quinta-feira, 17 de junho de 2010

Guiné 63/74 - P6609: Controvérsias (87): Nô Pintcha, Vamos P'rá Frente, Guiné-Bissau! (Carlos Silva, membro da ONGD Ajuda Amiga)



Guiné-Bissau > s/d > Amílcar Cabral e a sua mensagem revolucionária, Nô Pintcha  (título posterior de semanário guineense, de informação geral,  fundado em 1975 e dirigido por Simão Abina)... Em crioulo, a expressão "Nô Pintcha" quer dizer Vamos dar um empurrão, vamos para a frente...

Fonte: Sítio Xico Nhoca (com a devida vénia...)


1. Comentário do nosso camarada e amigo Carlos Silva, com data de 4 do corrente, ao poste P6525:

 Já agora, transcrevo do poste anterior, as palavras do Fernando Gouveia, na Guiné, Março de 2010:

"Como tenho vindo a referir ao longo destes relatos, além de muitos guineenses, incluindo antigos guerrilheiros, também este dirigente manifestou a ideia de que com Portugal estariam bem melhor do que na realidade estão."

" Sem qualquer nostalgia pelo colonialismo, que existiu e não se pode branquear, ai tenente coronel Benazol, ai Tangomau, aliás Mário Beja Santos! Abraço. Graça Abreu".

A propósito desta invocação/transcrição que o nosso camarada Graça Abreu faz de parte do Poste 6525 do nosso camarada Fernando Gouveia, sobre relatos que tem vindo a fazer aqui no blogue relativamente à sua viagem em Março que antecedeu uns dias da minha, tenho a dizer com todo o respeito que tenho por ambos meus amigos, que não ponho em causa a frase/afirmação do lamento que ele, Fernando Gouveia, ouviu do tal dirigente com quem conversou.

Lamentações dessas, ouço às milhares, quer na Guiné, ao longo das minhas visitas que faço aquele País irmão, quer aqui em Portugal da boca dos elementos que integram a diáspora guineense, bem como, tenho ouvido da boca de muitos outros, incluindo responsáveis …. Dizer que: (i) Portugal enquanto País ex-colonizador, deveria assumir a administração ou os destinos da Guiné; (ii) a Guiné não se desenvolveu desde a independência; (ii)  regrediu 40 anos, o que significa um atraso de 80 anos no seu desenvolvimento, etc. etc. etc.

Enfim…. Muitas lamentações, que dariam para "escrevinhar muita coisa" mas que não cabe aqui desenvolver nem através de um Poste.

Apenas quero chamar à atenção, que temos de conhecer a realidade guineense, o que me parece, sem ofensa, que a maioria dos bloguistas não conhece.

Que a lamentação invocada/transcrita – lamentações ouvidas – resultam da situação difícil quer económica, social e política, situação real que infelizmente aquele País irmão se encontra e não há meio de sair daquele marasmo.

Mas a Guiné, como significa a expressão "Nô Pintcha", vai dar um salto em frente, vai para a frente, os guineenses têm essa esperança.

Com isto quero dizer e é a minha interpretação e análise da realidade, que a mencionada frase transcrita não traduz uma vontade de ser português, de sentimento ou de nacionalismo português, pois os guineenses assumem-se como tal e querem ser independentes como Nação e País Soberano [Vejam a resposta que deram no conflito político-militar 98/99].

As razões ou fundamentos das lamentações que invocam, resultam apenas da situação sócio-económica em que se encontram, incluindo a maioria dos elementos que adquiriram a nacionalidade portuguesa por naturalização, pois mesmo esses, sentem-se guineenses e não portugueses, e não é/foi o estatuto formal que lhes é/foi concedido que lhes alterou tal sentimento.

Enfim, como acima referi, haveria muito para dizer sobre esta matéria, mas não é esta a sede própria para se discutir esta situação.

Presentemente, se colocassem meios de transporte à disposição dos guinenseses que se encontram na Guiné, para virem para Portugal, ou para outro País desenvolvido, com certeza que a maioria sairia de lá, mas à procura de melhores condições de vida e não por querer abandonar a sua terra.

Com este comentário, também quero reiterar que é necessário conhecer a realidade, concreta deste povo irmão, isto também, para reforçar a ideia, que há dias deixei num Poste em resposta a outra observação relativa à "língua portuguesa estar em perigo na Guiné".

Com um abraço amigo

Carlos Silva
ex-Fur Mil
CCaç 2548/Bat Caç 2879
Farim (1969/71)
Ajuda Amiga

[Fixação / revisão de texto / título: L.G.]

_____________


2 comentários:

antonio graça de abreu disse...

Os comentários saem-me ao correr da pena, do carregar no teclado. Nem sempre fico satisfeito com o que escrevo.
Não tenho o rei (tão pouco o imperador da China!) na barriga. Mas tenho um bonito umbigo, todos temos umbigo. Mea culpa em alguns comentários meus, eventualmente injustos.
Às vezes há demasiado umbigo meu e esqueço-me de olhar atentamente em redor.

Um forte abraço,

António Graça de Abreu

antonio graça de abreu disse...

Os comentários saem-me ao correr da pena, do carregar no teclado. Nem sempre fico satisfeito com o que escrevo.
Não tenho o rei (tão pouco o imperador da China!) na barriga. Mas tenho um bonito umbigo, todos temos umbigo. Mea culpa em alguns comentários meus, eventualmente injustos.
Às vezes há demasiado umbigo meu e esqueço-me de olhar atentamente em redor.

Um forte abraço,

António Graça de Abreu