sábado, 13 de junho de 2015

Guiné 63/74 - P14741: Os nossos seres, saberes e lazeres (100): Passeio turístico a Sanxenxo (Galiza) promovido pelo Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes (Carlos Vinhal)

Foto de família com os combatentes, seus familiares e amigos

No passado fim de semana de 6 e 7 de Junho, o Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes organizou e proporcionou,  aos seus sócios e amigos, um passeio até à nossa vizinha Galiza, Região de Espanha onde os portugueses se sentem como em casa.

Do acontecimento aqui se deixa um texto elaborado pelo Núcleo.


Passeio turístico a Sanxenxo

06 e 07 JUN2015

O Núcleo da Liga de Combatentes de Matosinhos realizou um passeio turístico a Sanxenxo nos dias 6 e 7 com um grupo de 25 sócios e familiares, de acordo com o seu plano de atividades para o corrente ano.

A concentração dos participantes foi em frente ao Regimento de Transmissões e deu-se início à viagem, num confortável autopullman, pelas 10h00 com destino a Sanxenxo, tendo a chegada ao Hotel Ribeiro de *** na Playa das Areas acontecido pelas 12h30, onde foi servido um almoço buffet.

No interior do autocarro reinava a boa disposição

Pelas 15H30 realizou-se o passeio de barco pela Ria Arosa, acompanhado de apresentação por guia local que nos mostrou as explorações marisqueiras, observação do fundo marinho e fauna local, finalizando este longo e agradável passeio com uma degustação de mexilhões, camarões e vinho acompanhado de música e, na altura da saída do barco, ouviu-se o nosso Hino Nacional.

 Este catamaran esteve reservado exclusivamente ao nosso grupo

 Um dos viveiros de marisco da Ria de Arosa

No cais, após o desembarque, a foto de família exclusivamente masculina

Seguiu-se uma visita à ilha de La Toja, conhecida pelas suas paisagens paradisíacas, pela sua fábrica de sabonetes e cosméticos feitos com água mineral da zona e pela Capela de San Caralampio, vulgarmente conhecida pela Capela das Conchas.

 Capela de San Caralampio revestida exteriormente por conchas

Um pormenor da parede exterior da Capela
Foto: © Carlos Vinhal

A tarde terminou com a ida de alguns sócios a banhos dados os 31 graus registados, seguindo-se o jantar – uma mariscada - que se iniciou pelas 21h00 e que se revelou, pela quantidade e qualidade do marisco, uma prova difícil de terminar, mesmo para os mais resistentes nestas lides.





Sem comentários

Este 1.º dia não poderia terminar da melhor maneira, assistindo-se a uma tradicional queimada galega levada a efeito por dois cidadãos galegos num ritual de purificação para queimar os males todos das vidas dos que estavam presentes banindo bruxas, diabos, maus olhados e afins seguido de baile que terminou já noite dentro.

Queimada galega
Foto: © Carlos Vinhal

A leitura da oração contra todos os males

 A animação é bem visível, principalmente entre as senhoras

No 2.º dia, já restabelecidos do esforço físico e digestivo do dia anterior, realizou-se da parte da manhã uma visita a Sanxenxo que se encontrava em preparativos para a procissão local do Dia do Corpo de Deus e onde se destaca a sua conhecida e aprazível praia.

 Vista de uma das praias de Sanxenxo

Em Dia de Corpo de Deus davam-se os últimos retoques nos tapetes para a Procissão

Depois do almoço no Hotel iniciou-se a viagem de regresso a Portugal com paragem e visita à bonita e pitoresca vila piscatória de Combarro.


Dois aspectos de Combarro

Este tipo de atividade, realizada pelo Núcleo pela primeira vez, caracterizou-se por momentos muito agradáveis de boa-disposição e de convívio num revitalizante fim de semana cheio de alegria e radioso sol.

Todos estavam felizes e cooperantes e foi motivo de referência o extenuante e esclarecedor trabalho do vogal da Direção, Sargento Ajudante Osório, na sua função de “guia” e a forma simpática e hospitaleira revelada pelos funcionários do hotel que inclusive fizeram questão de a demonstrar por escrito à entrada do hotel: “portugueses irmãos dos galegos – benvindos”.

Texto: Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes
Fotos: Núcleode Matosinhos e Carlos Vinhal
Legendas: Carlos Vinhal
____________

Nota do editor

Último poste da série de 10 de junho de 2015 > Guiné 63/74 - P14726: Os nossos seres, saberes e lazeres (99): Tomar à la minuta (3) (Mário Beja Santos)

6 comentários:

JD disse...

Bom dia Carlos,
Deixaste-me com "água na boca". Não só pela densidade de mariscos sobre a mesa, mas também pelo passeio que teve o bom tempo a ajudar.
Um abraço
JD

Hélder Valério disse...

Ora bem....

Uma actividade típica de 'pessoal com tempo'...
Fazem muito bem!
Em aproveitar para conviver, conhecer novas terras, novas gentes, novos costumes.
Tal como está escrito "caracterizou-se por momentos muito agradáveis de boa-disposição e de convívio num revitalizante fim-de-semana cheio de alegria e radioso sol", e afinal será essa a grande finalidade.
Do que vi, nas fotos, pareceu-me tudo muito bem.
Apenas uma 'pequena' chamada de atenção.... cuidado com o ácido úrico... é que vi tanto marisco que com certeza não foi só para a foto e como as idades já vão avançando...

Abraço
Hélder S.

Torcato Mendonca disse...

Parabéns pela iniciativa.Votos para a sua continuação pois saber viver é preciso.

Que belo marisco...oh diacho que dava para começar ás 13 ou 14 e...entrar , para desmoer visitando a "noite galega", non?

Ab,T.

Cesar Dias disse...

Parabéns, só que essas mesas são uma violência. Abraços companheiros.

Luís Graça disse...

Também gosto muito da nossa "irmã Galiza", temos muitas coisas coisas em comum, desde o bom marisco ao vinho à simpatia, hospitalidade e alegria das gentes... Parabéns ao Carlos pelo texto e fotos, e ao Núcleo dos Combatentes de Matosinhos pela iniciativa. É um exemplo para outros núcleos e associações de antigos combatentes. LG

Anónimo disse...

Amigo Carlos

Fotos lindas de uma zona, que conheço muito bem. Frente a Combarro, está a vila de Marin, onde nasceu o meu avò paterno.

Sobre o marisco, é o fim...
Um abraço,
Jorge Rosales