sábado, 27 de outubro de 2012

Guiné 63/74 - P10581: Agenda cultural (226): A banda musical portuguesa Melech Mechaya no 20º Festival Sete Sóis Sete Luas: seis concertos em quatro ilhas de Cabo Verde, 6-11 de novembro de 2012 (João Graça)







1. Do nosso grã-tabanqueiro João Graça, médico, interno de psiquiatria e músico, membro da banda de música portuguesa Melech Mechaya, recebemos a seguinte informação:

Daqui a uma semana entramos nós no avião em direcção a Cabo Verde! Vai ser uma aventura, 6 concertos em 4 ilhas diferentes, entre barcos e aviões e carrinhas! Fiquem com as datas:

- 4 Novembro - São Filipe [, Ilha do Fogo]

- 6 Novembro - Ilha Brava

- 8 Novembro - Praia [, Ilha de Santiago]

- 9 Novembro - Ribeira Grande [, Ilha de Santo Antão]

- 10 Novembro - Tarrafal [, Ilha de Santiago]

- 11 Novembro - Cidade Velha [, Ilha de Santiago]


Abraço! João

[Ouvir aqui um dos temas mais populares da banda, o Buglar de Odessa, a cidade onde nasceu a avó materna do nosso querido Pepito, cuja mãe, Clara Schwarz, nascida em Lisboa, de pai judeu polaco - e que é a decana da nossa Tabanca Grande ! - iria casar com um homem de origem caboverdiana e guineense, Artur Augusto Silva, nascido na Ilha da Brava...]


2. Festival Sete Sóis Sete Luas em Novembro distribuído por quatro ilhas

A edição de 2012 do Festival Sete Sóis Sete Luas vai decorrer de 6 a 11 de Novembro em cinco cidades de Cabo Verde, na presença de grupos musicais e teatrais de Portugal, Brasil, Espanha e Itália.

Numa nota à imprensa, os promotores do evento adiantam que a novidade para a edição deste ano passa pela aceitação do presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, do convite que lhe foi formulado, já aceite, para se tornar "presidente honorário" do certame, sucedendo ao escritor português José Saramago, já falecido.

O festival, lê-se na nota, vai decorrer em cinco cidades de quatro ilhas - Ribeira Grande de Santiago (também conhecida por "Cidade Velha") e Tarrafal (ambas em Santiago), Ribeira Grande (Santo Antão), São Filipe (Fogo) e Nova Sintra (Brava).

O Sete Sóis Sete Luas é um festival de música popular e arte contemporânea, que abrange 30 cidades de 11 países espalhados pela bacia Mediterrânica e mundo lusófono, nomeadamente no Brasil, Cabo Verde, Croácia, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália, Marrocos, Roménia e Portugal.

Segundo a nota, a organização do Festival Sete Sóis Sete Luas tem "uma relação especial com Cabo Verde", por ser o primeiro país extra europeu a entrar na grande Rede SSSL em 1998.

"Desde essa altura", lê-se no documento, "o Festival Sete Sóis Sete Luas trabalhou para valorizar a cultura cabo-verdiana no mundo e levou para a Europa, na maioria das vezes em estreia nacional, muitos grandes artistas" cabo-verdianos. São os casos, nomeadamente, de Cesária Évora, Bana, Tito Paris, Mayra Andrade, Teté Alhinho, Mário Lúcio, Tcheka, Mariana Ramos, Voz de Cabo Verde, Hermínia, Ildo Lobo, Tchalê Figueira e Bento Oliveira, entre outros.

Fonte: Expresso das Ilhas (Com a devida vénia)

3. O que é o Festival Sete Sóis, Sete Luas (Excertos do sítio oficial)

(i) Como nasceu:

Pela curiosidade e audácia de um grupo de estudantes da Toscana [, Itália,] e o apoio de um escritor português [, Jorge Saramago,] nasce a experiência do Festival Sete Sóis Sete Luas. 

Jovens sonhadores, com uma grande paixão pelo teatro, fundam o Gruppo Teatrale Immagini (Grupo Teatral Imagens) em 1987. Ansiosos por atravessar a fronteira italiana, em 1991, voam até ao Alentejo. Aqui apresentam vários espectáculos, com muito sucesso, e entram em contacto com José Saramago, convidando-o a visitar Pontedera. O escritor português não só aceita o convite, como também lhes oferece os direitos de autor em Itália do seu livro “O ano de 1993”. Em 1993 nasce o Festival Sete Sóis Sete Luas, dirigido por Marco Abbondanza desde a sua primeira edição, e começa o original e rico intercâmbio cultural entre Itália e Portugal que, ao longo dos seus 20 anos (1993-2012), já viu aderir muitos outros países: Grécia (1993), Espanha (1997), Cabo Verde (1998), França e Marrocos (2005), Israel (2006), Croácia (2008), Brasil (2009), Roménia (2012) privilegiando sempre as localidades periféricas e não os grandes centros.

(ii) Objetivos e projetos:

  • É uma Rede cultural de 30 cidades de 11 Países - Brasil, Cabo Verde, Croácia, França, Grécia, Israel, Itália, Marrocos, Portugal, Espanha e Roménia - que privilegia relações vivas e directas com os pequenos centros e os artistas; 
  • É uma viagem pelo Mediterrâneo e pelo mundo lusófono: uma viagem feita de encontros. Viajam os artistas, os operadores culturais e os espectadores;
  • É um Festival que vai ao encontro das pessoas, não das praças e dos monumentos;
  • Projectos de música popular contemporânea e arte figurativa do mundo mediterrâneo e lusófono; 
  • Promotor de turismo cultural: o público pode seguir o Festival nas várias paragens da sua viagem pelo mundo lusófono e mediterrneo;
  • Experiências directas de música, arte e sabores através da promoção dos produtos de excelência de cada país.
(iii) José Saramago: "um presidente honorário militante e um símbolo iluminista"

José Saramago deu ao Festival SSSL os instrumentos, filosóficos e práticos, para começar esta fantástica viagem pelo Mediterrâneo e pelo mundo lusófono. O Festival inspira-se nos valores presentes na sua obra “Memorial do Convento”, cujas personagens são sonhadores de alma visionária, que vivem numa Europa medieval, oprimidos por uma intolerante e tenebrosa Inquisição. Baltazar Sete Sóis e Blimunda Sete Luas, acompanhados pelo padre Bartolomeu de Gusmão, criam a “passarola”, uma máquina voadora, que é o símbolo do Festival pelo seu poder evocativo e simbólico, representando a metáfora do sonho e da liberdade utópica.

O Festival serve-se da capacidade da arte, da música e da literatura de ver para além da realidade do nosso tempo. Neste contexto compreende-se como o espectáculo, o concerto, a exposição – momentos de visibilidade deste projecto cultural – representam os seus instrumentos e não o seu fim. (...)

_____________

Nota do editor:

Último poste da série > 25 de outubro de 2012 > Guiné 63/74 - P10567: Agenda cultural (225): Doclisboa'12, de 18-28 de outubro de 2012: Um filme a não perder: "Terra de ninguém", de Salomé Lamas (estreia mundial absoluta, a 24, na Culturgest; repetição a 26, no cinema São Jorge, 16h)

5 comentários:

Anónimo disse...

Meu Caro Luís, caso o teu filho e meu "sobrinho" passe pela Praia o meu contacto é o 238 9991990. Terei imenso gosto em estar com ele e ir escutar a banda onde tocarem. Abraços Manuel amante

Luís Graça disse...

Manel:

Obrigado pela tua magnífica hospitalidade. Vou encaminhar a tua mensagem para o João. Tenho pena de não poder acompanhá-lo, seria uma ocasião soberana para finalmente pisar, de verdade, essa terra de gente maravilhosa a que nos prendem tantos laços, afetivos, históricos, culturais, demográficos, linguísticos...

Já disse à mãe do Pepito, a Dona Clara Schwarz e ao Pepito que eles vão tocar na Brava, terra do Artur Augusto Silva!...

Fico também feliz por saber notícias tuas. Já contactei igualmente a nossa amiga comum, a Isabel Brigham Gomes, que está farta de me onvidar para ir à Praia!... e que o João conhece: ela tem cá uma filha a estudar medicina, deve estar a acabar o curso... se não acabou já.

Aquele abraço, com muita saudade. Luis

Luís Graça disse...

Meu caro Manuel Amante da Rosa (que delícia de apelido!):

Já comuniquei também a notícia à nossa comum amiga Isabel Brigham Gomes, que vive como tu aí na Praia.. Tens tido notícias dela ? E a tua, filha já ativou o blogue dela ?

Parece-me que não... É pena!... Eu era um dos seus fãs... Escrever é preciso, em português!

http://amantedarosa.blogspot.pt/

Luís Graça disse...

Maneul Amante:

Mandei também notícia á nossa comum amiga Isabel, minha antiga aluna de mestrado (e que já me respondeu, felicíssima):

"Querida Isabel:

"Como vai corpo de bó ? Muitas mantenhas para a família pequena e grande. Nós por cá todos bem... Tenho boas novas para si... O João vai estar por aí, de 6 a 11 de novembro, com a banda dele, os Melech Mechaya ... Depois vão até ao Brasil.

"Tem de divulgar o evento entre os seus amigos... Leia no meu blogue notícia mais desenvolvida... Sei que eles vão tocar expressamente para o vosso presidente (que é também o presidente honorário do Festival Sete Sóis Sete Luas)... Ao todo, são 6 concertos em 4 ilhas... Infelizmente não o posso acompanhar... Estive em Angola há 15 dias... Diga-me qual o seu endereço no Skype e/ou no Facebook para eu lhe ligar um dia destes...

"Um bj grande, com muitas saudades. Luis (+ Alice, Joana, João)"

Luís Graça disse...

Mais notícias dos Melech Mechaya. Fonte:

http://www.artistas-espectaculos.com/agentes/pt/melech+mechaya.htm
__________________

MELECH MECHAYA EM CABO VERDE, BRASIL E ESPANHA

A digressão internacional da banda portuguesa de música klezmer inclui 10 datas em 3 continentes.

Os Melech Mechaya actuam em Cabo Verde, com 6 espectáculos em São Filipe, Ilha Brava, Fogo, Praia, Ribeira Grande, Tarrafal e Cidade Velha, viajando de seguida para o Brasil onde actuarão em Aquiraz, no Ceará (nordeste brasileiro).

De volta à Europa, o quinteto de Almada e Lisboa regressam a Espanha para 3 importantes espectáculos: Zaragoza, Sevilla, e a festa oficial de lançamento do disco em Espanha que acontecerá em Madrid.
Ficam aqui as datas:

4 Novembro | São Filipe, Cabo Verde
6 Novembro | Ilha Brava, Cabo Verde
8 Novembro | Praia, Cabo Verde
9 Novembro | Ribeira Grande, Cabo Verde1
0 Novembro | Tarrafal, Cabo Verde
11 Novembro | Cidade Velha, Cabo Verde1
7 Novembro | Aquiraz, Brasil
8 Dezembro | Saragoça, Espanha
9 Dezembro | Madrid, Espanha
13 Dezembro | Sevilha, Espanha 22:00 | Fundación Tres Culturas

Os Melech Mechaya dão, assim, mais um importante passo na sua carreira internacional.

Mais informações em www.melechmechaya.com