sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Guiné 61/74 - P21561: O nosso livro de visitas (207): António José de Sousa Marreiros, que vive no Canadá (Victoria, BC): foi alf mil, em rendição individual, CCAÇ 3544 (Buruntuma, 1972) e CCAÇ 19 (Bigene e Guidaje, 1973/74)


Mapa do Canadá e posição da cidade de Victoria, capital da província da Colúmbia Britânica. Fonte: cortesia de  Wikimedia Commons


1. Comentário de nosso camarada e leitor António José de Sousa Marreiros, que vive no Canadá (Vd. poste P21532 )(*):

Amigos, 

Nunca falei muito da minha passagem pela Guiné quando vim viver para o Canadá (Victoria, BC, British Columbia). Tentei esquecer e dar lugar às novas experiências num país novo e língua diferente. 

Com os anos e para não ter muitas saudades fui enterrando memórias e aprendendo os hábitos desta nova sociedade. Só consegui manter contacto com 3 amigos que também fizeram a Guiné comigo e por um deles encontrei este blogue.

Nessa altura só tive coragem para ler umas quantas histórias e, como não gostei da depressão em que fiquei,  abandonei o site e só hoje, já perto dos 70, voltei à Tabanca. 

Estou a fazer um esforço para lembrar e escrever uma pequena história, em inglês, da minha vida forçada de militat de guerra. Estou a pensar que a minha neta, agora com apenas 7 anos, um dia vai querer saber as origens e o que fez o avô... 

A pandemia [de Covid-19] trouxe outra realidade e uma necessidade mais forte de procurar linhagens e realidades de juventude sobretude que estou fora de Portugal e das minhas raízes.Por isso tem sido mais fácil ler este mar de informação dos camaradas da Guiné e uma recolha de nomes e termos que afinal ainda estavam na meu vocabulário e apenas adormecidos. 

António José de Sousa Marreiros,
Ex-alferes miliciano em rendição individual
na Companhia CCaç 3544 (os Roncos) em Burumtuma (1972) e,  meses depois,  transferido para Bigene/Guidage, CCaçadores 3, até Agosto 1974.

Um abraço a todos e que continuem bem!

2. Comentário de Valdemar Queiroz (*):

António Marreiros.

Então por Burumtuma, quer dizer que fez a estrada Nova Lamego-Buruntuma e passou pela Ponte Caium.

A minha CART 11 (1969/70), de soldados fulas, esteve fixada em Nova Lamego (Quartel de Baixo) e depois mudamos para Paunca, mas estávamos em intervenção em toda a zona leste e também fomos a Buruntuma em operações.

Ponte Caium, ninguém acredita haver um "Quartel" em cima duma ponte naquelas condições.

Abraço e saúde da boa
Valdemar Queiroz

3. Comentário do editor Luís Graça:

Camarada Marreiros, és bem vindo!... Não percas o contacto connosco... Vamos escrever-te para o teu email, constante do teu perfil no Blogger. E estás desde já convidado a juntar-te aos bravos da Tabanca Grande... Somos já 821, entre vivos e mortos, espalhados pelos quatro cantos do mundo.

Infelizmente, temos apenas duas referências à tua primeira companhia, a CCAÇ 3544.  Por exemplo, será que viste este poste, com referência ao Francisco Alves, um camarada da tua companhia (**) ?... Já sobre a CCAÇ 19 há pelo menos umas 25 referências

Pelo teu apelido, pareces-me ser algarvio... Quando escreveres a tua história, em inglês, para a tua neta canadiana, manda-nos um "cheirinho", ou até uma cópia... A gente faz a tradução para português. Na parte relativa à Guiné, tens aqui uma "montra" para divulgares a tua história... 

De qualquer modo, o teu gesto é de uma grande ternura. E é importante, que para lá do teu património genético, possas também transmitir à tua neta algo das tuas "geografias emocionais" (e a Guiné é, com certeza, uma delas). (***)

Um alfabravo (ABraço), Luís Graça

PS - Aqui seguem as fichas das unidades a que pertenceste no TO da Guiné:

Batalhão de Caçadores nº 3883

Identificação > BCaç 3883
Unidade Mobuluzadora > RI 2 - Abrantes
Cmdt >  TCor Inf Manuel António Dantas
2.° Cmdt > Maj Inf Manuel Azevedo Morujão e Oliveira
OInfOp/Adj > Maj Inf José Luís Guerreiro Portela

Cmdts Comp: 
(i) CCS >  Cap Inf Joaquim Pinheiro da Costa | Cap Mil Inf José do Nascimento Leal Varela
CCaç 3544 > Cap Mil Inf Luís Manuel Teixeira Neves de Carvalho | Cap Mil Inf José Carlos Guerra Nunes
CCaç 3545 > Cap Mil Inf Fernando Peixinho de Cristo
CCaç 3546 >  Cap QEO José Carlos Duarte Ferreira

Divisa: "Nobreza no Dever"
Partida > Embarque em 19Mar72 (Cmd e CCS), 20Mar72 (CCaç 3544),
22Mar72 (CCaç 3545) e 23Mar72 (CCaç 3546); desembarque em 19,22,23 e 24Mar72
Regresso: Embarque em 19,21,22, e 23Jun74

Síntese da Actividade Operacional:

Após realização da IAO, de 27Mar72 a 22Abr72, no CIM, em Bolama, seguiu em 24Abr72, com as suas subunidades, para o sector de Piche, a fim de efectuar o treino operacional e sobreposição com o BCav 2922.

Em 24Mai72, assumiu a responsabilidade do referido Sector L4, com a sede em Piche e abrangendo os subsectores de Buruntuma, Piche e Canquelifá. 

Em29Mai73, por subdivisão do subsector de Buruntuma, foi criado o subsector de Camajabá. As suas subunidades mantiveram-se sempre integradas no dispositivo e manobra do batalhão.

Desenvolveu intensa actividade operacional de patrulhamento, reconhecimentos, de vigilância da fronteira e de defesa e segurança dos aquartelamentos e aldeamentos, que foram alvo e fortes e frequentes flagelações, particularmente a partir de Ag073. 

Actuou ainda em numerosas missões de protecção e segurança a trabalhos nos reordenamentos e de reparação de itinerários, e ainda na asfaltagem da estrada Piche-Buruntuma; a par de uma decidida colaboração na promoção socioeconómica das populações da região e organização do sistema de autodefesa.

Dentre o material capturado mais significativo, salienta-se: 4 espingardas, 9 granadas de armas pesadas e a detecção e levantamento de 29 minas.

Em 31Mai74, foi rendido no sector pelo BCaç 4610/73 e recolheu a Bissau para embarque.

Companhia de Caçadores nº 3544 (CCAÇ 3544)

A CCaç 3544, após treino operacional e sobreposição com a CCav 2747, assumiu, em 24Mai72, a responsabilidade do subsector de Buruntuma, com um pelotão destacado em Camajabá e onde se manteve após a criação do respectivo subsector em reforço da respectiva guarnição até meados de Ago73.

Em 26Jan74, por troca com a 2ª C/BCav 8323/73, foi colocada em Piche, tendo então assumido a responsabilidade do respectivo subsector e cumulativamente as funções de subunidade de intervenção e reserva do sector, tendo efectuado acções de patrulhamento, emboscadas e escoltas a colunas.

Em 31Mai74, foi rendida pela 3ª  C/BCaç 4610/73 e recolheu a Bissau.
 
Companhia de Caçadores nº 19 (CCAÇ 19)

Identificação > CCaç 19
Crndt >  Cap Inf Afonso José Carmona Teixeira | Cap Mil Inf José Vicente Teodoro de Freitas | Cap Mil Inf Carlos Alberto Gaspar Martinho | Cap Mil Inf António Eduardo Gouveia Carvalho
Início > 01Dez71
Extinção>  princípios de Ago74

Síntese da Actividade Operacional

Em 01Dez71, foi constituída com quadros e algum pessoal especialista metropolitano e o restante pessoal natural da Guiné, predominantemente da etnia Mandinga e na sua grande maioria já integrante de companhias de milícias, tendo efectuado a instrução no CIM, em Bolama, de 06 a 31Dez71.

Seguidamente, foi colocada em Guidage, inicialmente em reforço do COP 3 e da guarnição local, com vista à realização de acções na referida área. Em 22Fev72, por saída da CCaç 3, assumiu a responsabilidade do respectivo subsector de Guidage, ficando então integrada no dispostivo e manobra do COP3.

Em princípios de Ago74, então na dependência do BCaç 4512/72, e de acordo com o plano de retracção do dispositivo, foi desactivada e extinta.

Observações > Tem História da Unidade (Caixa n." 117 - 2.a Div/d." Sec, do AHM).


Excertos de: CECA - Comissão para Estudo das Campanhas de África: Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África (1961-1974) : 7.º Volume - Fichas de unidade: Tomo II - Guiné - (1.ª edição, Lisboa, Estado Maior do Exército, 2002), pp. 161-162 e 640
___________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 11 de novembro de 2020 > Guiné 61/74 - P21532: Historiografia da presença portuguesa em África (238): Uma viagem à Ilha de Orango em 1879, um magnífico relato de viagens no Boletim n.º 1, 6.ª Série de 1886, da Sociedade de Geografia de Lisboa (1) (Mário Beja Santos)

6 comentários:

Abilio Duarte disse...

E verdade Valdemar,

Também batemos com os costados por essas zonas.

Eu costumo contar, agora aos meus netos, pois os meus filhos, não dão importância, as agruras que passamos, ao patrulhar, o Leste da Guiné, desde o Xime a Buruntuma.

Abraço e cuida-te.

Abílio Duarte

Valdemar Silva disse...

Pois, Duarte.
Aquele "fortim" na Ponte Caium ficou-me na memória, nunca mais esquecerei.
Na H.U. o meu Pelotão tem (Set/69) uma deslocação/reforço a Buruntuma, mas não me recordo de passar para atém da Ponte. Provavelmente foi quando vim para o Hospital em Bissau.
Por acaso o meu filho sempre se interessou pelo que se passou comigo na guerra da Guiné. Ele ficou livre da tropa 'pelo jornal', ou seja tomou conhecimento, através das notícias dos jornais. que os nascidos em 1973 ficavam livres de todo o serviço militar. Mas, passados três anos, como não conseguiu entrar para as Belas Artes, concorreu para Cabo Especialista da Força Aérea, com recruta em Tancos e colocado (contrato) na BA1 durante dois anos, depois é que resolveu "marchar" para a Holanda e por lá concluir o curso superior de História da Arte. O meu neto também gosta saber sobre o meu tempo na guerra, há dois anos fez um trabalho de escolha livre fim de curso, com uma espécie de tese "o meu avô na guerra da Guiné", com fotografias minhas, relatos, estatísticas de jovens na tropa, etc., mas a tese não pode ser considerada por ser 'demasiado violenta', pese embora ter sido aplaudido e toda a documentação ficar no arquivo da escola, depois como é todo engenhocas fez outro texto com desenhos e esquemas da aplicação das peças LEGO. Parece que foi como que 'não gostam de coisas sérias tomem lá com brincadeiras' e teve uma alta classificação.

Abraço e fica bem
Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Mais um camarada que, regressado da guerra (e ele deve ser um dos bravos de Guidaje, já que estava na CCAÇ 19, em maio de 1973!), teve que procurar outras paragens para refazer a sua vida... e dar um futuro a filhos e netos... Que raio de Pátria, que vivia só do seu passado glorioso...(As glórias do passado nunca encheram a barriga a ninguém!).

Neste caso, ele foi parar ao Canadá, na costa do Pacífico!...

Enfim, mais um camarada que eu gostava de ver na Tabanca da Diáspora Lusófona... Vou dar o seu email ao nosso João Crisóstomo, que é o régulo da Tabanca.

SGP disse...

Em Janeiro de 1973,na Ponte Caium estava um pelotão de Piche e em Camajaba um pelotão de Buruntuma,na mesma picada e a uma distância pequena ( 3km a 6km) e apoiavam-se mutuamente em caso de ataque. A estrada Piche-Buruntuma estava a ser alcatroada e já perto de Ponte Caium ( pela Tecnil ). O alferes Marreiros fez-me lembrar o que queria esquecer- também fui em rendição individual render o alferes Marreiros em Janeiro de 1973 (tinha 27 anos e em Março fiz 28).

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Perfil do SGP no Blogger, onde está registado desde janeiro de 2010:


Indústria > Educação
Ocupação > Livre Pensador
Localização > Rio Tinto, Grande Porto, Portugal
Interesses > Aumentar a Felicidade Geral

Tem 28 visualizações do perfil. Não indica email.

https://www.blogger.com/profile/06739290835211835395

Anónimo disse...

caro camarada Marreiros,
Enviei-te um E mail, pois queria, conforme instruções do Luís Graca, tentar convencer-te a juntares-te a nós... Acredita que vale bem a pena conhecer e pertencer a este blogue.
Caso não tenhas recebido o meu E mail aqui está outra vez: crisostomo.joao2@gmail.com
Podemos mesmo falar pelo telefone depois, que para mim ainda nada chega a ouvir uma voz humana do outro lado da linha...
Abraço, joão Crisostomo (em Nova iorque)