terça-feira, 27 de novembro de 2018

Guiné 61/74 - P19238: Álbum fotográfico de Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (São Domingos e Nova Lamego, 1967/69) - Parte LIII: As fontes e as lavadeiras de Nova Lamego


Guiné > Nova Lamego (ou Gabu) > Fonte de Nova Lamego... Aspeto parcial com ornamentação de azulejo português, pintado à mão, com a seguinte inscrição: «Fonte da Várzea CABO (sic) 1945». Obra do tempo do governador Sarmento Rodrigues (1945-1949).

Foto (parcial) de postal ilustrada: "Nova Lamego, Guiné Portuguesa".  Colecção "Guiné Portuguesa, nº 153". (Edição Foto Serra, C.P. 239 Bissau. Impresso em Portugal, Imprimarte, SARL). 

A partir de exemplar da colecção do nosso camarada Agostinho Gaspar (ex-1.º cabo mec auto rodas, 3.ª CCAÇ/BCAÇ 4612/72, Mansoa, 1972/74), natural do concelho de Leiria.

Digitalização e edição de imagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2010).


Foto nº  1A > Fonte de Nova Lamego > Parcialmente visível o painel de azulejo português, pintado à mão, com a seguinte inscrição: «Fonte da Várzea CABO (sic) 1945». 


Foto nº 1 > Fonte de Nova Lamego, 28 de janeiro de 1968... O fotógrafo, no seu jipe, observa as lavadeiras, na véspera de completar 25 anos...


Foto nº 1B > Da inscrição no painel de azulejo (que representa um cavaleiro do Gabu)  só se lê as duas últimas letras, "ea", do topónimo "Várzea"


Foto nº 3 > Fonte de Nova Lamego, outubro de 1967


Foto nº 6 > Nova Lamego, lavadeiras, outubro de 1967


Foto nº 6A > Belíssima imagem!... Um dos mais belos sorrisos (e seios) de bajuda do Gabu, que temos aqui publicado...

Foto nº 7A > Nova Lamego, lavadeira bajuda no rio, fevereiro de 1968


Foto nº 2 A > Pormenor da lavadeira, com a sua lata, à direita, que servia para recolher a
água (. Parece ser uma lata de conservas, da manutenção militar.)


Foto nº 2 > Lavadeiras na Fonte de Nova Lamego, outubro de 1967


Guiné > Região de Gabu > CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) > Fonte de Nova Lamego

Fotos (e legendas): © Virgílio Teixeira (2018). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem enviado pelo Virgílio Teixeira, que vive em Vila do Conde:

Data - 16/11/2018, 13:28
Assunto - Tema T003 - As Fontes de Nova Lamego



Bom dia,  Luís,

(...) Eu vou continuando a construir 'pequenos temas' com meia dúzia de fotos, para ir enviando. Mas já temos alguns que estão desde Maio ou Junho e nunca apareceram, não sei porquê.

Gostava de saber se existem alguns temas ou fotos ou conversa, que não deva mandar, basta dizer e altero tudo num abrir e fechar de olhos.

(...) Mas para alternar, de guerra, armas, aviões, crónicas, minas, mortes etc, estou aqui eu com as minhas relíquias e os meus temas, para a malta ver as terras que não conhecem, tenho visto pedidos nesse sentido, e o tempo vai voando, sobre um ninho de cucos, e um dia isto acaba, e fica mais de metade do meu espolio por aparecer no Blogue.

Este exemplo, que volto a enviar - As Fontes - já muito falado há tempos, já foi corrigido 3 vezes desde Junho até esta data, Acho que poderia ser editado, para aliviar a malta, mas tens por aí mais, é só escolher.

Hoje é o "Dia Internacional da Tolerância". Por isso desculpa estas minhas lamentações ou o que quiserem chamar, tolerem-me estas lamechices.

Um BFS,
abraço, Virgílio


2. Continuação da publicação do álbum fotográfico do nosso camarada Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) (*)

CTIG / Guiné - Portugal 67/69 - Álbum de Temas:
T003 – A FONTE DE NOVA LAMEGO – GABU
AS NOSSAS LAVADEIRAS NA FONTE DE NOVA LAMEGO


I - Anotações e Introdução ao tema:


INTRODUÇÃO:

Estava a dar uma vista de olhos sobre as mais de 200 fotos de Nova Lamego. Pensei que é muita coisa para um Poste, temos de fazer coisas mais pequenas.

Observei pela primeira vez, apesar de já ter enviado estas fotos junto do Tema Nova Lamego – Parte I, a existência desta fonte, apesar de ter escrito tratar-se de uma fonte.

Como nos últimos tempos tivemos vários Postes sobre Fontes, aqui encontrei mais um para juntar aos restantes.

Na foto não se lê completamente o nome, o meu lema era fazer alguma fotografia com um fundo, neste caso o fundo foi a Fonte, mas as personagens são as lavadeiras que utilizavam aquela água para as suas lavagens, quer de roupa, quer para tomar banho.

Mas pode-se ler ainda duas letras ‘GO’ as duas últimas de Nova LameGO. Julgo que é, mas não vi lá mais nenhuma Fonte, para ali me deslocava tantas vezes para apreciar as bajudas, e ver a minha lavadeira Fátima, bonita q.b. 

[. Na realidade, a fonte chama-se ou chamava-se "Fonte da Várzea",  as letras que se vêem na foto nº 1 não são "GO" do topónimo "Lamego",  mas as duas últimas letras, "EA", do topónimo "Várzea"... Nota do editor, LG.]

Se alguém tem outras que contrariem esta imagem, pode fazê-lo, eu estou quase certo disso, embora a Fonte não fosse o meu primeiro objectivo da foto, como se pode ver.

Aproveitei para selecionar mais algumas, que têm a ver com o tema: Fonte, Lavadeira, Rio.

Espero que apreciem, tenho pena ser a preto e branco, uma delas a cores ficava bem, mas não tinha nessa altura ainda chegado às minhas mãos rolos a cores.

Obrigado, Virgílio Teixeira

II – As Legendas das fotos:

F1 – A Fonte de Nova Lamego e lavadeiras bajudas. Eu observo do Jeep. Nova Lamego,  28Jan68. No dia seguinte fiz os 25 anos de nascimento.

F2 – Grupo de lavadeiras nas águas da Fonte. Nova Lamego, Outubro 67.

F3 – Grupo de lavadeiras nas águas da Fonte. Nova Lamego, Outubro 67.

F6 – Uma bela bajuda lavadeira, até tirou o vestido para baixo, para a fotografia,   e outra mais novinha ao lado, e os seus rapazes a controlar tudo. Nova Lamego, Outubro 67.

F7 – Uma lavadeira Fula, na hora da minha despedida daquela terra, já tinha o cabelo rapado por causa da praga de piolhos. Acho que é a última daquela terra. Nova Lamego,  Fevereiro 68.

F8 - A Fonte de Nova Lamego e lavadeiras bajudas. Eu observo do jipe. Foto Original com legenda escrita na hora. Nova Lamego, 28Jan68. No dia seguinte completei os meus 25 anos (de juventude)

Em, 2018-06-18, Virgílio Teixeira

Revisto hoje novamente com alterações,

Em, 2018-09-13

Revisto hoje novamente com alterações, Em, 2018-11-16

Nota Final do Autor:

# As legendas das fotos em cada um dos Temas dos meus álbuns, não são factos cientificamente históricos, por isso podem conter inexactidões, omissões e erros, até grosseiros. Podem ocorrer datas não coincidentes com cada foto, motivos descritos não exactos, locais indicados diferentes do real, acontecimentos e factos não totalmente certos, e outros lapsos não premeditados. Os relatos estão a ser feitos, 50 anos depois dos acontecimentos, com material esquecido no baú das memórias passadas, e o autor baseia-se essencialmente na sua ainda razoável capacidade de memória, em especial a memória visual, mas também com recurso a outras ajudas como a História da Unidade do seu Batalhão, e demais documentos escritos em seu poder. Estas fotos são legendadas de acordo com aquilo que sei, ou julgo que sei, daquilo que presenciei com os meus olhos, e as minhas opiniões, longe de serem ‘Juízos de Valor’ são o meu olhar sobre os acontecimentos, e a forma peculiar de me exprimir.#

Em, 2018-11-16

DIA INTERNACIONAL DA TOLERÂNCIA

Virgílio Teixeira

«Propriedade, Autoria, Reserva e Direitos, de Virgílio Teixeira, Ex-alferes Miliciano do SAM – Chefe do Conselho Administrativo do BCAÇ 1933 / RI 15/Tomar, Guiné 67/69, Nova Lamego, Bissau e São Domingos, de 21Set67 a 04Ago69».
_______________

Nota do editor:

(*) Último poste da série > 21 de novembro de 2018 > Guiné 61/74 - P19216: Álbum fotográfico de Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (São Domingos e Nova Lamego, 1967/69) - Parte LII: Fez ontem 50 anos que o meu cmtd de batalhão, ten cor Armando Vasco de Campos Saraiva, foi gravemente ferido em combate, sendo evacuado para a metrópole... A minha homenagem à sua memória,

7 comentários:

Cherno Baldé disse...

Caros amigos,

Na foto n.6A esta uma Bajuda de Gabu, de etnia indefinida, a quem o Virgilio deve ter pedido para mostrar os seios para a fotografia, pois a posiçao do braço preso pela manga do vestido e a cara da mesma mostram que ela acedeu ao pedido sem grandes contrariedades, mas claramente embaraçada e pouco a vontade, é isto que significa aquilo que parece ser um sorriso, mas que significa ao mesmo tempo uma cedencia/recusa desafiante. Explicando melhor: a posiçao dos labios mostram desprezo pelo acto em si, sinalizado com a emissao de um som caracteristico, ao mesmo tempo que os seus olhos brilhantes lançam um desafio ao Virgilio como quem diz: Era isto que querias seu desavergonhado e depois?...


Com um abraço amigo,

Cherno Baldé

Anónimo disse...

Caros camaradas,
Não era para falar mais neste assunto, e vou deixar de publicar mais umas dezenas delas, porque normalmente são mal interpretadas.
O que é que um jovem de 25 anos, acabado de chegar a este mundo, tão estranho para mim como para outros, e se vê confrontado com dezenas ou centenas de mulheres de mama ao léu pode pensar?
Nem eu sei, nem tenho respostas, sei que era 'normalzinho', e ainda o sou hoje, não vejo mal nenhum, fico sim sem palavras, apenas nojo e ódio, de ler e ouvir todos os dias a vergonha da pedofilia que prospera a olhos vistos, à custa de inocentes.
Nunca toquei numa destas e muitas raparigas que fotografei, não sei porquê, para recordação, mas não só.
Muitas pediam para ser fotografadas e depois eu dava uma cópia a quem a pedia.
Esta moça, não é preciso estar a inventar, fui eu que lhe pedi para baixar o vestido, e ela tem, se for viva, uma foto igual a esta. Nunca vi mal nenhum nisto, nem foi falta de respeito nem autoritarismo, ela marcou-me com aquele olhar, que realmente agora, depois de ler alguns comentários, considero enigmático, talvez, ou não.
Mas ela era uma miúda nova, 15,16 anos, talvez, não me lembro de desejos anormais por ela, pois como todos sabem, havia as profissionais em toda a parte.
E desta ainda tinha mais que dizer e mostrar, outras fotos, com a mesma e outras, seminuas - topless - sem precisar de pedir para mostrar os seios, esta e outras continuaram a andar assim despidas, pois era o uso e costume delas, todos sabem disso. A única coisa que está a mais, sou eu, pois deveria tirar mais e melhores se não quisesse aparecer na foto. Esta por exemplo, foi algum camarada que a tirou com a minha máquina depois de devidamente focada por mim.
Não me envergonha nada desta e de muitas outras, mas há algumas em que já não aprecio tanto hoje, por ter as mãos em sítios errados.
Agora não me venham com falsos pruridos, cada um sabe o que andou a fazer, mas a maioria não tem a 'lata' de as mostrar, eu vou sendo um eterno ingénuo...

Gostei dos comentários, em especial, do nosso camarada de Angola, isto é história, nada mais, feita por jovens que saíram das suas terras e foram parar ao cu de judas para uma guerra que ainda não a compreendeu.

Ab,
Virgilio Teixeira
Em, 2018-11-28


Anónimo disse...

Virgílio, não tens que te penitenciar de nada!...De resto, a tua foto (nº 6A) já foi elogiada por um crítico exigente e sabedor como é o nosso querido amigo e irmãozinho, guineense (e não angolano...), Cherno Baldé.

Alfabravo, LG

Anónimo disse...

Não me queria referir ao Cherno Baldé, que só agora li e agradeço as suas palavras.
O outro chama-se Adriano Lima, está o comentário no outro poste.
Fazendo um resumo, acho que valeu a pena, porque nunca saberei qual era realmente a minha intenção de tirar destas fotos, porque não estava habituado a isto, talvez
Não há poste meu, que não dê alguma polémica, mas nada tenho a esconder.
Ab, VT.

Anónimo disse...

O Cherno Baldé escreveu:


O nosso amigo Virgilio é um fotografo muito bom e honesto na sua atitude, pelo que o felicito.


Com um abraço amigo,


Cherno Baldé


PS: Amigo Luis Graça, a minha vantagem também resulta do facto de que, no passado, acompanhei varios "fotografos" amadores nas Tabancas e fontenarios e conheçi algumas das suas tecnicas.

28 de novembro de 2018 às 11:45

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Virgílio, o Adriano Lima não é angiolano, é oficial superior do Exército Português, fez comissões em Angola e Moçambiquem, mas não na Guiné. Nasceu em Cabo Verde. Creio que mora, ainda, em Tomar. É membro da nossa Tabanca Grande.

Anónimo disse...

Luís eu percebi que o camarada Adriano Lima é oficial de carreira do Exército e esteve em Angola e Moçambique.
Quando eu estava a escrever o comentário que fiz, não me lembrei do nome dele que estava noutro Poste, e para não ir procurar, achei que dizendo ' o nosso camarada de Angola' estava a referir-me a ele, peço desculpa de não o ter respeitado e dizendo claramente as coisas como são, mas escrevo depressa e raciocino ainda mais depressa depois por vezes aparecem más interpretações.
Está corrigido, e agradeço agora aqui os comentário de Adriano Lima.
Ab, Virgilio Teixeira
Em, 2018-11-29