quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Guiné 63/74 - P10481: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (61): Notícias do Luís Antunes, ex-1º cabo enf, CCAÇ 2405 (Galomaro e Dulombi, 1968/70), que participou na Op Lança Afiada (Sónia Antunes / Paulo Raposo / Rui Felício)


Guiné > Região do Oio > Mansoa > 1968 > O Alf Mil Raposo, de óculos escuros, com o Furriel Ribas, à sua esquerda, e alguns soldados, observando uma "jiboia" morta pelas NT...  Na realidade, trata-se de uma pitão africana, uma "Pyton sebae", popularmemte conhecida como "irã cego". na Guiné-Bissau... Pode atingir os 6 metros de comprimentos, não é venenosa e não constitui um perigo real para os seres humanos... As jiboias só existem no Novo Mundo (América Central e do Sul). (LG)

Foto: © Paulo Raposo (2006). Todos  os direitos reservados


1. Mensagem da nossa leitora Sónia Antunes, com data de 30 de setembro último:

Assunto - Operação Lança Afiada

Caro Luís Graça,

É com muita emoção que li no seu blog, o texto (e não apenas este texto) P4484: Fauna & flora (20): Histórias de grandes serpentes: da jibóia de 7 metros.

Escrevo-lhe porque no texto do camarada Paulo Raposo há uma breve referência ao meu pai: "agarra num tronco de um ramo verde, e, pondo-se à frente dela, bate-lhe continuamente na cabeça, até a cobra se ver perdida.Uma vez perdida, morde-se a ela própria, para não se humilhar à mão do enfermeiro Luís". 

O meu pai era o 1º cabo enfermeiro Luís Antunes que pertencia à companhia de caçadores  2405, do Batalhão 2852.  Com o meu pai, estavam também os enfermeiros José Antunes Claudino (que faleceu na Operação Lança Afiada), e o enfermeiro António Sousa. 

Escrevo-lhe porque o meu pai tem inúmeras fotografias e na altura também escrevia no seu diário onde relatava detalhamente cada dia como combatente na Guiné Bissau, inclusive o terrível episódio da Operação Lança Afiada. O meu pai lembra-se perfeitamente do Paulo Raposo assim como do Furriel Ribas que,  segundo o meu pai, era de Chaves e também está na fotografia.

Se tiver algum conhecimento de colegas que também estiveram com o meu pai, na CCAÇ  2405/BCAÇ  2852, agradecia que entrasse em contacto comigo ou com o meu pai.

Obrigada.

Fico à disposição para qualquer informação.

Cumprimentos
Dra Sónia Antunes



2. Resposta de L.G. (com conhecimento ao Paulo Raposo e ao Rui Felício, ex-alf mil da CCAÇ 2405, e nossos grã-tabanqueiros da primeira hora):

Sónia:

Os filhos dos nossos camaradas nossos filhos são!... Deixe-me dizer-lhe quanto me sensibilizou o seu mail. Vou pô-la imediatamente em contacto com o Paulo Raposo, alferes da companhia do seu pai. Gostaríamos muito que o seu pai se juntasse a este grupo de bravos da Guiné: já somos mais de 580, de A a Z... 

Para isso bastam 2 fotos (digitalizadas) + 1 história!... (Uma foto do tempo da tropa e outra atual... Se o seu pai não tiver um endereço de email, podemos contactar-nos através do seu... Temos bastantes filhas de camaradas nossos a fazer essa "boa acção").

Por favor, traga-nos o seu pai até nós, com as suas fotos, com os excertos do seu diário, com a sua vontade de partilhar memórias e afetos que não se apagam mais,,, Vai fazer-lhe bem a ele e a todos nós!... Temos mais camaradas (incluindo os restantes alferes) da CCAÇ 2405 (Clque aqui)

Um Alfa Bravo (ABraço) para o seu pai, um beijinho para si. Luis Graça. (**)

PS - Sei que a Sónia mandou também um mail de igual teor ao Paulo Raposo e este já entrou em contacto com ela e  com o Luís Antunes.


3. Mensagem do Rui Felício:

Meu Caro Luis Graça,

Agradeço-te a bondade das tuas palavras elogiosas a meu respeito, especialmente no que toca ao link que incluis no teu e-mail e que remete para um texto que em tempos escrevi para o teu/nosso blog, a propósito da ida do Homem à Lua.

Sobre o assunto propriamente dito, julgo que o meu amigo Paulo Raposo é a pessoa indicada para falar da operação Lança Afiada, tanto mais que é sobretudo a soldados do seu pelotão, que a missiva que recebeste se refere.

Um grande abraço

Rui Felicio
ex-Alferes Miliciano da CCAÇ 2405
_______________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 9 de junho de 2009 >  Guiné 63/74 - P4484: Fauna & flora (20): Histórias de grandes serpentes: da jibóia de 7 metros (Paulo Raposo) ao irã-cego (Clara Amante)


Vd. também a I Série do nosso blogue, poste de 8 de Maio de 2006 > Guiné 63/74 - DCXXXIII: O meu testemunho (Paulo Raposo, CCAÇ 2405, 1968/70) (6); Mansoa, baptismo de fogo

(...) 2. Um belo dia o meu grupo de combate estava encarregue de levar e proteger os homens que iam limpar do capim uma faixa grande de ambos os lados da estrada. Assim evitávamos que tivessemos emboscadas coladas à picada.

Dirigimo-nos para o local de trabalho em duas viaturas. Parámos precisamente no sítio aonde tínhamos terminado o trabalho no dia anterior, ou seja ainda na zona já descapinada.

Quando parámos, saltaram do capim alguns elementos IN para a estrada. Fizemos fogo, eles fugiram e não responderam. Se tivéssemos parado 50 metros mais à frente, tínhamos caído na emboscada.

Recuperados da emoção, os homens começaram o seu trabalho e eu dirijo-me para um tronco de árvore, que estava caído, para me sentar. Ao aproximar-me do tronco, este mexe-se. Era uma jiboia, com sete metros de comprido. Enfiei-lhe um carregador em cima e ela continuava bem viva. O Cabo enfermeiro Luís, agarra num tronco de um ramo verde, e, pondo-se à frente dela, bate-lhe continuamente na cabeça, até a cobra se ver perdida.

Uma vez perdida, morde-se a ela própria, para não se humilhar à mão do enfermeiro Luís. (...)

(**) Último poste da série > 23 de agosto de 2012 > Guiné 63/74 - P10294: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (60): Obrigado, querido blogue, pelo reencontro do Xico Coelho, ex-fur mil da CCAÇ 2466 (Bula e Encheia, 1969/70), de quem, tinha perdido o rasto... Natural de Portel, vive em Almada, e chegou até mim através do blogue (Armando Pires)

1 comentário:

Luís Graça disse...

1. Congratulo-me com as notícias sobre o camarada Luís Antunes, da CCAÇ 2405, subunidade que pertencia ao BCAÇ 2852, de bambadinca a que estive adido (entre julho de 1969 e maio de 1970). Folgo também em saner novas do Rui felício e do Paulo Raposo, "senadores" da Tabanca Grande.

Oxalá a Sónia nos escreva de novo, trazendo fotos e história do seu pai.

2. Quanto à jiboia de que se fala aqui, e que pela foto não me parece atingir os 7 metros...

Há uma diferença (até no comprimento) entre a jibóia (nome científico, "Boa constrictor") e a pitão, jibóia africana ou irã cego (na Guiné-Bissau) (nome científico, "Python sebae")...

Esta última, sim, é a maior cobra da África subsariana. Quando adulta, pode atingir os 6 metros e ultrapassar os 100 quilos de peso...

A pitão (também grafada piton, no Brasil) é um nome comum para uma família de serpentes constritoras, especificamente Pythonidae. São serpentes que não têm dentes inoculadores de veneno, logo não são venenosas...Em contrapartida, possuem presas afiadas curvadas para dentro de modo a poder agarrar sua presa. Há 7 espécies deste género, variando os seus comprimentos entre os 4,5 e os 6 metros.

A "Python sebae", a pitão africana ou irã cego nabita a floresta-galeria, as matas e só ocasionalmente a savana.

A sua dieta é constituída por aves, pequenos roedores e ainda mamíferos de média dimensão. Pode viver trinta anos e não está em risco de desaparecer, embora o seu habitat estava a ser destruído. Há muitos "mitos" à volta desta serpente que raramente constitui uma ameaça para os seres humanos...

Já a jibóia p.d. (que está no nosso imaginário, pela pomada jibóia e não só...) vive no Novo Mundo (América Central e do Sul. "Boa constrictor" deve o seu nome à forma como mata as suas vítimas, por constrição, sufocando a presa, técnica usada pelas cobras não venenosas.

Contrariamente a muitos mitos populares, é pacífica e fugidia, evita sempre o contacto com animais de grande porte, incluindo o homem... Em média anda nos três metros... É sobretudo caçadora nocturna, alimentando-se de roedores e aves...