domingo, 3 de fevereiro de 2013

Guiné 63/74 - P11047: Os melhores 40 meses da minha vida (Veríssimo Ferreira) (25): 26.º episódio: Memórias avulsas (7): 13 de Junho de 1966, inventámos o Santo António

Militares em progressão nas matas da Guiné
Foto: © José Câmara. Todos os direitos reservados



1. O nosso camarada Veríssimo Ferreira (ex-Fur Mil, CCAÇ 1422 / BCAÇ 1858, Farim, Mansabá, K3, 1965/67), em mensagem do dia 30 de Janeiro de 2013, enviou-nos mais esta história para publicar na sua série "Os melhores 40 meses da minha vida".


OS MELHORES 40 MESES DA MINHA VIDA

GUINÉ 65/67 - MEMÓRIAS AVULSAS (7)

13 DE JUNHO DE 1966, INVENTÁMOS O SANTO ANTÓNIO

Adivinhava-se que esta madrugada iria ser em grande e com muito fogo de artifício. A 1.ª marcha a desfilar seria a d'um Grupo de Comandos do QG, dado que na altura ainda os não havia, formados na Metrópole.

A minha Secção de Morteiros havia sido convidada especial a participar (o que muito nos alegrou) e tendo como principal tarefa, encerrar os festejos, fazendo a segurança de retaguarda após o desenrolar do golpe de mão. Nesse sentido, saíramos do K3 com 36 granadas, enroladas que foram 4 a cada um dos nove elementos, myself incluído, bem como com os três morteiros com a boca tapada com rolhas de cortiça, dada a copiosa chuva, e devidamente poisados no dorso, a tiracolo, tais como se vulgares carabinas fossem. Nada de pratos base, nem aparelhos para medir distâncias ou altitudes, que ali para nada serviam, usando-se antes capacetes como preventivos para qualquer recuo ou coice no chão e o alcance ficava dependente da forma como se empinava mais ou menos o tubozinho 60.

Obviamente que dos nove, só seis levavam G3 e os restantes (os apontadores, eu e mais os dois 1ºs Cabos, Nascimento e Ismael) em coldre próprio, levávamos ainda pistolas Walter 9mm.

Partíramos às duas da manhã e até ao objectivo (Biribão?) por estranho que pareça não fomos detectados. A madrugada ia-se entretanto fazendo dia cada vez mais claro e deu para reparar na bela floresta virgem, enquanto atravessávamos a bolanha em maré vazia e o bucolismo do lugar, bem como a macacada que nos ia acompanhando e os belos trinados das formosas aves que despertavam, nada... mas nada mesmo... fazia prever que por ali havia um refúgio nocturno de IN's.

Colocado o dispositivo no terreno, a rodear a tabanca surgida no meio do nada, mas onde se festejava já, pois que bem ouvi, no rádio a pilhas, a coladera "chapéu de palha" e que também, bem vi uns jovenzitos quase acabados de nascer a bambolear-se ao som daquela bonita melodia que hoje ainda oiço, comovidamente acrescento, deram-se início às comemorações, após a ordem vinda de quem mandava e foi manga de ronco.

Do interior das casotas e dando razão a quem afirmara que havia ali dorminhocos marchantes doutras músicas, estes começaram a sair devidamente armados, mas não de arquinho e balão, disparando com malévolas intenções tentando escalupir-se e uns poucos conseguiram, mas à maioria não foi permitida tal possibilidade. É então que começam a surgir as costumadas fogueiras tão típicas desta época, feitas de alecrim aos molhos só que neste caso, e decerto devido à ventania, a coisa pegou-se aos colmos que faziam de telhado e dentro em pouco todas as sete ou oito moranças ardiam e nem deu para lhes saltar por cima e nem os bombeiros apareciam.

Todas as mulheres e crianças que lá estavam contra vontade (digo eu) vieram connosco no regresso a casa, mas tal foi feito em passo rápido, já que estávamos a ser flagelados e cada vez os rebentamentos estavam mais perto, vindos "sabe-se lá d'onde" e nós trinta o que pretendíamos agora era um bom pequeno almoço... dois ou três Vat's 69... uma ou duas bajudas... um banho no Spa... uma massagem... e dormir.

E foi assim, copiando-nos, que nasceram os festejos da cidade de Lisboa.
(continua)
____________

Nota do editor:

Vd. último poste da série de 27 DE JANEIRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11012: Os melhores 40 meses da minha vida (Veríssimo Ferreira) (24): 25.º episódio: Memórias avulsas (6): Cabeça cá tem juízo

2 comentários:

Hélder Valério disse...

Caro camarada Veríssimo Ferreira

Continuas a contar as peripécias dos teus 'melhores 40 meses de vida' com grande maestria.

Através deste teu relato, em jeito divertido, pictórico, com paralelismos bem conseguidos, quem não conheceu o ambiente será bem capaz de pensar que aquilo era o 'sempre em festa'.

Mesmo as coisas 'próprias da guerra' são referidas de modo simpático e assim se percebe melhor o porquê desses 40 meses terem sido 'os melhores'.

Abraço
Hélder S.

Luis Faria disse...

Caro Veríssimo Ferreira

"Aprende-se até morrer e morre-se sem nada saber"!Bem verdade.
Assim,fiquei agora "conhecedor" da origem dos festejos do Sto António, em Lisboa o que, por congeminação,me leva a a concluir que a boa exibição e execução dos mesmos, se deva,com diferentes variações mas de base similar, ao intenso treino durante anos, feito a partir desse vosso invento!

Parabens,pois,pelos teus "melhores 40 meses ..."

Um abraço
Luis Faria