segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Guiné 63/74 - P15522: Ser solidário (192): A Associação Tabanca Pequena de Matosinhos - Grupo de Amigos da Guiné-Bissau continua a sua ação de apoio às comunidades locais (José Teixeira)

1. Mensagem do nosso camarada José Teixeira (ex-1.º Cabo Aux. Enf.º da CCAÇ 2381, Buba, Quebo, Mampatá e Empada, 1968/70), falando-nos da Associação Tabanca Pequena - Grupos de Amigos da Guiné-Bissau, que não desarma na sua missão de ajudar as comunidades locais daquele país tão pobre, logo bem necessitado da ajuda de todos:


A Associação Tabanca Pequena – Grupo de Amigos da Guiné-Bissau, continua a sua ação de apoio às comunidades locais da Guiné-Bissau. São muitas as necessidades e muitas as formas possíveis para as minimizar, com a nossa ajuda e com a participação ativa dos povos autóctones.

Há diversas Associações no terreno, cada qual com as suas especificidades. A Tabanca Pequena voltou-se para a saúde e bem-estar, o apoio à infância e o desenvolvimento local, entre outras formas de agir em prol do desenvolvimento local.

Apostou na qualidade da água e sobretudo em “trazê-la” para a tabanca. Na realidade ela anda por perto, mas a cerca de vinte metros abaixo da superfície e as populações vão buscá-la, por vezes a três/quatro quilómetros de distância. A solução foi abrir poços nas Tabancas. Abrimos seis e estamos a caminho do sétimo.

Outra aposta foi a fixação da juventude na sua terra, através do investimento local em formas de desenvolvimento. Uma das soluções foi enviar máquinas de costura e fomentar a criação de pequenas associações de mulheres nas tabancas do interior para a aprendizagem da arte de costurar. Já lá estão trinta e três máquinas tipo Singer. Dinamizaram-se associações de jovens bajudas em Iemberém, Catesse e Cabedú. Fomentou-se a criação de uma escola de costura em S. Domingos e estão previstas a abertura de uma escola de tinturaria artesanal e costura em Bissau e outra em Varela. Colocaram-se máquinas em Colibuia, Gandembel, Gadamael, Sangonhá e Djabicunda

No apoio à educação, apoiamos com material pedagógico, brinquedos, livros, mesas e cadeiras um infantário. Enviamos milhares de livros para as bibliotecas escolares, livros escolares e material escolar e pedagógico para diversas escolas.

Fizemos parcerias com outras ONGD nacionais e locais para melhor atingirmos os projetos de interesse e envolvimento comum.

Partimos agora para uma experiência nova – A BIBLIOMOTA.

Em parceria com a ONGD Na Rota dos Povos que tem desenvolvido um excelente trabalho no campo de apoio ao ensino nas Tabancas do Sul da Guiné, vamos dinamizar um projeto de leitura “todo o terreno”.

Uma das grandes dificuldades das crianças, jovens e mesmo até os adultos é ter livros de qualidade para ler. Foram-se criando bibliotecas numa ou noutra escola, mas as tabancas são muitas, algumas não têm escola e as que têm essa sorte, deparam-se com muitas dificuldades desde o espaço físico à falta do mais diverso material e livros. Urge dinamizar a leitura de português.

Nada melhor do que em parceria com a Rota dos Povos e uma ONGD local, pôr no terreno uma moto adaptada, para alguém andar de tabanca em tabanca, em circuitos devidamente organizados e levar e recolher livros de leitura em português.

O Plano está em marcha e a mota já seguiu para a Guiné.

Juntamos fotografias de alguns dos trabalhos desenvolvidos pela ONGD Na Rota dos Povos e naturalmente algumas fotos da “menina dos nossos olhos - a BILBLIOMOTA













____________

Nota do editor

Último poste da série de 20 de dezembro de 2015 Guiné 63/74 - P15512: Ser solidário (191): Agora quem ajuda a "Ajuda Amiga"? (...) "Vamos ficar sem armazéns na Amadora, procuramos um novo espaço, não paramos... Seguem em janeiro de 2016, para a Guiné-Bissau, dois contentores com mais de 1400 volumes, são cerca de 22 toneladas... Com este envio ultrapassamos as 200 toneladas de bens enviados, e entre eles mais de 200 mil livros"... (Carlos Fortunato / Carlos Silva)