Foto de família com os combatentes, seus familiares e amigos
No passado fim de semana de 6 e 7 de Junho, o Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes organizou e proporcionou, aos seus sócios e amigos, um passeio até à nossa vizinha Galiza, Região de Espanha onde os portugueses se sentem como em casa.
Do acontecimento aqui se deixa um texto elaborado pelo Núcleo.
Passeio turístico a Sanxenxo
06 e 07 JUN2015
O Núcleo da Liga de Combatentes de Matosinhos realizou um passeio turístico a Sanxenxo nos dias 6 e 7 com um grupo de 25 sócios e familiares, de acordo com o seu plano de atividades para o corrente ano.
A concentração dos participantes foi em frente ao Regimento de Transmissões e deu-se início à viagem, num confortável autopullman, pelas 10h00 com destino a Sanxenxo, tendo a chegada ao Hotel Ribeiro de *** na Playa das Areas acontecido pelas 12h30, onde foi servido um almoço buffet.
No interior do autocarro reinava a boa disposição
Pelas 15H30 realizou-se o passeio de barco pela Ria Arosa, acompanhado de apresentação por guia local que nos mostrou as explorações marisqueiras, observação do fundo marinho e fauna local, finalizando este longo e agradável passeio com uma degustação de mexilhões, camarões e vinho acompanhado de música e, na altura da saída do barco, ouviu-se o nosso Hino Nacional.
Este catamaran esteve reservado exclusivamente ao nosso grupo
Um dos viveiros de marisco da Ria de Arosa
No cais, após o desembarque, a foto de família exclusivamente masculina
Seguiu-se uma visita à ilha de La Toja, conhecida pelas suas paisagens paradisíacas, pela sua fábrica de sabonetes e cosméticos feitos com água mineral da zona e pela Capela de San Caralampio, vulgarmente conhecida pela Capela das Conchas.
Capela de San Caralampio revestida exteriormente por conchas
Um pormenor da parede exterior da Capela
Foto: © Carlos Vinhal
A tarde terminou com a ida de alguns sócios a banhos dados os 31 graus registados, seguindo-se o jantar – uma mariscada - que se iniciou pelas 21h00 e que se revelou, pela quantidade e qualidade do marisco, uma prova difícil de terminar, mesmo para os mais resistentes nestas lides.
Sem comentários
Este 1.º dia não poderia terminar da melhor maneira, assistindo-se a uma tradicional queimada galega levada a efeito por dois cidadãos galegos num ritual de purificação para queimar os males todos das vidas dos que estavam presentes banindo bruxas, diabos, maus olhados e afins seguido de baile que terminou já noite dentro.
Queimada galega
Foto: © Carlos Vinhal
A leitura da oração contra todos os males
A animação é bem visível, principalmente entre as senhoras
No 2.º dia, já restabelecidos do esforço físico e digestivo do dia anterior, realizou-se da parte da manhã uma visita a Sanxenxo que se encontrava em preparativos para a procissão local do Dia do Corpo de Deus e onde se destaca a sua conhecida e aprazível praia.
Vista de uma das praias de Sanxenxo
Em Dia de Corpo de Deus davam-se os últimos retoques nos tapetes para a Procissão
Depois do almoço no Hotel iniciou-se a viagem de regresso a Portugal com paragem e visita à bonita e pitoresca vila piscatória de Combarro.
Dois aspectos de Combarro
Este tipo de atividade, realizada pelo Núcleo pela primeira vez, caracterizou-se por momentos muito agradáveis de boa-disposição e de convívio num revitalizante fim de semana cheio de alegria e radioso sol.
Todos estavam felizes e cooperantes e foi motivo de referência o extenuante e esclarecedor trabalho do vogal da Direção, Sargento Ajudante Osório, na sua função de “guia” e a forma simpática e hospitaleira revelada pelos funcionários do hotel que inclusive fizeram questão de a demonstrar por escrito à entrada do hotel: “portugueses irmãos dos galegos – benvindos”.
Texto: Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes
Fotos: Núcleode Matosinhos e Carlos Vinhal
Legendas: Carlos Vinhal
____________
Nota do editor
Último poste da série de 10 de junho de 2015 > Guiné 63/74 - P14726: Os nossos seres, saberes e lazeres (99): Tomar à la minuta (3) (Mário Beja Santos)
6 comentários:
Bom dia Carlos,
Deixaste-me com "água na boca". Não só pela densidade de mariscos sobre a mesa, mas também pelo passeio que teve o bom tempo a ajudar.
Um abraço
JD
Ora bem....
Uma actividade típica de 'pessoal com tempo'...
Fazem muito bem!
Em aproveitar para conviver, conhecer novas terras, novas gentes, novos costumes.
Tal como está escrito "caracterizou-se por momentos muito agradáveis de boa-disposição e de convívio num revitalizante fim-de-semana cheio de alegria e radioso sol", e afinal será essa a grande finalidade.
Do que vi, nas fotos, pareceu-me tudo muito bem.
Apenas uma 'pequena' chamada de atenção.... cuidado com o ácido úrico... é que vi tanto marisco que com certeza não foi só para a foto e como as idades já vão avançando...
Abraço
Hélder S.
Parabéns pela iniciativa.Votos para a sua continuação pois saber viver é preciso.
Que belo marisco...oh diacho que dava para começar ás 13 ou 14 e...entrar , para desmoer visitando a "noite galega", non?
Ab,T.
Parabéns, só que essas mesas são uma violência. Abraços companheiros.
Também gosto muito da nossa "irmã Galiza", temos muitas coisas coisas em comum, desde o bom marisco ao vinho à simpatia, hospitalidade e alegria das gentes... Parabéns ao Carlos pelo texto e fotos, e ao Núcleo dos Combatentes de Matosinhos pela iniciativa. É um exemplo para outros núcleos e associações de antigos combatentes. LG
Amigo Carlos
Fotos lindas de uma zona, que conheço muito bem. Frente a Combarro, está a vila de Marin, onde nasceu o meu avò paterno.
Sobre o marisco, é o fim...
Um abraço,
Jorge Rosales
Enviar um comentário