf Mil Cav Luís Albano de Freitas Pereira

Embarque 21 de Janeiro de 1971

Regresso 7 de Janeiro de 1973

Localidades - Bula – Ponta Augusto Barros – João Landim – Mato Dingal – Cumeré.


Companhia de Caçadores n.º 3414

Comandante Cap Inf Manuel José Marques Ribeiro de Faria

Embarque 23 de Junho de 1971

Regresso 23 Setembro de 1973

Localidades – Bolama – Sare Bacar – Sora – Sare Aliú Sene – Cumeré – Brá

Fez escoltas a Farim – Binta – Guidage e Mansabá
__________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 5 de Agosto de 2009 > Guiné 63/74 - P4784: Em busca de... (83): Companheiros de viagem para a Guiné em 25OUT66 (António Delmar R. Pereira)

5 comentários:

Anónimo disse...

Eu apostaria na 3414. Andou por Bolama e Mansabá, o que condiz (admitindo que Massamá é confusão com Mansabá) com os dados difusos fornecidos pelo Fur. Mil. André Fernandes. É certo que, assim, terá sido uma mobilização tardia, mas isto aconteceu com muitos (mas geralmente em rendição individual, suponho). Além disso, o regresso aproxima-se mais da ideia de "um mês antes do 25 de Abril". Em vez de a falha cronológica ser de um ano e alguns meses, passaria somente a cerca de meio ano. Algum camarada de Companhia irá, certamente, desfazer estas dúvidas. Ou seja, lanço uma hipótese, mas fico com todas as dúvidas se será válida. O mais provável é não ser.
Cumprimentos,
Carlos Cordeiro (assíduo acompanhante do blogue, ainda que não seja "camarada da Guiné", pois a sua comissão foi mais a Sul).

Unknown disse...

Camarada Carlos Vinhal

Como o meu amigo sabe os embarques para a Guiné eram normalmente feitos a nivel de Batalhões e que cada
Batalhão era constituído por 4 Companhias. Ora pelo que leio só aparecem 3 companhias, a 26,27, 28!
Qual era o nº da Compª. que falta ?
25 ou 29 ? Qual era o Batalhão que
integravam. Se calhar sabendo qual o Batalhão se soubesse o nº da Companhia em falta

Armandino Alves

Anónimo disse...

Caros camaradas,
As companhias açorianas não seguiam integradas em batalhões. Eram "independentes", mobilizadas pelos Batalhões Independentes de Infantaria 17 (Angra do Heroísmo) e 18 (Ponta Delgada). A 3325 era constituída por madeirenses (BII 19) e, como disse o camarada Carlos Vinhal, não existe a CCAÇ 3329. Terá sido um caso muito raro (talvez mesmo único) terem sido mobilizadas, simultaneamente, três companhias do BII 17 (ou do 18) para o mesmo TO, ainda por cima, a Guiné. Um estudo que, aliás, seria muito interessante desenvolver.
Cumprimentos,
Carlos Cordeiro

Anónimo disse...

Peço desculpa. Em 1970, 4 companhias do BII 17 seguiram, simultaneamente, para Angola (mas independentes). E o BII 18 mobilizou três companhias, julgo que em 66, também para Angola. Estava enganado.
Cumprimentos,
Carlos Cordeiro

Anónimo disse...

André, meu bom amigo,
Tu pertencestes à CCaç 3327, a nossa companhia. O teu grupo de compate era o terceiro. Estivemos em Bissau, Mata dos Madeiros, Destacamentos de Teixeira Pinto, Tite. Mais tarde, tal como eu, fostes para as topas africanas, mas neste momento desconheço em que companhia estivestes em diligência.
Nós regressamos aos Açores em Janeiro de 1973.
Tentarei voltar a este asunto mais tarde. Se tiveres a oportunidade de ler esta comentário, e estiveres interessado em contactar-me: jcamara301@aol.com
Um abraço do
J Câmara
ex-furriel da 3327