quinta-feira, 9 de maio de 2013

Guiné 63/74 - P11544: Agenda cultural (268): Exposição, Lisboa, Museu da Eletricidade, de 3 a 26 de maio de 2013, entrada gratuita: World Press Photo 2013


Imagem 1 >  Paul Hansen, Sweden, Dagens Nyheter | Imagem 2  > Daniel Rodrigues, Portugal, Youth Playing Football, Dulombi, Guinea-Bissau

Texto e imagens: reproduzidos com a devida vénia da página da Fundação EDP 


Fundação EDP > Museu da Eletricidade > Lisboa > De 3 a 26 de maio de 2013 > Exposição >  WORLD PRESS PHOTO 2013


 A Edição de 2013 da World Press Photo 2013 volta uma vez mais a Lisboa. As fotos vencedoras podem ser admiradas no Museu da Eletricidade, de 3 a 26 de Maio.

As fotografias vencedoras do World Press Photo 2013 vão estar em exposição no Museu da Eletricidade de 3 a 26 de Maio.

Nesta exposição vai ser possível ver fotos como a do sueco Paul Hasen que mostra grupo de homens a transportar os cadáveres de duas crianças mortas num ataque aéreo israelita em Gaza e que foi eleita pelo júri internacional como a Foto do Ano.

Ao todo, o júri do World Press Photo atribuiu prémios em nove categorias temáticas a 54 fotógrafos de 33 nacionalidades diferentes. 

O português Daniel Rodrigues foi distinguido na categoria "Vida Quotidiana" como uma imagem a preto e branco onde se pode ver um grupo de crianças a jogar futebol num campo, em Dulombi, na Guiné-Bissau.

A exposição da edição de 2013 da World Press Photo poderá ser visitado no Museu da Electricidade todos os dias, de terça a quinta-feira, entre as 10h00 e as 18h00, sexta, sábado e domingo das 10h00 às 24h00.

A entrada é gratuita.
___________________

Nota do editor:

Último poste da série > 2 de maio de 2013 > Guiné 63/74 - P11518: Agenda Cultural (267): Divulgação | sessão de lançamento da obra "Tao Te Ching / Livro da Via e da Virtude", um clássico da literatura chinesa, em edição bilingue, com tradução do António Graça de Abreu: Auditório da Delegação Económica e Comercial de Macau em Portugal, Lisboa, 7 de maio, 18h00

2 comentários:

Luís Graça disse...

Acabei de passar por lá... São meia dúzia de murros no estômago, que a gente apanha... Em contrapartida, fico feliz por ver, em formato grande, a foto premiada do Daniel Rodrigues, com os djubis e as bajudas de Dulombi a jogar à bola, na antiga parada do quartel das NT... Há algo de encantamento naquela foto... Podia ter sido tirada no tempo em que jogávamos à bola, no páteo poeirento da nossa escolhinha... Mas, naquele tempo (em meados dos anos 50)havia segregalção sexual nas escolas... As meninas para um lado, os meninos para o outro... Era de tempo improvável a objetiva do fotógrafoa panhar uma cena tão feliz como esta...

Luís Dias disse...

Caro Luís Graça

A foto do Dulombi foi tirada na área onde os que passaram pelo Dulombi jogaram "importantes" desafios de futebol (no meu tempo entre solteiros e casados e entre Benfiquistas e um misto de Sportinguistas e Portistas). Era, como tu dizes e bem, o nosso pátio da escola, a nossa rua com balizas, onde um grupo de rapazes, de traquinas, entretinham a sua guerra, com guerras mais saudáveis, nuns diferendos resolvidos com pontapés numa "chincha", que acabavam, geralmente num bom duche e depois nuns petiscos ou numas "bezanas" (feitas de um misto de whisky, gelo e coca cola) que eram pagas por quem perdia. Nas tardes de Domingo, eram as melhores jogatanas, onde havia grande assistência de malta da tabanca (eles de camisa branca, óculos escuros e de rádio na mão e elas de roupas coloridas e de pó de talco no pescoço e ombros), enquanto a nossa malta também assistia bebendo uns copos e comendo mancarra.
Esses foram dos bons momentos da malta no Dulombi (já agora lembrar que o IN nunca nos atacou enquanto a malta jogava, não obstante o campo estar do lado donde, normalmente lançavam os seus ataques).
Um abraço.
Luís Dias