sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Guiné 63/74 - P9293: Tabanca Grande (315): Margarida Peixoto, Professora do Ensino Básico Aposentada, esposa do nosso camarada Joaquim Carlos Peixoto

1. Quem de algum modo está ligado à Guiné, a nós ex-combatentes e tem colaboração publicada no nosso Blogue, tem "direito", se assim entender, a fazer parte do nosso núcleo de amigos que é já bem extenso, felizmente.

Está nesta situação a nossa nova tertuliana, mas já "velha amiga", Margarida Peixoto que aceitou o meu convite pessoal para fazer parte da nossa equipa e que promete colaborar sempre que a ocasião se proporcione.

Quem é Margarida Peixoto e porque está aqui?

Margarida Assunção Oliveira Rocha Ribeiro da Rocha Peixoto é esposa do nosso camarada Joaquim Carlos Rocha Peixoto que foi Fur Mil Inf MA na CCAÇ 3414, Bafatá e Sare Bacar, de 1971 a 1973. Ambos estão aposentados de uma das mais bonitas profissões do mundo, Professor do Ensino Primário.


Esta foto, do nosso camarada Manuel Carmelita, documenta o casal Peixoto num momento de boa disposição durante o Encontro da Tertúlia em 2010.

Encontro da Tertúlia 2011, em Monte Real, Margarida Peixoto com outra das nossas amigas,  a Felismina Costa. Momento captado por Joaquim Carlos Peixoto.

Há muita maneira de participar no nosso Blogue, e a Margarida já deu os primeiros passos, como se pode aquilatar a partir do seu marcador.
Não vamos pedir à nossa tertuliana Margarida que nos conte as suas memórias de guerra porque não as tem, a menos que já estivesse de algum modo ligada ao marido no tempo de tropa ou tivesse outro familiar que cumprisse a sua comissão de serviço na guerra colonial. As nossas mulheres na qualidade de mães, irmãs, namoradas/noivas, madrinhas de guerra e familiares dos combatentes, tiveram o seu combate na retaguarda com a incerteza, a saudade e a dor que sentem de modo diferente. Digo eu que, ao contrário do que está escrito na Bíblia, a primeira mulher (Eva) não foi "feita" a partir de uma costela do homem (Adão), porque todos nós, homens, somos parte de uma mulher, a nossa mãe.

O Peixoto vai permitir, e a Margarida aceitar, o envio de um beijinho de boas vindas em nome da tertúlia.

Em nome dos editores
Carlos Vinhal
____________

Nota de CV:

(*) Vd. último poste de Margarida Peixoto de 23 de Dezembro de 2011 > Guiné 63/74 - P9257: O nosso sapatinho de Natal: Põe aqui o teu pezinho, devagar, devagarinho... (8): Mensagens das nossas amigas tertulianas Felismina Costa e Margarida Peixoto

Vd. último poste da série de 27 de Dezembro de 2011 > Guiné 63/74 - P9277: Tabanca Grande (314): António Osório, ex-Fur Mil Rec Inf da CCS/QG (Guiné, 1970/72)

5 comentários:

Anónimo disse...

Caríssima Margarida!

É um prazer imenso, recebê-la como tertuliana da Tabanca Grande!

Sempre me senti bem aqui, neste espaço, "muito masculino, mas por isso mesmo, de muita protecção e cavalheirismo".

Considero-me uma representante das madrinhas de guerra, dessa guerra, que motivou o aparecimento deste Blogue, onde a medo entrei um dia, curiosa e interessada em saber e conhecer, mais e mais sobre o referido acontecimento.

Foi um tempo que marcou a nossa Juventude!
Um tempo que originou mudança, sofrimento, mas também conhecimento e crescimento a vários níveis.

Tanto nas fileiras, como na retaguarda, todos vivemos o tempo!

Todos temos para contar muitas Histórias desse tempo!

Seja bem-vinda Margarida!
Fique, permaneça!
Vamos falar de poesia!
Dos moços do nosso tempo!
Temos muita coisa em comum!
A História!
A vida!

Feliz Ano-Novo!

Beijos

Felismina

Hélder Valério disse...

Muito bem-vinda!

A diversificação de 'olhares' sobre as vivências, os tempos da 'nossa' guerra é muito importante.
Já se tem dito que a guerra não se travou apenas e só 'nos matos e bolanhas', ela foi também travada cá longe, em Portugal, e tantas vezes com maior angústia.
As impressões, os comentários, as recordações da Margarida, certamente que irão ajudar a 'compor o ramalhete' do conjunto da nossa memória colectiva.

Hélder S.

Anónimo disse...

Querida Margarida:

Naturalmente bem-vinda, com tapete vermelho e tudo. Sei que há por aí uns discordantes e alguns deles surpreendentes. Bem sabes de quem estou a falar. Imagina que um deles teve o descaramento de propor que só entrarias na Tabanca se oferecesses uma merenda e logo de presunto e salpicão. Esta gente não tem decoro nenhum. Trata-se, como já percebeste, do vizinho Cancela.

Um beijinho e um ano novo com todos os teus melhores desejos, na companhia da tua querida família.

Carvalho de Mampatá

J.Pedro Neves disse...

Amiga Margarida,
Seja benvinda ao convivio destes "Tabanqueiros", saudosos de terras da Guiné e partilhe connosco, pedaços da sua História, referentes à Guiné, com o Camaramigo Joaquim Peixoto.
Feliz Ano 2012!
José Pedro Neves
ex- Furr. Mil. Op. Esp.
C.Caç. 4745 - Àguias de Binta
Guiné 73/74

ze manel cancela disse...

Caros amigos,fiquei muito satisfeito com a entrada da nova tertuliana e querida amiga Margarida Peixoto,quero com esto dizer,que nunca a chantagei no do que fala o regulo das Medas,e prciso ter coragem para nao dizer LATA.Vou aproveitar para mandar um abraço de boas vindas a Margarida,e outro para o polemico meu amigo Carvalho.