domingo, 19 de agosto de 2018

Guiné 61/74 - P18935: Furriéis que tombaram no CTIG (1963-1974), por acidente, combate e doença - III (e última) Parte: Por doença (n=14) (Jorge Araújo)


Guiné > Bissau > O Hospital Militar 241, o terminal da morte para muitos camaradas nossos  (*)


Foto: © António Paiva (2009). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]




Jorge Alves Araújo, ex-Furriel Mil. Op. Esp./RANGER, CART 3494 
(Xime-Mansambo, 1972/1974); coeditor do nosso blogue

OS 221 FURRIÉIS QUE TOMBARAM NO CTIG [1963-1974] (POR ACIDENTE, COMBATE E DOENÇA) - III (e última) Parte: Por doença (n=14)

Sinopse:


Na sequência da actualização da lista dos camaradas «Alferes» que tombaram no CTIG (1963-1974), publicada no P18860, anexo agora a referente aos camaradas «Furriéis», apresentando-a ao Fórum organizada segundo a mesma metodologia anterior, ou seja, por quadros de categorias (acidente, combate e doença) e por ordem cronológica.

Para que não fiquem na "vala comum do esquecimento", como é timbre do nosso blogue, eis os quadros estatísticos dos 221 (duzentos e vinte e um) furriéis, nossos camaradas, que tombaram durante as suas Comissões de Serviço na Guerra no CTIG, por diferentes causas: combate (n=139), acidente (n=68) ou doença (n=14). (**)


2. QUADROS POR CATEGORIAS E ORDEM CRONOLÓGICA (Fim)











Fontes consultadas [com cruzamento]:

http://www.apvg.pt/

http://ultramar.terraweb.biz/index_MortosGuerraUltramar.htm (com a devida vénia)
Termino, agradecendo a atenção dispensada.

Com um forte abraço de amizade e votos de muita saúde.

Jorge Araújo.

30JUL2018.
______________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 20 de março de 2009 > Guiné 63/74 - P4058: Memória dos lugares (20): Hospital Militar 241 de Bissau (António Paiva)

(**) Vd. postes anteriores da série:

15 de agosto de 2018 > Guiné 61/74 - P18924: Furriéis que tombaram no CTIG (1963-1974), por acidente, combate e doença - Parte I: Por acidente (n=68) (Jorge Araújo)

7 comentários:

Anónimo disse...

... à atenção do veterano Jorge Araújo (a quem endereço felicitações pelos seus trabalhos expostos neste blogue),

Atenho-me tão somente às fontes que indica:
- quanto à primeira, nunca me mereceu qualquer crédito, porquanto a "base-de-dados" ali disponível foi em tempos um (digamos) mal-amanhado copy>paste de uma outra base-de-dados, oriunda da Liga dos Combatentes, cuja ela própria contém inúmeras incorrecções, lapsos, omissões, etc, etc;
- quanto à segunda, a ligação para aquele portal está incorrecta, sendo que, para o caso específico de baixas mortais, é a seguinte...
http://ultramar.terraweb.biz/index_MortosGuerraUltramar.htm

Melhores cumprimentos;
Abreu dos Santos

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Obrigado, camarada Abreu dos Santos, já corrigimos. Os nossos agradecimentos a este colaborador permanente do portal Ultramar Terraweb (UTL), a quem se deve a pesquisa mais sistemática e rigorosa sobre os nossos mortos na guerra do ultramar.

Anónimo disse...

Caro camarada Abreu dos Santos,

Reforço os agradecimentos do editor do Blogue, camarada Luís Graça, pelas informações supra.

Um abraço, Jorge Araújo.

Anónimo disse...

Reforço as felicitações do camarada Abreu dos Santos, pelos trabalhos exaustivos sobre tão ingrata tarefa, é bom que alguém venha corrigir, é sinal que está a ser vista a lista ou listas infindáveis.
Venho aqui também felicitar este excelente Poste do HMR241, já me tinha esquecido da porta onde entrei várias vezes, e o aspecto daquele Hospital. Estive lá 15 dias, e não fiz uma única foto deste estabelecimento, poderia fotografar os Heli a aterrar da parte de trás, mas nada fiz, não sei se me proibiram de levar a máquina fotográfica, mas pelo menos do lado de fora poderia ter várias e não tenho nenhuma. Agora é uma recordação, do mal o menos, saudosista. Obrigado pela imagem.
Virgilio Teixeira

João Carlos Abreu dos Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Carlos Abreu dos Santos disse...

... agradeço, e retribuo, a simpatia dos comentadores.

Do mesmo modo, este v/blogue tem permitido refinar buscas e consolidar dados, como foi caso concreto de recentes tópicos, um relacionado com toponímia atribuída a militares caídos em campanha no decurso da derradeira defesa militar do Ultramar Português, e outro relativo a baixas ocorridas em consequência de actividades com os AL-III.

Melhores saudações veteranas.

António J. P. Costa disse...

Olá Camarada
De novo verifico que a Marinha está fora deste quadro.
Será que os marinheiros tinham uma saúde de ferro?
Ora informa...
Um Ab.
António J. P. Costa