domingo, 30 de setembro de 2012

Guiné 63/74 - P10457: Blogoterapia (218): Obrigado pelo acolhimento nesta Grande Tabanca, que abriga as alegrias e as dores de uma geração, batizada com suor, sangue e mosquitos, nas águas escuras dos deltas dos rios da Guiné (Vasco Pires, Brasil)


Guiné  > Região de Tombali > Gadamael > CCAÇ 2769 (Gadamael e Quinhamel,  Janeiro de 1971 a Outubro de 1972) > Vista aérea de Gadamael Porto nos finais do ano de 1971.  Foto do cor art ref António Carlos Morais da Silva, e por gentilmente cedida ao nosso camarada Manuel Vaz.

Foto:  © Morais da Silva (2012) [Editada por L.G., com a devida vénia]


(...) [ Sobre o ex-cap art Morais da Silva disse o Vasco Pires: Cheguei a Gadamael Porto, lá por meados de 70 para assumir o comando do 23° PelArt, encontrei uma Companhia em fim de comissão, comandada pelo então Capitão de Artilharia Rodrigues Videira, que logo nos primeiros dias me falou da importância da disciplina em zona de guerra. Logo em seguida veio uma Companhia de Infantaria, comandada pelo saudoso Capitão de Infantaria Assunção Silva, morto em combate, intrépido oficial altamente disciplinado e disciplinador, que foi substituído pelo então Capitão de Artilharia António Carlos Morais Silva, sobre o qual já falei neste blog, como um dos mais brilhantes Oficiais do Exército Português que conheci, nos meus três anos de serviço" (...)


1. Mensagem de hoje, nosso camarada e novo grã-tabanqueiro Vasco Pires, que vive no Brasil [, foto atual, à direita]:
 

Caros Luís Graça e Carlos Vinhal,

Fico muito grato, pela fraternal acolhida nesta Grande Tabanca, que abriga as alegrias e dores de uma geração, batizada com suor sangue e mosquitos, nas águas escuras dos deltas de rios da África Ocidental. 


Mais uma vez, expresso a minha admiração pela sabedoria como toda a equipe editorial magistralmente administra tantas emoções,  por vezes extremadas, de um tempo só cronologicamente distante.

Forte abraço

Vasco Pires



2. Sobre o 
Vasco Pires (e o Manuel Vaz) disse o seguinte o cor art ref Morais da Silva (que eu espero que não furioso comigo por quebrar o sigilo de um mail privado...):

Boa noite: Muito obrigado pelo alerta [, em relação ao poste P10443],  A foto que refere [, vista aérea de Gadamael,] foi cedida ao Martins Vaz que levou a cabo o levantamento da "história" de Gadamael e que, para esse trabalhão, me solicitou a dar-lhe conta do que era Gadamael no período do meu comando em 1971/72.

O Vasco Pires foi o meu alferes artilheiro. Empenhado, eficaz e corajoso. Uma das minhas "muletas" que a minha memória muito preza.

Abraço, 

Morais Silva


3. Comentário do Vasco Pires, em resposta ao anterior:
 

Caro Luís Graça:  
Fico agradecido, pelo teu e-mail. Mais de quarenta anos depois, ler as generosas palavras do seu 'commanding officer', perdoa-me o anglicismo, da estatura do Coronel Morais Silva, é ainda uma forte emoção.

Só me resta também agradecer a tua dedicação, e da tua equipe de editores, que mantem vivo um tempo, que marcou para o bem e para o mal, a vida de tantos de nós.
 
Forte abraço
VP

_____________________



Nota do editor:
 
Último poste da série > 21 de setembro de 2012 >  Guiné 63/74 - P10418: Blogoterapia (217): Mário Tito, aliás, Mário Serra de Oliveira, camarada da diáspora, está disponível, em 27 de outubro, no lançamento do seu livro, ou então na 1.ª quinzena de novembro, para estar com os camaradas de cá, para "papiar crioulo" e "parti mantenha e lembra tempo di tuga"

Sem comentários: