segunda-feira, 19 de julho de 2021

Guiné 61/74 - P22386: (Ex)citações (389): Caminheiro, peregrino, pagador de promessas...(Jaime Bonifácio Marques da Silva, ex-alf mil prqd, BCP 21, Angola, 1970/72)




Peniche > Santuário de Nossa Sra dos Remédios > Terreiro > 13 de julho de 2021 >  Jaime Silva e a mana Esmeralda Silva Costa, dois "pagadores de promessas"...

Fotos (e legendas): © Luís Graça (2021). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


I. Mensagem de 18 do corrente, enviado pelo Jaime Silva (ex-alf mil paraquedista, BCP 21, Angola, 1970/72, membro da nossa Tabanca Grande, nº 643, desde 31/1/2014, tendo já cerca de 7 dezenas de referências) (**):


Caro Luís, obrigado pela tua excelente reportagem e pela forma carinhosa como nos acompanhas com a tua Alice. Obugado também a todos os camaradas e amigos/as que se lembraram de mim, no dia do meu aniversário, e me felicitaram, por telemóvel, ou por escrito no blogue ou no Facebook  (*).

Gostaria de acrescentar dois pontos relacionados com a minha história “peregrina” (***):

1. Quando a minha mãe me diz, de uma foram convicta: - Tens de ir comigo a pé à Senhora do Remédios pagar a promessa que eu fiz.

Eu, ainda “meio cacimbado da cabeça” (e, tolo, claro!),  disparei:

– Então vá a mãe. Eu não prometi nada!

Devo ter lançado pela boca fora, ainda, mais alguns disparates alusivos à circunstância, a tal ponto que aminha irmã Esmeralda, perante a minha blasfémia, de pronto diz:

– Não faz mal, mãe, eu pago a promessa por ele e vou a pé consigo!

Mas, eu, perante a generosidade de minha irmã – Esmeralda–  disponibilizei-me logo para as acompanhar e disse:

- Eu também vou,  de carro e atrás de vocês, e levo o farnel para a viagem.

E assim foi!

Mas, duas décadas depois, a minha irmã diz-me:

–  Jaime, lembras-te da promessa que eu paguei por ti à Senhora dos Remédios? Eu tenho um problema: fiz uma promessa e tenho que ir a pé a Senhor Jesus do Carvalhal. Não encontro ninguém para ir comigo e para não ir sozinha, podias, agora, ir comigo?!

–  Claro, mana, já “estou no ir”!

E lá fomos. (****)

2. Quanto ao Santuário de Fátima, centro de peregrinação:

Os Paraquedistas, também organizam todos os anos a - Peregrinação Nacional dos Paraquedista a Fátima.

Esta Peregrinação foi iniciada há cerca de 15 anos, por um paraquedista de Leiria que esteve em Angola no BCP 21, o Fialho, também editor, na altura, da revista “ Os Paraquedistas”, entretanto desaparecida.

Há cerca de seis anos  coordenação da Peregrinação foi assumida pelo João Caldeira (Furriel miliciano que esteve em Moçambique no BCP 32, em Nacala).

A próxima Peregrinação Nacional dos Paraquedistas a Fátima será realizada a 25 de julho,  com as restrições impostas pela DGS e Direção do santuário de Fátima.

Abraço

Jaime
__________

Notas do editor:


(**)  Vd. poste de 17 de julho de  2021 > Guiné 61/74 - P22379: Parabéns a você (1979): Jaime Bonifácio Marques da Silva (ex-alf mil paraquedista, BCP 21, Angola, 1970/72)


Sem comentários: