quarta-feira, 17 de março de 2021

Guiné 61/74 - P22013: Historiografia da presença portuguesa em África (256): Libelo de António de Saldanha da Gama contra a abolição da escravatura em "Memória sobre as colónias de Portugal situadas na Costa Ocidental de África"; 1814 (2) (Mário Beja Santos)


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 8 de Julho de 2020:

Queridos amigos,
Anda por aí esse novo fenómeno social em torno de Portugal e dos escravos, falando de culpa do Ocidente cristão e do abominável negócio de escravos africanos para a Europa e América, Portugal estaria inteiramente nesse banco dos réus. O que acontece é que todo este processo embusteiro está fartamente documentado, só pode granjear adeptos entre fanáticos. Já não falo dos servos medievais, se a Igreja de Roma e os credos protestantes muitas vezes defenderam a pessoa humana, se houve o Padre António Vieira e a República Jesuíta do Paraguai, também houve cumplicidades, até padres cabo-verdianos andaram metidos no tráfico. E os árabes? Porque é que se faz tábua rasa do esclavagismo muçulmano, enquanto os árabes andaram afoitamente no Mediterrâneo, na Idade Média, não se dedicaram ao tráfico de escravos? Saquearam e piratearam e raptaram, estamos a falar de turcos. O império otomano tinha escravatura; a indústria da castração era uma especificidade do esclavagismo árabe-muçulmano. São realidades bem documentadas, e já não falo das castas indianas nem na escravatura que existiu no Império do Meio. Mas em nada desabona esta leitura do Conde de Porto Santo, terrífica e paradoxal, estamos a falar de alguém que sonha com a industrialização e com o desenvolvimento mas que trata o africano como um menor mental que está à espreita de todos os eflúvios da civilização cristã. Viram-se os resultados com as independências africanas.

Um abraço do
Mário


Libelo de António de Saldanha da Gama contra a abolição da escravatura (2)

Mário Beja Santos

António Saldanha da Gama, como dissemos anteriormente, era alguém na linhagem e na política portuguesa: Conde de Porto Santo, Par do Reino, Grã-cruz de várias Ordens, Chefe da Esquadra da Armada Real, Ministro Plenipotenciário e Embaixador em diversas Cortes. Foi ainda Governador e Capitão-General do Reino de Angola. Em 1839, consolidada a monarquia constitucional, Saldanha da Gama publica textos seus datados de 1814, Memória sobre as colónias de Portugal situadas na Costa Ocidental de África, precedida de um discurso preliminar. É um documento que provocará um certo estado de choque junto daqueles que andam nos últimos tempos a adoçar a natureza do esclavagismo à portuguesa.

No termo da exaltação que faz à valorização das colónias da África Ocidental, emite um juízo quanto ao modo como se deveria no futuro processar essa administração, como escreve:
“As possessões coloniais são geralmente consideradas entre nós como espécies de herdades que de nada valem quando directamente não rendem somas líquidas para o Tesouro. A utilidade e importância das colónias não consiste, todavia somente no rendimento que delas entra directamente nos cofres públicos, mas também nos lucros do comércio exclusivo que com elas faz a mãe-pátria, nos empregos que elas fornecem à população do país de que dependem, no alimento que dão à navegação nacional, etc. Estas vantagens são tão grandes que compensam exuberantemente a falta de rendimentos directos, e mesmo as despesas que com as colónias faça a metrópole (…) Cumpre não perder nunca de vista que as colónias concorrem eficazmente para a riqueza nacional, ainda quando não rendam coisa alguma para o Tesouro. O sistema espremê-las é não só iliberal, mas impolítico e funesto”.

Agora a nota mais curiosa deste documento é que o Sr. Conde de Porto Santo era a favor da escravatura, e escreve sem qualquer dissimulação o que pensa sobre a matéria, qualquer coisa de extraordinário e que até agora nada de parecido tive a oportunidade de ler:
“Deslumbradas pelas descrições patéticas e ardilosas dos horrores do tráfico, descrições pelo menos exageradas, e calculadas para encobrir o verdadeiro motivo delas, correram a alistar-se sob as bandeiras da filantropia inglesa grande número de pessoas de boa fé, que cuidavam fazer grande serviço à humanidade combatendo a favor dos projectos interesseiros, mas arteiramente apregoados como puramente filantrópicos da Grã-Bretanha. Por que razão não merecem à Inglaterra igual zelo os escravos cristãos das regências barbarescas, os escravos do Egipto, da Pérsia, da Turquia, os servos da Rússia, etc.? Será porventura porque a cor preta melhor excita as simpatias britânicas?
Quem viu de perto os povos negros de África, quem conhece a feroz crueza das suas leis e dos seus usos, a imensa quantidade de crimes e de contingências fortuitas que envolvem a perda da liberdade, não pôde deixar de reconhecer que o tráfico, ou como mais propriamente se dizia em outro tempo, o resgate dos negros, era um bem para a humanidade.

A escravidão em terra de cristãos, por dura que seja, é sempre muito preferível à escravidão em terra de bárbaros, e tanto é assim que havendo no Brasil grande número de negros Forros, e partindo dali frequentes navios para a costa de África, ainda não houve um daqueles negros que quisesse voltar para a sua pátria. A filantropia sensata e bem entendida deveria, portanto, começar por civilizar a África antes de se ocupar da abolição do tráfico; mas seria isso possível? Motivos bastantes há para o duvidar. Em Angola estiveram os jesuítas, a quem se não pode negar o talento de civilizadores; ali estamos nós há alguns séculos, e, todavia, os povos em trato e contacto connosco acham-se hoje com pouca diferença no mesmo estado em que se achavam quando pela primeira vez aportámos àquelas regiões. O preto não carece, a bem dizer, nem de casa nem de vestuário para se defender das inclemências da atmosfera, o seu sustento é simples e frugal, e pouco trabalho lhe basta para satisfazer a estas simples precisões. O clima que o preto habita favorece naturalmente a preguiça. Nestes termos, como trabalhará o preto além do estrito indispensável para prover à sua parca subsistência, se não tiver necessidades factícias a que queira satisfazer?

Mas a que se reduzem as necessidades factícias que até agora se tem podido introduzir entre eles? Algumas louçainhas, missangas, armas e o líquido fascinante da gerebita (cachaça brasileira), que tanto prezam os povos selvagens. Mas não se creia que para obter os objectos mesmo que lisonjeiam a sua vaidade ou o seu paladar, o preto seja capaz de se dar a grandes trabalhos, pois a estes prefere ele sempre a privação daqueles, e as doçuras da preguiça e da calaçaria. As necessidades factícias nunca para o preto se transformam em verdadeiras, e enquanto isto assim for, como poderá a civilização penetrar nos sertões africanos? Ora, enquanto a África permanecer no seu estado actual de barbárie, o resgate dos negros escravos, ou a mudança do senhor bárbaro para senhor civilizado, que vem a ser o mesmo, parecerá um acto de humanidade a todo o homem despido dos prejuízos de uma falsa filantropia, e que vir as coisas como elas são, e não como o interesse ou a paixão as pintam. Os males e inconvenientes do tráfico dos pretos, e sobretudo do tráfico enquanto foi lícito e sujeito à vigilância das autoridades, não redundavam em prejuízos dos pretos, mas sim dos povos que as admitiam em seu grémio. Considerado por este lado, o tráfico deveria certamente cessar o quanto antes, mas olhado filantropicamente, a sua cessação, em vez de ser um bem, é um mal para a humanidade. Tem-se dito e crido de leve, que o tráfico da escravatura era um incentivo, e uma causa de frequentes guerras dos pretos; como se quem move a guerra pudesse estar certo da vitória, quando aliás nada há tão incerto e dependente de contingências fortuitas, de acasos não sonhados, e dos favores da fortuna. O potentado que fizesse guerra por especulação, para colher cativos, não podia deixar de prever que, se a sorte lhe fosse avessa, cairia ele e o seu povo no cativeiro que ao inimigo preparava. Com igual lógica se poderia dizer que o tráfico da escravatura era estorvo e impedimento de guerra, pelo horror salutar do cativeiro a que ficavam indubitavelmente sujeitos os vencidos. Na verdade, com melhores intenções, nunca se propagaram tantos erros, nem se disseram tantos disparates, como nesta questão da escravatura!”
.

Assim pensava o Conde de Porto Santo e escusado é dizer que deixou uma certa escola.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 10 de março de 2021 > Guiné 61/74 - P21990: Historiografia da presença portuguesa em África (255): Libelo de António de Saldanha da Gama contra a abolição da escravatura em "Memória sobre as colónias de Portugal situadas na Costa Ocidental de África"; 1814 (1) (Mário Beja Santos)

3 comentários:

Valdemar Silva disse...

O que o Beja Santos foi descobrir é mesmo para chatear.
Melhor seria escrever sobre as árvores de Paneveggio, no norte de Itália, que dão a madeira para fazer os violinos Stradivari. E sempre se podia arranjar para falar de música por causa das criancinhas.

Valdemar Queiroz

Anónimo disse...


A Funda Que Arremessa Para o Mario Beja Santos

Jose J. Macedo
Tenente FZE 21
Cacheu-Bolama 73-74

Anónimo disse...

Não posso deixar de dar um abraço ao Beja Santos pelo oportuno comentário sobre a escravatura ; o que sempre sucedeu e sucedia por toda a parte do mundo não explica nem mitiga a culpabilidade de Portugal. Mas por outro lado não devemos falar da nossa culpabilidade como se fosse coisa que inventamos ou dela tivéssemos exclusividade. Infelizmente era praga que em muitas modalidades existia em muitas partes do mundo, muito antes de termos trazido os primeiros escravos africanos para Portugal. E que existe ainda hoje sob diferentes formas, menos evidentes e mais sofisticadas talvez, mas não menos penosas para os muitos que na escravidão ainda hoje vivem e dela não se conseguem libertar. E embora também nestas novas modalidades não sejamos ainda completamente puros, em comparação estamos bem à frente de muitos que têm a mania de lembrar os nossos pontos fracos do passado . Então e hoje eram e são culpados do mesmo e agora gostam de atirar e apontar a culpa aos outros, como meio de distração, para que a sua própria culpa no cartório seja esquecida.
João Crisóstomo, Nova Iorque