quarta-feira, 8 de maio de 2013

Guiné 63/74 - P11543: 9º aniversário do nosso blogue: Questionário aos leitores (43): Respostas (nº 87/88/89): Armando Pires (CCS/BCAÇ 2861, Bula e Bissorã, 1969/70); Alberto Antunes (CCAÇ 2402, Olossato, e CCAÇ 5, Canjadude,1970/72); Ricardo Almeida (CCAÇ 2548/BCAÇ 2879, Farim, K3/Saliquinhedim, Cuntima e Jumbembem, 1969/71)

Resposta nº 87 > Armando Pires [, ex-fur mil enf,  CCS/BCAÇ 2861,Bula e Bissorã, 1969/70, ]

(1) Encontrei-te, Blogue Amigo, estávamos em meados de 2009.

(2) Eu e o meu camarada jornalista Joaquim Furtado, falávamos sobre a sua série “A Guerra”, em fase de finalização, quando lhe perguntei como tinha ele localizado um determinado personagem que ali era entrevistado. Esclareceu-me que tinha sido através “do blogue do Luís Graça”. Fui ver do que se tratava e fiquei arrebatado pelo fantástico acervo histórico que sobre a guerra na Guiné ali se reunia.

(3) Após algum tempo de “namoro”, apresentei-me às tropas no dia 4 de Agosto de 2009, apresentação que ficou consagrada no P4778.

(4) Desde então, ver, ler, consultar o Blogue, é uma tarefa diária. Para mim, as manhãs começam com as notícias da rádio, depois os jornais, seguem-se os “e-mail’s”, e aí vou eu ao blogue. Posso não ler de imediato, mas selecciono o que fica para mais tarde.

(5) Tenho escrito para o Blogue na medida do possível, sempre que é possível. Claro que gostava de ser mais participativo. Claro que o Blogue merece que o seja. Mas faço os impossíveis para tornar cada vez mais possível a minha participação.

(6/7/8) Conheço a página no Facebook mas só muito raramente por lá passo. É no Blogue que concentro a minha atenção.


(9) Desculpa que não possa fazer uma apreciação tipo gostar mais “disto ou daquilo”. O Blogue e o Facebook são duas realidades diferentes, com objectivos diferentes, e que, na minha opinião, não exercem interacção.

(10) Não tenho notado qualquer dificuldade em aceder ao Blogue. Por vezes um pouco lento a abrir mas é preciso ter em conta a enorme quantidade de informação a carregar.

(11) Para mim, o Blogue é um ajuste de contas com a memória. Um ombro amigo pronto para nos ouvir, para nos atender, para nos entendermos. E desentendermo-nos, também. E tantas têm sido as vezes, de umas e de outras. Mas sempre com uma enorme disponibilidade para nos unir, porque é essa união a que nem sabemos dar o justo nome, que nos tem mantido juntos, pela vida fora, tenha sido qual fosse o tempo e o lugar que cada um nós palmilhou. E depois, está cumprida uma das principais tarefas a que o Blogue se dispôs. Não deixar que a história seja contada sem ser pelos seus protagonistas. Tem-no feito em versões contraditórias? Antagónicas, até? Seja. É na diversidade que se encontra a justa medida das coisas.

Finalmente. Quero agradecer ao Blogue cada reencontro que me proporcionou, sobretudo, ter permitido que me reencontrasse com um passado de que me honro e orgulho.

(12/13) Infelizmente, por razões várias, a mais das vezes profissionais, não me foi possível, ainda, estar presente no Encontro Nacional, e, lamentavelmente, não sei se conseguirei fazê-lo este ano.

(14) Não é o Blogue que tem fôlego para continuar. É ele que nos dá força anímica e garra para prosseguirmos.

(15) Nem criticas, nem sugestões, nem comentários. Tudo tem seu tempo. Este é o tempo de te dizer, Blogue Amigo, simplesmente OBRIGADO!

Resposta nº 88> Alberto [José dos Santos] Antunes (ex-Fur Mil TRMS, CCAÇ 2402 (Olossato) e CCAÇ 5 (Canjadude), 1970/72

(1) Descobri o blogue em 2011.

(2) Através de um camarada (Jose Corceiro).

(3) Sou membro da Tabanca Grande, desde 2012. [... 5 de outubro de 2010]

(4) De temos a tempos.

(5) Já enviei material para publicação.

(6) Não conhecia a existência da página do facebook.

(7/8/9)[Vou] mais vezes ao facebook

(10) Não.

(11) Representa o modo de recordar momentos passados na Guiné.

(12) Não, [nunca fui.]

(13) Não estou a pensar ir ao encontro.

(14) Penso que ainda tem pernas para andar.

(15) Considero o blogue muito bem elaborado, tenho pena que não haja mais camaradas motivados a colaborar, pois sei que há muito mais para contar desses tempos passados

Resposta nº 89 >  Ricardo Almeida  [, ex-1.º Cabo da CCAÇ 2548/BCAÇ 2879, Farim, Saliquinhedim,Cuntima e Jumbembem, 1969/71]

(1/3) Não recordo a data mas pelo menos p'rá aí a uns quatro cinco anos.

(3) Diariamente.

(5) Tenho mandado muito trabalho.

(6) Também conheço e visito diariamente; sou um leitor interessado

(7) Vou mais vezes ao nosso blog

(8/9) A divulgação do nosso infortúnio quando criança adulta em guerra; tocam-me muito fundo as histórias e relatos e comentários, para que as gerações vindouras se apercebam o que foi e o que fez a nossa geração. Mediante desconhecimento do nosso blog por uma grande parte da população portuguesa,  ou até por algum comodismo o facbook é mais acessivel . Cabe-nos esclarecer,  através desta função enquanto rede social, que todo o povo português não pode esquecer aquele flagelo.

(10) Sim, realmente tem havido um pouco de lentidão mas temos que compreender que os editores também têm dificuldades e rapidamente de satisfazer todas as vontades e opiniões.  Resta-me pois congratular por haver tão grande dignidade e ombridade dos nossos editores que sem outro beneficio põem ao nosso dispor tão grandiosa obra. . Abraço-vos,  meus queridos amigos.

(11) O blogue  representa,  não só para mim mas também para todos quantos dele fazem parte,  a nossa segunda família porque é com todos os camaradas que sofreram juntos as agruras daquele flagelo,  e só de tu lá e tu cá sabemos do que falamos.

(12/13) Não,  nunca participei mas hei-de no próximo,  não já este ano,  mas em outros que irão acontecer,  lá estarei.

(14) Eu penso que sim; mas tudo depende da vontade e do crer dos editores que até agora têm desenvolvido sem mácula este trabalho digno,  que é nem mais nem menos por-nos de novo a falar esta linguagem que é só nossa.

(15) Não se me oferece tecer críticas ao blogue pois compreendo que os camaradas não só não têm qualquer recompensa remunatória, resta-nos a sua paciência a sua ombridade e o seu crer para que todos sejam testemunho ainda vivo para levantarem tão grandiosa obra. O meu muiito  bem  haja e não esmoreçam! Fica o meu abraço de tão alto reconhecimento.
_____________________

Nota do editor:

Último poste da série > 6 de maio de 2013 > Guiné 63/74 - P11536: 9º aniversário do nosso blogue: Questionário aos leitores (42): Respostas (nº 84/85/86): Mário Serra de Oliveira (ex-1º cabo escrit, BA 12, Bissalanca, 1967/68), Luís Borrega (ex-fur mil cav, CCAV 2749, Piche, 1970/72), Adriano Moreira (ex-fur mil enf, CART 2412, Bigene, Guidaje e Barro, 1968/70)


(...) Questionário ao leitor do blogue:

(1) Quando é que descobriste o blogue ?

(2) Como ou através de quem (por ex., pesquisa no Google, informação de um camarada) ?

(3) És membro da nossa Tabanca Grande (ou tertúlia) ? Se sim, desde quando ?

(4) Com que regularidade visitas o blogue  (Diariamente, semanalmente, de tempos a tempos...) ?

(5) Tens mandado (ou gostarias de mandar mais) material para o Blogue (fotos, textos, comentários, etc.) ?

(6) Conheces também a nossa página no Facebook [Tabanca Grande Luís Graça] ?

(7) Vais mais vezes ao Facebook do que ao Blogue ?

(8) O que gostas mais do Blogue ? E do Facebook ?

(9) O que gostas menos do Blogue ? E do Facebook ?

(10) Tens dificuldade, ultimamente, em aceder ao Blogue ? (Tem havido queixas de lentidão no acesso...)

(11) O que é que o Blogue representou (ou representa ainda hoje) para ti ? E a nossa página no Facebook ?

(12) Já alguma vez participaste num dos nossos anteriores encontros nacionais ?

(13) Este ano, estás a pensar ir ao VIII Encontro Nacional, no dia 8 de junho, em Monte Real ?

(14) E, por fim, achas que o blogue ainda tem fôlego, força anímica, garra... para continuar ?

(15) Outras críticas, sugestões, comentários que queiras fazer.

Sem comentários: