sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Guiné 63/74 – P10348: Páginas Negras com Salpicos Cor-de-Rosa (Rui Silva) (20): Um sapo com asas no Olossato

1. Mensagem do nosso camarada Rui Silva (ex-Fur Mil da CCAÇ 816, Bissorã, Olossato, Mansoa, 1965/67), com data de 3 de Setembro de 2012:

Para abrir nada mais apropriado e saudável do que saudar os amigos Luís, Vinhal e Magalhães Ribeiro e enviar-lhes um abraço.
Que estejam em boa forma, também, para manterem o Blogue sempre em fasquia alta.
E, para fechar, aqui vai um “Salpico” das minhas memórias.
Rui Silva


Como sempre as minhas primeiras palavras são de saudação para todos os camaradas ex-Combatentes da Guiné, mais ainda para aqueles que de algum modo ainda sofrem de sequelas daquela maldita guerra.

Do meu livro de memórias “Páginas Negras com Salpicos cor-de-rosa”

Um salpico!

- 22 de Julho a 10 de Agosto de 1965: A CCaç 816 vai para o Olossato (deixando Bissorã) para atividade operacional naquela zona, durante aquele período. No Olossato estava a residente 566 -

XX - UM SAPO COM ASAS

Estávamos no Olossato em comissão operacional de uns dias. Fomos lá para fazermos (soubemos só há noite na véspera da saída para a operação, claro) a limpeza de abatises na estrada que ligava o Olossato a Farim e que passava pelo K3.

Operação que acabou por ser muito bem sucedida, o que não surpreendeu muito a ninguém. Aquela estrada estava dada como interdita há muito tempo e não havia portanto qualquer movimento de viaturas. Assim, em completa surpresa, foi limpar e andar de princípio a fim. Os Unimogs com os seus potentes guinchos e a destreza do pessoal fizeram o trabalho sempre com o cuidado de uma previsível armadilha. Do inimigo, nem cheiro. A Companhia, no entanto, aguardaria mais algum tempo no Olossato. Iríamos continuar em ação naquela zona.

E a ação foi aquilo que parecia e que foi: aguardar pela reação inimiga que, como se adivinhava, foi só de colocar na estrada outra vez as abatises que tínhamos desviado e acrescentar mais algumas, até de maior porte, pois então.

Estrada Bissorã/Olossato/K3/Farim. Saliquinhedim, mais conhecida por K3 fica um pouco acima da bifurcação da estrada do Olossato com a de Mansabá/Farim

A malta, e aqui refiro-me particularmente aos Furriéis, comia na messe dos Sargentos (boa malta a da 566). Já o nosso alojamento tinha que ser noutro lado e o que se conseguiu era muito precário, pois era improvisado e muito mal. Eu, o Baião, o Piedade, o Belchior e o Silva ficamos numa rudimentar dependência da casa do Chefe de Posto do Olossato mas a algumas dezenas de metros desta e já bastante fora do aquartelamento.

As enxergas, colocadas diretamente no chão, que não era limpo “há séculos”, e pronto, ali dormíamos sobre um lençol, alguns nem este tinham, que de branco passou a negro em breve tempo. Dormíamos assim em muito más condições e sempre incomodados pelos sempre persistentes e sanguinários mosquitos. Foi um tal chupar, e de palhinha. Além disso e por aquela dependência ser vítima de uma falta de limpeza total, havia ali da mais variada fauna: uns residentes, outros de passagem. Aranhões para todos os tamanhos, borboletas de todos os feitios, moscas, moscões, etc., etc.. ah (!) e aqueles insetos de cores bem vivas, voadores, de asas bem largas e finíssimas que pareciam trazer uma bolsa pendurada um centímetro abaixo do abdómen, e que até parecia um trem de aterragem? Que raio!

O que tinha mais mau dormir, por causa sobretudo desta clientela, era o Belchior, pois era o que menos aceitava aquela companhia e então ia relatando a entrada, a residência ou a saída deste ou daquele bicharoco.

Mas, afinal…, os intrusos até parecíamos nós.

A casa do Chefe de Posto do Olossato. Por coincidência apareço de bicicleta, de passeio até ao Morés

Até aí os personagens que entravam ou que apareciam de passagem em cena não eram assim tão incomodativos, e a indiferença era grande a não ser o tal de Anopheles, até que…

Uma das noites, diz o Belchior a gaguejar, como era de sua natureza, e quando alguns já estavam nos primeiros acordes do sono:
- Ó…Ó…ag…o…ra en…entrou um …um mo…mo…morcego!

Então à voz de morcego (e se é um vampiro?) todos se levantaram de um salto, mesmo os mais ensonados.

O Baião, habitual “inspetor” nestas coisas, levantou-se, contrariado, já se vê, e deu então uma volta pelo exíguo compartimento.

- Queres ver que este viu entrar um sapo com asas! Diz que viu entrar um morcego a voar e afinal o que eu vejo aqui é um sapo - Diz, em sotaque alentejano genuíno – voz grossa e pachorrenta -, o Baião, ao deparar com um amedrontado sapo num canto.

Foi uma grande risota. - O Belchior deve estar a chocar o paludismo - Alguém disse.

Tão cedo ninguém esqueceu esta, para mal dos pecados do Belchior, pois não mais foi poupado.

Mas, andar por ali um sapo!...

Olha o Belchior viu um sapo com asas!

Quantas vezes! Até aparecer outra, o que não demorou muito, o homem teve que ouvir.

Periferia do aquartelamento do Olossato
Olossato, Olossato, onde tudo é muito chato e a vida não dá prazer / Companhia, Companhia, quer de noite quer de dia há sempre muito que fazer.

Passaram-se mais dois dias e eis que o Capitão reúne Sargentos e Oficiais e diz-nos que temos de voltar à estrada do K3 para limpar as abatises, pois segundo um reconhecimento aéreo, o inimigo, em face das outras terem sido retiradas, abateu outras e então à laia de vingança, um número muito maior de abatises estava agora na estrada. Portanto, a ordem, que era do Comando do Batalhão, ficou dada através do nosso Capitão. Começou aí “o dia mais longo”, como lhe chamamos, para a 816. Operação de orgulho do Batalhão que custaria bem caro à 816. A estrada Olossato-Farim continuaria interdita afinal, mas agora já manchada também de sangue de militares da 816.

O Poste 3383 conta bem como foi…

Rui Silva
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 1 de Julho de 2012 > Guiné 63/74 – P10100: Páginas Negras com Salpicos Cor-de-Rosa (Rui Silva) (19): A Serração de Joboiá - a destruição de um mito

3 comentários:

Hélder Valério disse...

Caro Rui Silva

Este episódio que relataste, com o seu 'quê' de pitoresco, com a colagem da alcunha do 'sapo com asas', com a descrição da fauna (acho que não falaste das baratas, das osgas e outros) é interessante mas, para mim, a frase-chave é aquela que diz: "mas, afinal…, os intrusos até parecíamos nós", pois isso é que era a realidade.
Abraço
Hélder S.

Anónimo disse...

Rui Silva,
Acabo de chegar de mais uma semana de férias e logo o presente de mais um texto teu. Vejo que a 816 se fartou de trabalhar e lutar para quando a minha 2402 chegasse ter o Olossato mais arrumado e mais "pacífico", se assim se pode chamar. Agradeço-vos portanto em nome da minha companhia. Um abraço,
Raul Albino
C.Caç.2402

Luis Faria disse...

Caro Rui Silva

É um "Salpico cor de rosa" com piada e desculpa lá,bem esgalhado.Fizeste-me dar um salto a Capó onde toda a bichesa voadora e não só, era companhia mas,nunca apareceu,que saiba, criatura assim. Essa do sapo com asas!?!A dupla,Baião e Belchior devia ser demais!

Um abraço
Luis Faria