domingo, 29 de outubro de 2017

Guiné 61/74 - P17914: Blogpoesia (535): "Ao ritmo das marés...", "O lobo-pastor..." e "Nunca arrefeça...", poemas de J.L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil da CCAÇ 728

Mar ao largo da Praia da Boa Nova - Leça da Palmeira
Foto: © Carlos Vinhal

1. Do nosso camarada Joaquim Luís Mendes Gomes (ex-Alf Mil da CCAÇ 728, Cachil, Catió e Bissau, 1964/66) três belíssimos poemas, da sua autoria, enviados entre outros, durante a semana, ao nosso blogue, que publicamos com prazer:


Ao ritmo das marés…

(ouvindo Frederico Chopin – valsa da Primavera)

Meu pêndulo está no mar....
Me dita o ritmo.
Cadência milimétrica infalível dos meus passos.
Nele ficam contidas as alegrias e tristezas
Com os limites da razão.
Me espraio ao sol no mar da liberdade.
Aspiro a brisa suave e ardente que me enleva e leva às alturas, donde a terra e o mar se assemelham a um par apaixonado.
Ali crio os meus sonhos.
Meu alimento inesgotável do dia-a-dia.
Quem me dera deles nunca acorde…

Berlim, 24 de Outubro de 2017
8h25m
Jlmg

************

O lobo-pastor…

Chegam dos astros baladas tão tristes.
Sobem aos ares preces de paz.
Reina por cá a total confusão.
Dum dia para o outro,
Surpresas cortantes rasgaram certezas.
Golpes fatais trucidaram os sonhos.
A esperança crescia prometendo riqueza.
Estatelou-se no chão a fé no pastor.
Pregava concórdia, espalhava abraços.
Brindava com todos, vestido de príncipe.
Se banhava no mar ignorando as ondas.
Limpava os sapatos à vista de todos.
O engraxa a seus pés sorria feliz.
Andava de noite distribuindo o caldo.
O sem-abrigo ficava a olhar.
Foram tamanhos e tantos os gestos que engaram a todos.
Tresmalhou-se o rebanho.
Afinal, a hora pensada, ainda estava p’ra vir.
Do lobo-pastor.

Berlim, 26 de Outubro de 2017
16h38m
Jlmg

************

Nunca arrefeça…

Não morra a chama que te ascendeu e arde.
A fé crescente no dia D.
O sonho lindo que despertou um dia
e prendeu a mente.
Sem sonho, a vida é noite.
O sol não nasce.
O dia é triste.
Viver é fel.
Arrefece o corpo.
O amor não vem.
Sem luz nem cor.
A alma gela.
Para quê viver?
Viver é morte.
Para que nasce um rio
Se não chega ao mar?...

Ouvindo Out of Africa de A.Mozart
Berlim, 29 de Outubro de 2019
8h13m
Jlmg
____________

Nota do editor

Último poste da série de 22 de outubro de 2017 > Guiné 61/74 - P17893: Blogpoesia (534): "O que vejo da minha janela..."; "Os vira-casacas" e "O Tratado da Insolência", poemas de J.L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil da CCAÇ 728

Sem comentários: