domingo, 18 de julho de 2021

Guiné 61/74 - P22381: Blogpoesia (745): "Vagueio em liberdade"; "As três condições" e "Meu rumo", da autoria de J. L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 728

1. Publicação semanal de poesia da autoria do nosso camarada Joaquim Luís Mendes Gomes (ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 728, CachilCatió e Bissau, 1964/66):


Vagueio em liberdade...

Vagueio em liberdade pelo infinito do céu como um anjo libertado.
Não me canso de voar.
Buscando sonhos. Reminiscências.
Dão gosto ao meu viver.
Como seria a minha vida sem esse rasgo de liberdade?...
Vou e venho da minha infância quando a vida era só sonhar.
Quem me dera voltar a andar descalço sobre as pedras e o cascalho, naquelas terras verdes da minha infância
Quando o sol e a lua brilhavam mais!...


Mafra, bar "Castelão" 18 de Julho de 2021,
10h16m
Jlmg


********************

As três condições

Se utilizo bem
Quem sou e o que tenho,
Em meu favor,
Igual a quem,
Por bem,
Me bate à porta,
Acabarei bem os meus dias.
Fui quem devia ser.
O mundo cresceu
E ficou mais feliz
E eu também.
Se oiço, atento
E sigo direito,
O que me vem de dentro,
Para bem meu,
Antes de fazer
O que quero fazer,
Dará sempre certo,
Porque a lei está escrita...
Se apanhei o barco certo,
Com rumo seguro,
Porque o pensei bem,
Antes de me fazer ao mar,
Basta esperar...
E o porto vem.
Porque sei quem sou.
Quem vai comigo.
Vou atento.
No barco certo.
Em boas mãos.
Assim, foi escrito.


Berlim, 16 de Julho de 2013
10h6m
Joaquim Luís Mendes Gomes


********************

Meu rumo

Cada dia armo e desarmo
a tenda onde durmo
e me abrigo.
Avanço ao ritmo surdo
das minhas marés.
Levo bem presas
minhas amarras
com asas,
que me fazem voar.
Não tenho fronteiras.
Meu destino é o infinito,
Sem amarras nem tendas
Para ter de armar.


Berlim, 15 de Julho de 2013
5h35m
Joaquim Luís Mendes Gomes

____________

Nota do editor

Último poste da série de 11 DE JULHO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22362: Blogpoesia (744): "De novo, Mafra"; "Azul é o mar da Ericeira"; "O sorriso das flores" e "Notas do piano", da autoria de J. L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 728

Sem comentários: