domingo, 3 de fevereiro de 2013

Guiné 63/74 - P11051: Tabanca Grande (384): Manuel Isidro Campelo de Sousa, ex-1.º Cabo Radiotelegrafista dos STM (Bafatá e Nova Lamego, 1970/72)

1. Mensagem do nosso camarada e novo tertuliano Manuel Isidro Campelo de Sousa*, ex-1.º Cabo Radiotelegrafista (STM), Bafatá e Nova Lamego, 1970/72, com data de 30 de Janeiro de 2013:

Com os melhores cumprimentos,
Em anexo segue a minha identificação com as duas fotos pedidas; para que possa fazer parte desta grandiosa obra editada por vós, e que jamais possa cair no esquecimento das gerações futuras !!!

Para todo o elenco editor do blog um abraço;
Campelo de Sousa


A minha apresentação:
Nome: Manuel Isidro Campelo de Sousa
Posto: 1º Cabo Radiotelegrafista
Arma: Transmissões.
Quartel Regimento de Transmissões - Arca D'Água – Porto. 
Início de comissão na Guiné (desembarque em Bissau): 24-09-1970
Localidades onde prestei serviço: (STM) Posto de Rádio em Bafatá e Posto de Rádio em Nova Lamego (Gabu).
Fim da Comissão e regresso à metrópole: 14-10-1972

O meu Blog:



2. A minha ida para a Guiné


Foi na manhã do dia 18 de SETEMBRO do ANO de 1970 que eu embarquei em Lisboa no cais de Alcântara a caminho da GUERRA na Guiné, a bordo do navio ANA MAFALDA.

Na hora do embarque, os oficiais foram distribuídos pelos beliches dos "camarotes", o SOLDADO, como de costume nestas e noutras situações, foi mandado para o porão, amontoados como sardinhas em lata, onde não se conseguia respirar e estavam montados uns beliches de ferro com umas enxergas em cima, e onde casa de banho não havia.

Foi uma bela viagem, como devem calcular, com os baldes dos dejectos do porão a serem despejados borda fora de manhã e ao fim da tarde.

Eu, pessoalmente também enjoei e de que maneira. Recordo-me que, mais ou menos dois ou três dias depois de termos partido de Lisboa já em alto mar, durante a madrugada uns jogavam a vermelhinha, outros escreviam cartas à família, outros enjoados vomitavam, e, um ou outro estaria a dormir, quando as sirenes do barco começaram a roncar, porque havia incêndio no compartimento das máquinas que faziam mover o barco.

Toca a levantar a toda a pressa, não houve tempo para calçar nem vestir, agarrar os coletes salva vidas para a eventualidade de termos de nos atirar ao mar, e fomos evacuados a toda a pressa para a proa do navio, pois havia fumo por todos os lados. Era noite escura, só se conseguia ver estrelas no céu e ouvia-se a água a bater no casco do barco!

Foi um daqueles sustos que mesmo aos 22 anos de idade deixam marcas para o resto da vida.
Ainda hoje não gosto de andar de barco! Estivemos quase a noite inteira parados em alto mar até ser reparada a máquina que tinha ficado danificada com o incêndio, depois lá continuamos a viagem até à Guiné, chegando e atracando em Bissau na manhã do dia 24 de Setembro de 1970.


3. Comentário de CV:

Caro camarada Campelo de Sousa, és mais um ex-militar das Transmissões a juntar-se ao já numeroso grupo de camaradas desta Arma que fazem parte da nossa tertúlia.

Já fui espreitar o teu Blogue, muito bem apresentado, dedicado essencialmente à tua terra e à região do Douro, mais propriamente da margem esquerda deste rio, já pertencente ao Distrito de Viseu. Acho que estou certo.

Encontrei também no teu blogue duas alusões à tua vida militar, de onde retirei a tua ida para a Guiné no navio Ana Mafalda, que também me levou a mim e a tantos e tantos camaradas desta tertúlia.

Das muitas obrigações que assumimos quando ingressamos nesta tertúlia, contribuir com algumas histórias e fotos do nosso tempo de ex-combatentes são das principais. Podemos também colaborar comentando, chamando a atenção para algo menos verdadeiro, não porque alguém tenha mentido deliberadamente mas porque foi traído pela memória, ajudando portanto a elaborar esta memória futura, mesmo com as imperfeições próprias das histórias contadas na primeira pessoa. Isto tudo para te dizer que ficamos à espera das tuas memórias escritas e em fotografias. Andaste por Bafatá e Nova Lamego, terás muito para contar, dizemos nós.

Acabo deixando em nome dos editores e da tertúlia, um abraço de boas-vindas.
Ficamos por aqui ao teu dispor para qualquer dúvida que tenhas.

O teu camarada e novo amigo
Carlos Vinhal
____________

Nota de CV:

(*) Vd. poste de 28 DE MAIO DE 2011 > Guiné 63/74 - P8342: O Nosso Livro de Visitas (112): Campelo de Sousa, ex-radiotelegrafista de rendição individual (Bafatá, 1970; Nova Lamego, 1971/72), relembrando a sua passagem por Bambadinca

Vd. último poste da série de 24 DE JANEIRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P10995: Tabanca Grande (383): José António Gomes de Sousa, ex-Soldado Condutor Auto da CCAV 3404/BCAV 3854 (Cabuca, 1971/73)

14 comentários:

Hélder Valério disse...

Caro camarada Manuel de Sousa

Pois que sejas bem aparecido.
Conta coisas.

Se me permites, uma pequena correcção ao que o teu 'apresentador', Carlos Vinhal, fez. Trata-se de um homem das Transmissões mas das 'especiais', dos homens do STM!

Estiveste em Catió, para onde foste depois da tua chegada à Guiné em finais de Setembro de 1970.
Ora acontece que eu estive para ir chefiar esse Posto em Dezembro mas num jogo de 'moeda ao ar' fui para Piche e para Catió foi o meu amigo e padrinho de casamento Nelson Batalha que saiu de lá após ter ficado ferido juntamente com o soldado operador de transmissões Neto, entre outros, num ataque sofrido em Abril de 71.
Já não voltou para lá e ficámos depois no "Centro de Escuta" em Bissau.

Agora uma outra coisa que me deixa curioso: quando saíste da Arca d'Água? Dá-me ideia, pelos tempos que indicas, que deves ter terminado a tua formação lá talvez em Junho.
Sendo assim ainda te apanhei no Porto, já que estive lá a dar instrução de meados de Abril a meados de Setembro.
Já não me lembro foi dos pelotões de instrução em que estive.

Abraço
Hélder S.

José Botelho Colaço disse...

Não me vou alongar em palavras mas desejar que te instales bem aqui na sombra do Poilão onde a arma das transmissões está em maioria.
Segundo o comentário do Hélder estiveste em Catió. Em Dezembro de 1963 fiz um pequeno estágio no posto rádio de Catió antes de ser lançado para a operação tridente na ilha do Como.
Um alfa bravo.
Colaço.

Anónimo disse...

Manuel Sousa,

Certamente foste um dos substituídos pela nossa rendição, digo nossa por ter ido eu e mais 14outros camaradas que embarcamos em Junho de 1972, com destino à Guiné.

Se estavas em Bafatá em Junho de 1972 lembras-te que foram lá colocados dois destes camaradas, o Videira e o Poças, se estavas em Nova Lamego não me recordo quem foi aí colocado, creio que o Neves ou o Fritz, mas não tenho a certeza, lembras-te de algum destes nomes ou do nome do periquito que te rendeu?

Bem vindo a este espaço, fica bem por aqui e dá notícias.

Um abraço,
BS

Manuel Dias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Manuel Dias disse...

Caro camarada e amigo Campelo de sousa.
Sauda-te o ex 1ºcabo radiotelegrafista Manuel Gomes que esteve contigo um mes em Nova Lamego em outubro de 1971 como já confirmastes que te lembras que passei por ai, Vamos ver se tens algumas fotos do posto de radio e se por sorte eu estou em alguma delas.

Doute as boas vindas a esta grande familia de camaradas da Guine.
Um grande abraço

Manuel Gomes

Manuel Dias disse...

Caros camaradas Helder e Jose Botelho

O camarada Campelo de Sousa nao esteve em Catió passou por Bafata e Nova Lamego, quem esteve em Catió fui eu de Agosto de 1970 a julho de 1971 depoes Bissau e um mes em Nova Lamego em Outubro de 1971
um abraço Manuel Gomes

Hélder Valério disse...

Caros camaradas Manuel Campelo de Sousa e Manuel Dias

Mil desculpas!
De facto está indicada a estadia do Campelo de Sousa em Bafatá e depois em Nova Lamego mas ao usar o teu nome como 'Manuel Sousa' acabei por te confundir com o 'Manuel Dias' que, esse sim, esteve em Catió e com quem já tenho trocado mails.

Já se sabe, a idade avança, a gente esquece-se de 'tomar os comprimidos', e depois dá nisto: troca de identidades....

Espero que me desculpem. Mas tudo o resto, inclusive as perguntas, está certo!

Abraços
Hélder S.

Campelo de Sousa disse...

Ok...
Está tudo bem e até com muita graça !
Claro que a maioria de nós nesta altura da vida já tem muitos cumprimidos tomados e outros para continuar a tomar ! A idade não perdoa por mais voltas que queiramos dar a nosa memória nesta altura não é a mesma daquela epoca do anos de 1970/1972!
De qualquer maneira O Manuel Gomes ainda tem uma memória invejavel, já que ainda se lembra do mes que veio passar a Nova Lamego e do furriel que lá estava de castigo tambem a passar um mês !!! Não me recordo que castigo foi aquele, se ele nunca saiu do Poto de Rádio. Se fosse por um grande crime teria ido bater com o costado no mato penso eu !!! ainda bem que ficou por ali pelo posto de rádio a cumprir o tal castigo !
Oportunamente vou deixar aqui umas fotos do pessoal do Posto de Rádio para veres se ainda reconheces alguém !.
De qualquer maneira se passares uma vista de olhos no meu blog que é : http://montao.blogspot.pt, encontras lá umas fotos de Nova Lamego.
Um Abraço
Campelo de Sousa

Luís Graça disse...

Sê bem vindo, camarada... Às vezes passo por Cinfães, haveremos de nos encontrar. De Candoz (freguesia de Paredes de Viadores, concelho de Marco de Canaveses), até Cinfães, vai um tiro de obus... LG

Luís Graça disse...

... Não vivo em Candoz, mas às vezes vou lá passar umas temporadas... A família tem lá casa (Quinta de Candoz)... E estamos em contacto visual com Cinfães... Gosto muito da serra de Montemuro... Ainda paras por lá ?

Campelo de Sousa disse...

Caro Luis Graça.

Afinal somos quase vizinhos !
Conheço Paredes de Viadores pois passo lá sempre que vou a Montão ou a Cinfães, mas não estou a ver onde fica a Quinta de Candoz.
Sabado se Deus quizer vou lá passar, vou a Montão e a Cinfães, em principio vou almoçar a Montemuro como de costume, ás vezes tambem vou almoçar á Gralheira. A serra de Montemuro é lindissima, pena que com a instalação desenfreada daqueles Monstros (famosas ventoinhas)a paisagem esteja a ser totalmente destruída e a perder o seu encanto. As Portas de Montemuro estão infestadas de Ventoinhas.!
Cinfães qualquer dia tem mais ventoinhas instaladas que habitantes !
Voltando ao que interessa, como eu vou muita vez para aqueles lados talvez um dia nos possamos encontrar e almoçar em Montemuro, tem lá um bom restaurante onde já tenho tirado algumas fotografias
que estão publicadas no meu blog.
Afinal, mais uma vez se prova que o Mundo é mesmo pequeno, mas a Tabanca é Grande !!!!!!!
Um dia destes vou enviar umas fotos de Nova Lamego - Guiné.
Um abraço,
Campelo de Sousa

Manuel Dias disse...

Caros Camaradas amigos

Nao fiqueis com enveja da memoria eu as vezes vos acompanho nesse aspeto como dizeis os comprimidos e mais os anitos que nos vao fazendo maiores mas, nunca nunca velhos.
Ao amigo Manuel Sousa vou fazer uma retificaçao cuanto ao furriel que estava em Nova Lamego por um castigo que tal castigo nao foi por um mes, acho que terminou ai a sua missao, quando cheguei a Nova Lamego já estava ai eu vim para Bissau e ele ai ficou, recordo ele pedir-me para falar ao 1ºTaveira que era o responsabel do STM de bissau e eu abordei esse assunto ao Taveira e ele disse-me que tinha feito o mal e nao dependia del, o que lembro ele estava em Bissau e foi para Nova Lamego de castigo.

Devo dizer que para mim foi uma grande alegria depoes de 42 anos encontrar um camarada com quem convivi muito pouco tempo visto que foi um e alguns dias que esse pouco tempo o tanho na memoria como tu eras, lembro que nao havia refeitorio,dixastens a marmita para eu ir buscar a comida e vinhamos comer para o posto de radio e davas as bananas que tinhas amdureçer fostens uns grandes amigos eu ai era novo e com muitas ganas de volver a Bissau.

Um abraço Manuel Gomes



Anónimo disse...

Cumprimento todos os Tertulianos da Tabanca Grande que acompanharam a "aparição" do Campelo de Sousa e, particularmente, a malta do STM!
Mais um, dos que enfileiramos o AGRTMS em Bissau!
Campelo, quando da tua chegada a Bissau ( e a Bafatá)estava em Aldeia Formosa(Quêbo), onde tinha chegado em 29 de Julho de 1970!Fui colocado no posto do "Quêbo" do STM
oito dias depois de desembarcar no "Pijiguidi", a bordo do "Carvalho Araújo".
Estive na "Aldeia" até Junho de 1971. Depois fui colocado em Bissau,no Centro Recetor, ainda não tinha sido criado o Agrupamento de Transmissões do CTIG. A partir de 1 de Novembro de 1971, passei(amos) a fazer parte da familia desse agrupamento.
Em breve vou publicar no blogue fotografias e documentação
que ilustrarão a página, que espero seja cada vez mais enriquecida enriquecida com novos Tertulianos de Transmissões.
Um abraço do Álvaro Vasconcelos, que reside em Baião!

Campelo de Sousa disse...

Mandei hoje uma foto com o pessoal do Posto de Radio (STM) de Nova Lamego de 1971. Ainda tenho outras que oportunamente irei tambem enviar.
Espero que o Manuel Gomes Reconheça nessa foto algum camarada nosso.
O Alvaro Vasconcelos afinal também é meu vizinho, pelo menos diz residir em Baião !!!
A todos o meu muito obrigado. O mundo é pequeno mas a Tabanca é Grande !!!