1. Mensagem de António Gomes da Cunha, ex-1.º Cabo Radiotelegrafista, CART 1613/BART 1896, Guileje, 1966/68:
Caros Camaradas da Tabanca Grande
Sou um dos 155 homens que durante 20 meses fotam comandados pelo Capitão Corvacho** na Guiné 1966/1968 CART 1613 “Os lenços verdes”.
Falar deste homem com “H” GRANDE, só quem na verdade o conheceu e acompanhou.
É normal que dos muitos camaradas da CART 1613 que felizmente ainda resistem aos fortes ferimentos da guerra neste mundo, não se manifestem nesta ou noutras páginas a falar da guerra, porque como passamos muita, mesmo muita guerra, não nos queremos recordar
dela, porém quando se fala do Corvacho, falamos de um Irmão de armas e aí temos de nos manifestar e tirar o chapéu a este grande homem.
Felizmente, no convívio da Companhia 1613 que organizei em Braga em 2005, depois de lhe telefonar várias vezes, bem como a sua esposa, consegui tê-lo em Braga pela primeira e única vez, foi como se todos nós tivéssemos encontrado o Pai de deixamos de ver desde Agosto
de 1968. Muita coisa poderia dizer-vos sobre o Capitão Corvacho, deixo aqui apenas duas coisas:
1 – Foi em Guilege que pela primeira ouvi músicas que para nós eram normais, mas que mais tarde verificamos que se tratavam de canções políticas como: Ao romper a madrugada no quartel da guarda senhor general, mande embora a sentilela mande embora o seu guarda portal!
2 – O Capitão Corvacho foi o único comandante que no final da comissão, quando chegamos ao quartel dos adidos para aguardar embarque para a Metrópole, reunindo a companhia, lhe apresentou contas do dinheiro que esta recebeu para a nossa alimentação, o que gastou e o
dinheiro que sobrou, depois de todas as explicações, informou-nos de quanto iria distribuir por cada um dos elementos da Companhia.
Com este gesto de grande camaradagem e de honestidade, a juntar à Cruz de Guerra a nível de companhia e cerca de 58% dos louvores atribuídos a todo o batalhão, que mais se pode dizer deste homem!
Capitão Corvacho é sempre recordado nos nossos convívios, e o próximo é já no dia 5 de Junho em Viana do Castelo, local de onde saímos com destino á Guiné.
Força meu grande amigo comandante, continue a lutar pela vida, embora todos já tínhamos morrido em Guilege, na Guiné
Até sempre
Um abraço
António Gomes da Cunha
1.º Cabo Radiotelegrafista
CART 1613 “Os Lenços Verdes”
acunha45@hotmail.com
__________
Notas de CV:
(*) Vd. poste de 6 de Junho de 2009 > Guiné 64/74 - P4469: Grupo dos Amigos da Capela de Guileje (1): Já temos três: Patrício Ribeiro, António Cunha e Manuel Reis
(**) Vd. poste de 16 de Abril de 2010 > Guiné 63/74 – P6161: Banco do Afecto contra a Solidão (7): Um grande capitão da Guiné - Eurico de Deus Corvacho - CART 1613, Últimas Notícias
Vd. último poste da série de 2 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6295: Banco do Afecto contra a Solidão (9): Victor Tavares internado nos HUCoimbra, para uma operação à coluna 2 (Paulo Santiago)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Caro António Cunha
Li e senti uma grande, sincera e comovente homenagem a um Homem.
Hélder S.
Caros senhores,
Dado que já tivemos oportunidade de saber do vosso conhecimento do Coronel Eurico Corvacho, vimos comunicar o seu falecimento ao final do dia 21/12.
Não é ainda possível partilhar a data das cerimónias fúnebres. Contudo, estas realizar-se-ão na Capela Principal da Basílica da Estrela.
Comunicaremos, por esta via, logo que se saiba, dado que sabemos que existem muitos camaradas que muito o admiravam.
M. E. Melo e filho, Eduardo de Melo Corvacho
Camaradas do meu pai,
De acordo com o eu e a minha mãe aqui escrevemos ontem, venho fornecer as informações sobre o velório e o funeral. Ambos realizar-se-ão na Basílica da Estrela, sendo que o velório é hoje a partir das 6h30 e o funeral amanhã às 12h, sendo que depois se seguirá para a cremação.
Eduardo de Melo Corvacho
Enviar um comentário