quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Guiné 63/74 - P10480: In Memoriam (128): Laranjinha, Oliveira, Barreto, Monteiro e Soares, da CCS/BCAÇ 2912, vítimas de um manuscrito no dia 01OUT71 em Duas Fontes (António Tavares)

Manuscrito


1. Mensagem de António Tavares (ex-Fur Mil da CCS/BCAÇ 2912, Galomaro, 1970/72), com data de 1 de Outubro de 2012:


PATRULHAMENTO AUTO POR TODAS AS A/D DA CCS/BCAÇ 2912 

O original deste “manuscrito” tem 41 anos.

Manuscrito que nada tem a ver com uma obra escrita à mão mas um assassinato escrito à mão.

Manuscrito que traduz uma das ordens dadas (1970/72) nas matas do leste do CTIGuiné.
Poderes incompetentes! Poder que receberam e foram ensinados, na Academia Militar, para praticá-lo bem.

Manuscrito que levou ao encontro da morte cinco jovens emboscados em Duas Fontes/Bangacia na noite de 01 de Outubro de 1971.

Manuscrito que no Hospital Militar 241 (Bissau) originou mais mortes dos quatro feridos graves evacuados na manhã de 02 de Outubro.

Manuscrito igual a outros anteriores em que só mudavam os nomes.

Manuscritos que levaram diariamente militares (só Praças e Furriéis) em patrulhamentos (nocturnos) auto às tabancas em A/D da CCS e no regresso traziam informações.

Recordo que certa noite numa das tabancas em A/D sentíamos e ouvíamos os rebentamentos e o Homem Grande da tabanca dizia-me:
- Vai embora… vai embora…

Chegados ao quartel confirmamos que tinha havido um ataque na ZA de Nova Lamego.

Manuscrito escrito antes ou depois de ter havido informações de que havia vestígios que o IN andava na zona de acção das nossas tropas nesse dia 01 de Outubro. Movimentação de indígenas (POP e Milícia) foram vistos dentro do quartel antes da partida da coluna auto.

Coluna auto pronta a partir (20h00) e retardada para integração do Capitão. Elemento que foi o último a subir para um dos Unimogs mas o primeiro a chegar ao quartel depois de ter ouvido o tiro (IN) de sinal de que as NT estavam debaixo da área de fogo do PAIGC. Estes (posicionados) só tiveram de aguardar as viaturas e fazer fogo, felizmente atabalhoado para as NT. Caso contrário o número de mortos seria maior.

O Oficial, a chorar e desarmado, chega ao quartel com a justificação de que vinha pedir auxílio. Entretanto (no local) os guerrilheiros do PAIGC matavam, feriam e tentavam levar um prisioneiro. Prisioneiro que foi arrastado e uns metros à frente morto (à queima-roupa) e encostado a um poilão. Sentado com as pernas e braços cruzados e uma bala na boca (a fazer de cigarro) assim o encontraram.

Tudo testemunhado e narrado por quem viu nas Duas Fontes/Bangacia e confirmado no quartel pelos camaradas que trataram dos corpos.

Manuscrito que marcou tragicamente a família do BCaç 2912 e a história da Guerra Colonial.
Manuscrito inserido na página 39 do Livro: “Guineíadas - Memórias de uma Comissão – BCaç 2912 CCS – X Encontro - Tavira”.

Os corpos de:

Alfredo Tomás LARANJINHA,
José Peralta OLIVEIRA,
Leonel José Conceição BARRETO,
José Guedes MONTEIRO e
Rogério António SOARES

depois de recolhidos em Duas Fontes/Bangacia e arranjados em Galomaro seguiram (coluna auto) para Bambandinca e acompanhados (por um camarada da CCS) até Bissau onde embarcaram no “Carvalho de Araújo” até Lisboa.  O mesmo “Carvalho Araújo” que os havia transportado há dezassete meses e uns dias ao chão do Teatro de Operações da Guiné

Foram sepultados nas suas terras. Paz às suas almas!

António Tavares
Foz do Douro, 01 Outubro 2012

OBS:
- Título do poste da responsabilidade do editor
- Uma chamada de atenção para o camarada António Tavares porque a sua caixa de correio devolve sistematicamente as nossas mensagens.
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 1 de Outubro de 2012 > Guiné 63/74 - P10464: In Memoriam (127): António Martins, ex-1.º Cabo Enf.º da CCAÇ 675 - Presente (José Eduardo Oliveira)

1 comentário:

Luís Dias disse...

Camarada Tavares

Lembro-me desse triste acontecimento, que teve lugar uns meses antes da nossa chegada à Guiné, para render o vosso batalhão.

Alguns anos depois um dos sobreviventes, o então Furriel mecânico, Mário Gomes, que faz o favor de ser meu amigo, contou-me em pormenor o que havia sucedido.

De facto, o capitão da CCS não ficou lá muito bem na fotografia, como se costuma dizer, mas no inquérito realizado chegaram à conclusão que a sua fuga foi "uma retirada estratégica" (coisas de malta do quadro).
Um abraço.
Luís Dias