terça-feira, 9 de março de 2010

Guiné 63/74 - P5964: A Guiné-Bissau na lente do grande fotógrafo Eduardo Gageiro (Beja Santos)

1. Mensagem de Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, Comandante do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 26 de Fevereiro de 2010:

Queridos amigos,
Na Livraria Círculo das Letras esteve patente uma belíssima exposição de Eduardo Gageiro. A exposição chama-se “Silêncios”, reúne uma selecção de 30 fotografias captadas nos últimos 50 anos. Trata-se de imagens retiradas do livro “Silêncios”, um álbum com duas centenas de fotografias.
Para Gageiro, trata-se do seu livro mais intimista, corresponde ao tempo em que ele foi confrontado com uma doença oncológica, em 2007. Em “Silêncios” pode encontrar-se de tudo e um pouco por toda a parte: pessoas sozinhas na paisagem urbana, uma fotografia inédita de Salazar, crianças. Gageiro é indiscutivelmente um dos maiores fotógrafos portugueses, consagrado com prémios internacionais de primeira importância. Nunca escondeu o interesse pela expressão das pessoas e como ela espelha sentimentos.

Fui convidado pelo Fernando Vicente a fazer uma comunicação no âmbito de um ciclo de debates e tive tempo para percorrer demoradamente esta exposição encantadora.

O Fernando Vicente viu que me enamorara desta foto, interrogou-me, expliquei-lhe porquê. E oportunista como sou pedi-lhe licença para a publicarmos no blogue, para que esta criança, onde quer que esteja, se possa rever e testemunhar a esperança num futuro melhor.

O Fernando Vicente acaba de ma enviar, ela aqui vai para todos.

Um abraço do
Mário

__________

Nota de CV:

(*) Vd. poste de 8 de Março de 2010 > Guiné 63/74 - P5952: Notas de leitura (76): Kikia Matcho, de Filinto de Barros (Beja Santos)

Sem comentários: