domingo, 4 de agosto de 2019

Guiné 61/74 - P20034: Blogpoesia (631): "Visão matinal", "Horas felizes..." e "O corrimão da escada", da autoria de J. L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 728

1. Do nosso camarada Joaquim Luís Mendes Gomes (ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 728, Cachil, Catió e Bissau, 1964/66) estes belíssimos poemas, da sua autoria, enviados, entre outros, ao nosso blogue durante a semana, que continuamos a publicar com prazer:


Visão matinal

Janelão oval do café Castelão.
Dá para a estrada, cheia de carros que giram na vida.
Esboços de rostos, por detrás dos seus vidros, carregam canseiras, cada um com as suas.
A vida é uma luta.
Se ganha ou se perde.
Comerás o pão com o suor do teu rosto.
Dá sabor ao viver.
Se fosse tudo de graça, não tinha graça nenhuma.
Quem se deita cansado dorme melhor.
Cada um tem seu talento.
Há que fazê-lo render.
Se acabou o maná do deserto.
Chova ou não chova.
Há que avançar...

Ouvindo HAUSER - Adagio (Albinoni)
Café Castelão em Mafra, 2 de Agosto de 2019
9h6m
Jlmg

********************

Horas felizes...

Horas felizes eu vivi no dealbar da minha infância e adolescência.
Quando me cercavam de ternura e de carinho os do meu sangue e meus vizinhos.
Quando calcorreava as veredas da minha aldeia como se fosse o bosque do imaginário.
Tomava banho nú na serenidade dos regatos brandos tanques alheios.
Me regalava com a boa fruta que abundava para lá dos muros da fidalguia.
Quando corria o concelho inteiro ao pedal da bicicleta com mudanças de cubo.
Tinham sabor divino as romarias para as muitas ermidas no alto dos montes.

Depois veio a tropa e a turbulência do ultramar.
A seguir a ascenção dura na vida, à força dos meus braços e inteligência.
Quando vi nascer no meu jardim os quatro rebentos que me vão perpetuar no mundo.

Finalmente, chegou a hora de repousar saboreando a liberdade da aposentação e com saúde, enquanto o Criador deixar...

Bar "Castelão" em Mafra, 31 de Julho
8h38m
Jlmg

*******************

O corrimão da escada

Faz falta um corrimão em cada degrau.
Fica mais leve o subir e seguro o descer.
Uma escada alta de pedra sem ele é um alçapão.
Assim morreu o sr. Joaquim da "Tripa", estatelado no chão...
E eu. Contei todos os degraus de pedra da escada que dava para a estrada.
Lá se foram os calções.
O que valeu,
Meu pai era alfaiate.
O resto ficou por minha conta...
A lição ficou.

Hoje, desço as escadas do primeiro andar bem agarradinho a ele e recomendo a quem cá vem.
Excepto à minha cadela que os trepa à velocidade da luz...

Mafra, 28 de Julho de 2019
20h43m
Jlmg
____________

Nota do editor

Último poste da série de 28 de julho de 2019 > Guiné 61/74 - P20016: Blogpoesia (630): "Veleidades...", "Quero lá saber..." e "Minha praia", da autoria de J. L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 728

Sem comentários: