segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Guiné 63/74 - P9269: Camaradas da diáspora (8): José Freitas, ex-Fur Mil, CART/CCAÇ 11, "Os Lacraus de Paunca", Nov 70/Set 72: vive hoje em Sydney, Austrália





Guiné > Zona Leste > paunca > CCAÇ 11 > O Fur Mil Adriano Neto  > "Finais de Junho meados de Julho de 1972, (não tenho a data registada), deixo a CART 3521 e rumo para os chãos de Paunca, passando a integrar a Companhia de Africanos CCAÇ 11, onde permaneci até ao fim da comissão.  Na CCAÇ 11, bem como em todas as Companhias Africanas, todo o pessoal à excepção dos graduados e especialistas, eram de origem Guineense. Com este pessoal contruí uma camaradagem sã, tenho saudades de alguns momentos, pese embora também tenha tido alguns conflitos que pontualmente foram resolvidos. Após a Independência não sei o que lhes aconteceu, mas lamento que possam ter sido abandonados".

Foto: © Adriano Neto (2011). Todos os direitos reservados.



Guiné > Zona Leste > Paunca > Abril/Maio de 1974 > CCAÇ 11, "Os Lacraus de Paunca" > Os Furriéis Milicianos J. Casimiro Carvalho, à esquerda, e Cláudio Moreira, à direita... O primeiro, mais novo, veio substituir o segundo, um velhinho dos Lacraus.

Foto: © Cláudio Moreira (2008). Todos os direitos reservados.




1. Mensagem de José Freitas, mais um camarada da diáspora, a viver na Austrália:


 De: José Freitas [mailto:josefreitas@optusnet.com.auu ]
Data: 20 de Dezembro de 2011 20:32
Assunto: Complemento à História da CART 11 Paunca - Guine


Meus Cumprimentos,  Luís Graça

Gostaria de me apresentar: Sou José Freitas,  nasci em Lisboa, vivia na Costa de Caparica na altura da minha incorporação militar.

Sou ex-Furriel Miliciano de Artilharia,  curso tirado na Escola Prática de Artilharia em Vendas Novas. Fiz a minha comissão de serviço militar na Guiné,  entre Novembro de 1970 e Setembro de 1972.

Fui incorporado na Companhia,  CART 11 -  "Os Lacraus de Paunca"  - na Zona Leste da Guiné. Neste período a Companhia era formada por Oficiais, Furriéis and alguns Cabos Especialistas vindos do Continente e soldados recrutados localmente de maioria étnica  fula -  todos sem exceção bons profissionais, meus amigos,  e que os recordo com saudade.

Esta semana descobri (e entrei em) o seu site e gostei muito de ler os depoimentos de Renato Monteiro, Abílio Duarte e J.M. Pereira da Costa, relativos a histórias da CART 11,  "Os Lacraus", no período antecedente à minha chegada à Guiné. Foi bom recordar.

O Abílio Duarte refere que o seu Comandante de Companhia foi o Cap Mil Analido Aniceto Pinto que eu conheci porque quando cheguei a Paunca, em  Novembro de 1970,  ele ainda era o Comandante da Companhia,   esperando ser rendido, o que aconteceu, em Dezembro de 1970 (?),  pelo meu  Capitão Mil Francisco Neves de Almeida,  natural dos Açores.

O  Abílio Duarte, como diz,  acabou a Comissão em Dezembro de 1970,  provavelmente  foi rendido por um Fur Mil  que comigo embarcou para a Guiné e como eu foi colocado em Paunca. Se a memória não me atraiçoa (ai como ela anda ultimamente,  os anos não perdoam e já contam cá 62 lindas Primaveras!) o nome do Fur Mil que fui substituir  na CART 11, em Paunca,  chamava-se Cunha.

Ainda gostaria de informar que,  quando em Setembro de  1972 acabei a Comissão de Srevico Militar e regressei a Portugal,   a Companhia ainda se chamava CART 11, "Os Lacraus de Paunca".

Foi com prufunda tristeza que,  ao ler o artigo de Abílio Duarte,  soube que o/os Governo(s) Portugues(es) após o 25 de Abril 1974,    abandonou(aram) os soldados naturais da Guiné que lutaram a meu/nosso  lado com dignidade e fidelidade.

Enfim por estas, por outras e mais algumas,  estou com a  minha família a viver em Sydney, Austrália,  há 27 anos,  mas nunca esquecendo onde nasci  e o que fui.

Se souberem de algum convívio anual da CART 11/CCAC  11,  informem-me pois apesar de estar longe gosto de ter notícias e quem sabe se for informado antecipadamente estar presente aproveitando umas férias em Portugal.


Muito grato em participar e reviver tempos passados mas nunca esquecidos e sempre à vossa disposição.

José Freitas


PS - Desculpem a falta de acentuação nas palavras mas o meu Computer/Keyboard aqui na Austrália não tem essa facilidade [, teclado português].


2. Comentário de L.G.:


Caro camarada Freitas: 


Sobre CART 11 / CCAÇ 11 temos pelo menos uns vinte postes ou referências, no nosso blogue. Além dos camaradas já citados - Renato Monteiro, Abílio Duarte, J. M. Pereira da Costa, temos entre nós, como membros desta Tabanca Grande que é o nosso blogue,  mais outros camaradas que também foram "lacraus de Paunca" ou passaram por Paunca, como tu: o Adriano Neto, o J. Casimiro Carvalho, o Cláudio Moreira... 


Ficas de imediato convidado a juntar-te a ele e a nós. Basta para tanto mandar-nos duas fotografias tuas, digitalizadas, uma atual e outra do teu tempo de Paunca. Acrescentas,  a isso, uma pequena história de que te lembres.


Em Contuboel, em Junho/Julho de 1969, convivi com a futura CART 11 (mais tarcde, CCAÇ 11)... Já tenho falado aquii do Fur Mil  Renato Monteiro, originalmente da CART 2479 / CART 11, que seguiu para Piche, a nordeste de Nova Lamego (ou Gabu), com os seus africanos, na mesma atura em que nós (CCAÇ 2590/CCAÇ 12) seguíamos para Bambadinca. Estes africanos fizeram a recruta e a instrução de especialidade juntamente com os nossos. Na altura Contuboel funcionava como um centro de instrução militar, tal como Bolama. Nunca mais o tornaria a ver, ao Renato Monteiro. Graças a este blogue,  ele localizou-me em 2005 e acabámos por nos (re)encontrar. 


Como vês, camarada José Freitas, o Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande! Agora apareces tu, mais um camarada da diáspora, que teve de procurar, infelizmente,  outras paragens para viver e trabalhar fora da Pátria. Imagino quanto seja duro. Mas sei que nunca esquecerás a tua Pátria, por muito madrasta que seja. A ligação ao nosso blogue vai-te ajudar a mitigar a saudade. Ficamos à espera de mais notícias tuas. Um ano de paz e esperança para ti e os teus. 


Luís Graça, fundador do blogue, administrador e editor.


PS - Tens aqui o mapa ou carta de Paunca, escala 1/25000, para refrescares a tua memória, relativamente aos sítios por onde andaste... 
_____________

Nota do editor


Último poste da série > Guiné 63/74 - P9043: Camaradas da diáspora (7): José Marçal Wang de Ferraz de Carvalho, Fur Mil Op Esp, da 16ª CCmds e da CART 1746 (Xime, 1968/69): vive hoje em Austin, Texas, EUA

2 comentários:

Anónimo disse...

Francisco Neves de Almeida faleceu em 2009. Como militar, atingiu o posto de tenente-coronel. Foi um importante dirigente desportivo (do Sport Club Lusitânia, de Angra do Heroísmo) e pessoa muito respeitada na sociedade açoriana.
Um abraço,
Carlos Cordeiro

Anónimo disse...

Amigo Freitas:


Ao ler este blog, verifiquei que persiste uma dúvida da tua parte sobre quem foste subistituir em Paunca, pelo que presumo, ainda não foste esclarecido, é verdade?? Pois bem, aqui fica mais alguns elementos que te possam ajudar, é que na guarnição da companhia faziam parte dois Duarte`s, o Abílio Machado Rodrigues Duarte e o Aurélio Manuel M. Duarte, o primeiro era da especialidade de minas e armadilhas e o segundo era atirador.
Da mesma companhia fazia parte o furriel Renato José Conceição Monteiro, também ele da especialidade de minas e armadilhas, e todos eles mobilizados pelo RAL 5 – Penafiel.


Um grande abraço para todos os ex Combatentes



Antes Agora