VIII ENCONTRO NACIONAL DA TABANCA GRANDE
DIA 8 DE JUNHO DE 2013
PALACE HOTEL DE MONTE REAL
Caros camaradas, amigos tertulianos e leitores do nosso Blogue
O tempo voa e sem darmos conta estamos exactamente a um mês do nosso Convívio anual, o VIII, que se vai realizar a 8 de Junho próximo.
É já um acontecimento ansiosamente esperado pelos camaradas que habitualmente se deslocam a Monte Real, idos de norte a sul de Portugal, para reverem os amigos que conheceram através desta tertúlia.
E as nossas sempre jovens bajudas?
É vê-las conversar tão animadamente. Existem já uma amizade tão profunda entre elas que a falta de uma ou de outra é notada com tristeza.
E nós os "velhotes", descabelados (alguns) e de barba(s) branca(s) (todos), não nos emocionamos em cada encontro?
Temos infelizmente já algumas ausências físicas pelo pior motivo, mas a certeza é que estão na mesma connosco, só que de outro modo, noutra dimensão. Onde quer que estejam, sabem que neste dia não são esquecidos.
Vamos aproveitar enquanto "cá estamos", para nos convívios das nossas Unidades ou no Encontro anual do nosso Blogue, dizer: "presente", ou "pronto", como nos velhos tempos.
Vem a propósito deixar aqui a notícia de que este ano vamos ter uma cerimónia religiosa, ideia do nosso camarada Joaquim Mexia Alves. Assim, pelas 11H45 vai ser celebrada uma Missa, na Capela das Termas de Monte Real, sufragando a alma dos nossos camaradas caídos em campanha e dos que entretanto faleceram após o regresso da guerra. Não serão esquecidos também os nossos tertulianos "civis" que já nos deixaram.
Independentemente das convicções religiosas de cada um, achamos que a nossa presença neste acto é uma forma de homenagem e respeito pelas suas memórias.
Finalmente, e para que conste, deixa-se aqui a listagem actualizada dos inscritos até hoje, pedindo a quem não encontra o seu nome, o favor de nos alertar para que se corrija.
INSCRITOS NO VIII ENCONTRO DA TABANCA GRANDE - MONTE REAL - 8 DE JUNHO DE 2013 (N=80)
Como se pode constatar, somos já 80, como faltam ainda as inscrições relativas a algumas das habituais presenças, é muito provável atingirmos a centena e ultrapassar esta marca com alguma facilidade.
Camarada e/ou amigo leitor, mesmo não estando registado na nossa tertúlia, sendo ex-combatente da Guiné, ou estando de algum modo ligado à Guiné-Bissau, inscreve-te no nosso Encontro e aparece porque serás bem recebido.
Todo e qualquer esclarecimento pode ser obtido através deste link: http://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/2013/03/guine-6374-p11270-viii-encontro.html ou nos endereços electrónicos dos editores, constantes do lado esquerdo da nossa página.
Porque a inscrição atempada facilita a nossa tarefa, pedimos que não se deixem para muito próximo da data do Convívio para a formalizar.
Um abraço e
Até breve.
Luís Graça
Joaquim Mexia Alves
Miguel Pessoa
Carlos Vinhal
____________
Nota do editor
Último poste da série de 4 DE ABRIL DE 2013 > Guiné 63/74 - P11342: VIII Encontro Nacional da Tabanca Grande (6): Informação à Tertúlia (Joaquim Mexia Alves / Carlos Vinhal)
3 comentários:
Caros camaradas
É verdade que a crise está aí!
É verdade que a 'festa' não é barata. Em si mesma e até mesmo comparativamente com outras que neste momento vão ocorrendo.
Mas, penso que é o momento certo de afirmarmos a nossa vontade de existir, de aprofundarmos a nossa amizade e estabelecermos os laços que nos unirão por cima das dificuldades.
Já vai havendo por aí, principalmente no "Face", grupos e grupos de 'antigos combatentes', de 'combatentes', daqui e dacolá, que também parece terem descoberto a universalidade (em termos de tempo e de localizações) da nossa presença em terras africanas, particularmente na Guiné, e que, por via disso, também 'pratiquem' a cultura do 'grupo alargado' para além dos limites da Unidade (Companhia, Batalhão, Pelotão, etc.), mas nada disso retira o facto de o nosso Blogue ser o pioneiro em tal postura.
É mesmo a principal característica sua, a de colocar em convívio 'gentes' dos vários 'tempos', locais, Unidades, Armas e é isso que, em conjunto, permite 'desenhar' melhor a história da nossa passagem pela Guiné.
Ir a este Convívio/Encontro é uma maneira de nos afirmarmos 'contra a crise'. Podem-se juntar em grupos para aliviar as despesas de transporte e pensar que o custo estipulado cobre o almoço e, como há lanche, já servirá também de jantar.
Abraço
Hélder S.
Meus caros
Vou amanhã para o outro mundo, a China, sozinho, meter-me em aventuras como ainda gosto. Só regresso a 16 de Junho.
Este ano não dá para Monte Real.
Estarei na Manchúria, no Tibete Oriental, em Taiwan, lugares que não conheço.
Com pena minha, o grande encontro com os camaradas da Guiné ficará para 2014.
Abraço e até Junho.
António Graça de Abreu
Pois é, não me lembro qual, mas já aconteceu um outro ano, faltei pela mesma razão, faço anos a dia 6 e esse fim-de-semana está reservado para outra família...
Para 2014, logo se vê.
Um abraço e o desejo de bom almoço para todos.
BS
Enviar um comentário