quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Guiné 63/74 - P4787: Tabanca Grande (170): Carlos Adrião Geraldes, ex-Alf Mil da CART 676, Bissau, Pirada, Bajocunda e Paúnca (1964/66)

1. Mensagem de Carlos Adrião Geraldes, ex-Alf Mil da CART 676, Pirada, Bajocunda e Paúnca, 1964/66, com data de 4 de Agosto de 2009:

Bom dia amigos:

Chamo-me Carlos Adrião Geraldes, vivo em Viana do Castelo, tenho sessenta e oito anos e estive na Guiné como alferes miliciano nos anos de 1964 e 1966, integrado na Compª Art.ª 676.

Passei por Bissau, Pirada, Bajocunda e Paúnca onde permaneci mais tempo comandando o 1.º Grupo de Combate daquela Companhia, até ser rendido em Abril de 1966.

Desde essa época deixei de ter quaisquer contactos com os antigos companheiros.

Com esta oportunidade, que agora surge com o vosso blogue, espero conseguir melhores resultados.

Como tantos outros tenho dedicado o meu tempo de reformado a escrever as memórias da experiência africana e gostaria de as compartilhar com todos.

Junto duas fotos minhas, uma da Guiné e outra actual.

Até breve e muito obrigado por tudo.
Geraldes, C.


2. Comentário de CV:

Caro Carlos Geraldes,
Muito obrigado por quereres pertencer à Tabanca Grande.
Em boa hora o fazes, porque, como dizes, estás reformado e a escrever as tuas memórias de ex-combatente. Manifestas a tua vontade de as partilhares connosco. Ainda bem, porque a finalidade deste Blogue é precisamente recolher histórias e fotografias referentes à guerra da Guiné. Como poderás verificar temos já um razoável espólio de histórias contadas por ex-combatentes de todas as Armas e classes.

Esperamos começar a receber em breve textos teus para publicação.

Dizes que nunca mais tiveste contacto com os teus camaradas, mas curiosamente em Dezembro de 2008, dirigiu-se a nós o ex-Fur Mil Liberal Correia à procura de camaradas, referindo que já tinha feito uma tentativa, sem resultados, para te encontar.

Podes ler no nosso poste 3819 (*) o seguinte:

1. Mensagem de Liberal Correia, ex-Fur Mil da CART 676, com data de 4 de Dezembro de 2008:

Camaradas, as minhas saudações a todos da grande tabanca.

Fiz parte da Cart 676 com a patente (esta é forte) de Furriel Miliciano.
Estive em intervenção adestrito ao BCAÇ 600 de Abril a Setembro de 1964. Depois fomos colocados em Pirada, Bajocunda e Paunca.

Neste momento estou no estrangeiro e não tenho o meu arquivo comigo. Não poderei enviar fotos. Gostaria que me ajudassem a encontrar algum camarada da minha Unidade.
Como a malta foi mobilizada pelo RAP2 -Serra do Pilar - Gaia, a maioria é do Norte. Há uns anos encontrei o Primeiro Sargento Machado que era de Vila Real e três soldados mais o Vilaça da Póvoa de Varzim. Depois perdi o rasto. Procurei por duas vezes o Capitão (hoje Coronel) Álvaro Seco em Coimbra, mas nunca o consegui encontrar. Procurei também o Alferes Geraldes em Viana do Castelo e não consegui nada de concreto.
[...]

Já agora uma nota pessoal, para te dizer que, na minha opinião, moras numa das cidades mais bonitas de Portugal.

Guardo de Viana do Castelo algumas boas recordações e, porque a lei da morte mos foi subtraindo, já só tenho um familiar na Rua da Bandeira. A minha costela minhota terá por aí ainda uns primos, mas já desconhecidos, e como Esteves é o que há mais no Minho...

Voltando ao trabalho, deixo-te em nome dos editores e de toda a tertúlia um fraterno abraço de boas-vindas.

Teu novo camarada e amigo
Carlos E. Vinhal
__________

Nota de CV:

(*) Vd. poste de 30 de Janeiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3819: Em busca de... (63): Camaradas e cadastro da CART 676 (Liberal Correia/José Martins)

Vd. último poste da série de 5 de Agosto de 2009 > Guiné 63/74 - P4783: Tabanca Grande (169): António Dias, ex-Alf Mil da CCAÇ 2406/BCAÇ 2852, Olossato e Saltinho (1968/70)

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Liberal Correia:

O Coronel Álvaro Seco é actualmente vereador na Câmara Municipal de Coimbra e vive em Santa Clara.

O filho é Presidente do Metro Mondego e candidato (PS) à Câmara de Coimbra.

Um abraço

CMSantos
CART 2339 - Mansambo 68/69

Amilcar Ventura, Furri. Mecân. 1ª Comp. 8323 disse...

Amigo e camarada de Guiné também estive em Bajocunda em 73/74 entreguei-a ao PAIGC em Agosto de 74 se precisares de alguma informação é só pedires, tenho uma foto aerea de Bajocunda muito boa se precisares manda-me um email que eu te envio pelo correio não precisas de pagar pois sou eu que as faço. sem mais

UM ABRAÇO AMIGO